SóProvas


ID
2677291
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a pontuação está corretamente empregada em:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

     

    A - CERTA. Os examinadores quiseram brincar com o reiterado emprego de vírgulas. Tá correto. 

     

    Conforme lecionam os gramáticos, usamos OBRIGATORIAMENTE vírgulas quando expressões de longa extensão estiverem deslocadas (começo da oração) ou intercaladas (meio da oração). 

     

    Considera-se de longa extensão, para a maioria, a que tem, no mínimo, três palavras. Para a FCC, é a que tem, ao menos, duas palavras. 

     

    1 - As vírgulas que separam "quando atendem" se dá pelo fato de que a oração introduzida por "quando" é de longa extensão e está intercalada, assim como as que separam "de forma voluntária" foram empregadas pelo mesmo motivo. 

     

    2 - A vírgula foi empregada após "geral" pelo fato de que é a continuidade da oração iniciada por "quando", bem como porque o trecho "(...) pode ser definido como responsabilidade social" é predicado da oração principal ("O conjunto de preocupações e ações efetivas"). 

     

    3 - Em ordem direta, o período seria assim: "O conjunto de preocupações e ações efetivas pode ser definido como responsabilidade social quando atendem aos funcionários e à comunidade em geral de forma voluntária." (não há necessidade de vírgulas porque o período ficou na ordem direta)

     

     

     

    B - ERRADA. Não podemos separar o sujeito do predicado. No caso da questão, o segmento "As empresas" é o sujeito da forma verbal "beneficiaram-se", que introduz o respectivo predicado. Logo, ou a vírgula deveria ser suprimida, ou outra vírgula deveria ser empregada do pronome relativo "que", de modo que, neste caso, tratar-se-ia de uma oração adjetiva explicativa.

     

    C - ERRADA. Constato dois erros na alternativa: (1) apesar de o sinal de dois-pontos poder ser utilizado para a introdução de orações explicativas, consecutivas, causais, adversativas, só será possível, nesta hipótese, quando houver supressão da respectiva conjunção, conforme o exemplo trazido pelo gramático Fernando Pestana (Ex.: "Ele já leu muitos livros: pode-se dizer que é um homem considerado culto."). No caso, o sinal de dois-pontos substituiu a expressão "por isso". (2) Não é possível separar por pontuação o complemento de seu respectivo verbo, como ocorreu em "relacionar-se melhor, com a sociedade."

     

    D - ERRADAO sinal de dois-pontos foi usado indevidamente para separar o objeto direto do próprio verbo "envolver". O correto seria esta forma: "(...) envolvendo, assim, a qualidade (...)".

     

    E - ERRADA. No caso, o segmento que se encontra após os dois-pontos faz parte do complemento nominal do substantivo "ideia", motivo pelo qual não poderia ter sido separado por aquela pontuação. 

     

     

     

     

    Fortuna Audaces Sequitur.

  • Gabarito: A

     

    A) (GABARITO) Apesar de tantas virgulas, a frase está escrita corretamente - vamos colocá-la na ordem direta:  O conjunto de preocupações e ações efetivas pode ser definido como responsabilidade social  quando atendem aos funcionários e à comunidade em geral de forma voluntária.

     

    B) Separou sujeito do verbo - As empresas(SUJ) que optam por encampar a prática da responsabilidade social, beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.

     

    C) Separou sujeito e verbo do Objeto - A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias: por isso, as empresas(SUJ) precisam relacionar-se melhor, com a sociedade - O.I

     

    D)  1° ERRO - Separou Sujeito do verbo - A responsabilidade social(SUJ) explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo assim: a qualidade de vida o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos, no meio ambiente. A responsabilidade social envolve a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos, no meio ambiente. 

    2° ERRO - Falta de virgulas na enumeração - envolvendo, assim, a qualidade de vida(AQUI FALTOU)o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos, no meio ambiente.

     

    E) Separou o complemento do Objeto com os dois pontos - Alguns críticos(SUJ) da responsabilidade social defendem a ideia(O.D) de que: o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos não a preocupação com a sociedade como um todo. 

  • CORRETO ERRADO CORREÇAO

     

    A) O conjunto de preocupações e ações efetivas, quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e à comunidade em geral, pode ser definido como responsabilidade social.

     

    B) As empresas, que optam por encampar a prática da responsabilidade social, beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.

    OBS: Virgula obrigatória para introduzir uma (Ora. Sub. Adj. Explicativa).

     

    C) A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias: por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor, com a sociedade.

     

    D) A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo, assim: a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos, no meio ambiente.

     

    E) Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que: o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos não a preocupação com a sociedade como um todo. 

  • rafa TRT explicou de forma erraa a letra B

  • As questões da cesgranrio são ótimas para treinar

  • Concordo Miggate concurseiro.

    Letra A->Temos uma oração temporal,iniciada pelo advérbio QUANDO,que por sua vez estando deslocado dentro da oração foi isolado entre vírgulas,é necessário saber também ainda da existência de outro termo de natureza adverbial dentro da oração a expressão( DE FORMA VOLUNTÁRIA) ,mais precisamente nos passando a ideia de MODO,MANEIRA, portanto corretamente também entre vírgulas.

    Bom foi assim que eu entendi.qualquer equívoco por favor corrijam a mim.

  • Melhores comentarios

     

    RAFA TRT 

    19 de Maio de 2018, às 13h07 e 

    Brunno . 

    17 de Maio de 2018, às 11h52

  • a letra B pode, ou não, ter vírgulas. Depende se irá restringir (sem) ou explicar (com)

  • A) O conjunto de preocupações e ações efetivas, quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e à comunidade em geral, pode ser definido como responsabilidade social.(Corretissíma)

    OBS: Para quem ficou perdido nessa alternativa, a explicação é a seguinte: 

    A 1º vírgula inicia uma oração adverbial temporal com a conjunção "QUANDO".

    A 2º vírgula o examinador fez de propósito para ver se você estava esperto. Ele colocou um adjunto adverbial de longa extesão (exige vírgulas intercaladas) dentro da oraçao subordinada adverbial temporal.

    A 3º vírgula encerra a oração adverbial temporal. Observe que a pontuação da oração temporal foi encerrada na locução verbal "pode ser", em que o sujeito é "conjunto de preocupações e ações efetivas" . Lembrando que não pode existir vírgula separando sujeito e verbo.

     

    B) As empresas, que optam por encampar a prática da responsabilidade social, beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.

    Correção:

    OBS 1: Virgula obrigatória para introduzir uma (Ora. Sub. Adj. Explicativa).

    OBS 2: Outra forma de resolver a questão seria observar que a virgula está separando o sujeito (As empresas) do verbo  ( beneficiam-se).

     

    C) A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias: por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor,com a sociedade.

    Correção: A vírgula separa o verbo e o seu objeto.(Jamais admissível)

     

    D) A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo, assim: a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos, no meio ambiente.

    Correção: Temos um aposto enumerativo e note que falta uma vírgula na hora de enumerar.

     

    E) Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que: o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos, não a preocupação com a sociedade como um todo. 

    Correção: Apenas efetuando a leitura já se percebe que há algo de errado. Observe que após a palavra "empregos" a ideia expressa relata uma oposição à anterior. É como se ali houvesse uma conjunção adversativa "mas".

  • Como eu acabei pensando:

     

    a) O conjunto de preocupações e ações efetivas, quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e à comunidade em geral, pode ser definido como responsabilidade social.

    Um monte de coisas deslocadas... acho que, da maneira normal, ficaria: "O conjunto de preocupações e ações efetivas pode ser definido como responsabilidade social quando atendem aos funcionários e à comunidade em geral de forma voluntária"

    Ou seja, se as vírgulas estão separando um monte de termos deslocados, estaria certa a frase... mas deixe-me ver os outros primeiro.

     

    b) As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social, beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.

    De duas, uma:
    1- Ou está separando o sujeito (as empresas) do verbo (beneficiam-se... vi isso logo quando vi que tinha uma vírgula LOGO ANTES de um verbo já conjugado, ao ver antes da vírgula, tinha só um sujeito lá... (As empresas))

    2- Ou está faltando uma vírgula para o aposto (que optam por encampar a prática da responsabilidade social)

     

    c) A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias: por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor, com a sociedade.

    Dois pontos e, logo depois, um "por isso"????

    "relacionar-se melhor, com a sociedade", então... também tem isso...

     

    d) A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo assim: a qualidade de vida o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos, no meio ambiente. 

    Essa me deixou em dúvida em várias coisas...

    Aquele "no meio ambiente", sozinho, ali no final, parece-me muito errado por algum motivo, sinto que ele deveria estar em algum outro lugar; sinto que está faltando um "e" em algum lugar também e uma vírgula falta entre "a qualidade de vida o bem-estar dos trabalhadores"

     

    e) Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que: o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos não a preocupação com a sociedade como um todo. 

    "é o lucro e a geração de empregos não a preocupação com a sociedade"... Claramente falta uma vírgula depois desse "não".

  • Na boa, alguém explica aí o "atendem".
    O sujeito de "pode ser definido" é o sujeito paciente "O CONJUNTO". Beleza....
    Mas e o "atendem"? Ele está concordando com "de PREOCUPAÇÕES E AÇÕES" lá do sujeito?

    Seria, "quando quem atendem"? As "preocupaçoes e ações efetivas"?
    Daí então seria um sujeito dentro do sujeito ?rs
    Boiei.com 

  • O verbo atendem concorda com os termos funcionários e  à comunidade em geral.

  • QUANTO A LETRA "B", na minha opinião:

            Trata-se de uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA "RESTRITIVApois se ferere a apenas algumas empresas específicas e não a todas. Neste caso  Não pode usar vírgula. Todavia algumas bancas admite o uso de uma vírgula depois dessa oração restritiva sem prejuizo na pontação.

     

          Diferente da  ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA "EXPLICATIVA", que se refere a todas sem exceção e deve ser isolada por vírgula ou uma vírgula quando a oração estiver no Final de frases.

  • "o conjunto de preocupações e ações efetivas, quando atendem..."

    Esse "quando atendem" está concordando com "preocupações e ações efetivas"?

    É concordância atrativa?

    Poderia também concordar com "o conjunto" ficando: "o conjunto de preocupações e e ações efetivas, quando atende"?

  • Gabarito: A

  • Eu acho que a certa é a letra A. A letra C e a letra E claramente estão erradas e a letra D tem tanta coisa errada que eu nem sei quantas são. Mas como o meu conhecimento atual resume-se à leitura e instinto não sei dizer quais erros são esses (da opção D) exatamente.

  • Letra B - o sujeito de "beneficiam-se" é "as empresas", logo não podem ser separados por vírgulas.

    "As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado."

    Também acho que se transformar a oração subordinada adjetiva restritiva em uma explicativa a vírgula antes de beneficiam-se vai ser justificada, desde que venha uma vírgula antes do "que".

    "As empresas, que optam por encampar a prática da responsabilidade social, beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado."

  • cara pra ver um comentário da questão de 5 min e dois dia e vídeo só q que trava

  • letra a está correta

  • GABARITO: A

    • (A) Comentário: está correta, pois a oração subordinada adverbial temporal, está intercalada e está corretamente separada por dupla vírgula. Dentro dela, o adjunto adverbial intercalado "de forma voluntária" também está corretamente separado por dupla vírgula.

    • (B)Comentário: está errada, pois a oração subordinada adjetiva intercalada não pode ser apenas seguida de vírgula. Se ela tiver valor explicativo, deve ser separada por dupla vírgula. Como esta oração tem valor adjetivo restrito, não deve ser separada por vírgulas

    • (C) Comentário: está errada, pois é a oração coordenada explicativa assindética que pode ser precedida do sinal de dois-pontos, e não a coordenada sindética conclusiva. Além disso, o verbo pronominal "relacionar-se" não pode ser separado do seu objeto indireto por vírgula.

    • (D) Comentário: está errada, pois o advérbio intercalado "assim" pode ser separado por dupla vírgula, e não pode ser seguido de dois-pontos. Além disso, os termos enumerado devem ser separados por vírgula. Por fim, por incrível que pareça, o termo "no meio ambiente" não é adjunto adverbial, mas simplesmente o adjunto adnominal de "impactos", por isso não deve ser separado por vírgula.

    • (E) Comentário: está errada, pois não cabe sinal de dois-pontos- após uma conjunção integrante. Além disso, diante de termo adversativo e de contraste, deve haver vírgula.

  • Analisemos letra a letra:

    Letra A - CERTA - A vírgula após "efetivas" e após "geral" isola a oração adverbial temporal deslocada da ordem direta "quando atendem... comunidade em geral". Já as vírgulas que isolam "de forma voluntária" se devem por se tratar de adjunto adverbial deslocado da ordem direta.

    Letra B - ERRADA - A vírgula após social isola o sujeito "As empresas que optam...social" do verbo "beneficiam-se", o que configura erro gramatical.

    A correção seria: As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.

    Letra C - ERRADA - O emprego dos dois-pontos não está adequado; no seu lugar, deveria haver um ponto e vírgula. Já a vírgula após "melhor" isola verbo de complemento.

    A correção seria: A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias; por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor com a sociedade.

    Letra D - ERRADA - Deveria haver uma vírgula após "vida". Além disso, a vírgula depois de "negativos" isola nome e complemento, o que configura erro gramatical.

    A correção seria: A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo assim: a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos no meio ambiente.

    Letra E - ERRADA - Não faz sentido dois-pontos após a conjunção integrante. Além disso, deveria haver vírgula após "empregos", pois o trecho oracional seguinte apresenta uma contraposição ao que está dito anteriormente.

    A correção seria: Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos, não a preocupação com a sociedade como um todo.

  • A) O conjunto de preocupações e ações efetivas, quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e à comunidade em geral, pode ser definido como responsabilidade social.(Corretissíma)

    OBS: Para quem ficou perdido nessa alternativa, a explicação é a seguinte: 

    A 1º vírgula inicia uma oração adverbial temporal com a conjunção "QUANDO".

    A 2º vírgula o examinador fez de propósito para ver se você estava esperto. Ele colocou um adjunto adverbial de longa extesão (exige vírgulas intercaladas) dentro da oraçao subordinada adverbial temporal.

    A 3º vírgula encerra a oração adverbial temporal. Observe que a pontuação da oração temporal foi encerrada na locução verbal "pode ser", em que o sujeito é "conjunto de preocupações e ações efetivas" . Lembrando que não pode existir vírgula separando sujeito e verbo.

     

    B) As empresas, que optam por encampar a prática da responsabilidade social, beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.

    Correção:

    OBS 1: Virgula obrigatória para introduzir uma (Ora. Sub. Adj. Explicativa).

    OBS 2: Outra forma de resolver a questão seria observar que a virgula está separando o sujeito (As empresas) do verbo ( beneficiam-se).

     

    C) A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias: por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor,com a sociedade.

    Correção: A vírgula separa o verbo e o seu objeto.(Jamais admissível)

     

    D) A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo, assim: a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos, no meio ambiente.

    Correção: Temos um aposto enumerativo e note que falta uma vírgula na hora de enumerar.

     

    E) Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que: o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregosnão a preocupação com a sociedade como um todo. 

    Correção: Apenas efetuando a leitura já se percebe que há algo de errado. Observe que após a palavra "empregos" a ideia expressa relata uma oposição à anterior. É como se ali houvesse uma conjunção adversativa "mas".

  • Não se separa sujeito de verbo....

  • usamos OBRIGATORIAMENTE vírgulas quando expressões de longa extensão estiverem deslocadas (começo da oração) ou intercaladas (meio da oração).

  • Gente, será que só eu vejo um erro de concordância na alternativa "A"

    Tbm, que essa prof(a) olha varais vezes p esse erro e n fala nada...