GABARITO: D
Segundo Kameyama (1998), há avanços e desafios na utilização das teorias e metodologias das Ciências Sociais pelo Serviço Social:
"Podemos apontar os avanços e desafios que o Serviço Social enfrenta no processo de produção de conhecimento. Em termos de avanços, podemos citar:
1 - O Serviço Social a partir dos anos 80 não se limita a consumir os conhecimentos produzidos em outras áreas das Ciências Sociais, mas torna-se, também, produtora de conhecimentos que subsidiam as reflexões dos assistentes sociais na formação e na prática profissionais" (KAMEYAMA, 1998)
[...]
As debilidades mais freqüentes são as seguintes:
[...]
7 - Rebatimento tardio de temas na área do Serviço Social, o que leva os pesquisadores a utilizarem a bibliografia dos autores da área de Ciências Sociais, sem a preocupação de buscar as fontes em que se basearam estes autores. Este fato traz conseqüências para a produção do Serviço Social, na medida em que não distingue as diferentes concepções presentes sobre uma determinada temática, e incorpora, indiscriminadamente, as contribuições de autores de diferentes paradigmas, caindo no ecletismo (KAMEYAMA, 1998)
OBS: Reparem que a análise foi feita de 1995 a 1997
Referência:
KAMEYAMA, Nobuco. A trajetória da produção de conhecimentos em Serviço Social: avanços e tendências (1995 a 1997). Cadernos Abess, Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social. Diretrizes Curriculares e Pesquisa em Serviço Social, São Paulo, n. 8, p. 33-76, 1998
Disponível em : http://www.ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-016-088.pdf