SóProvas


ID
2677960
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Garça - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho da entrevista da professora Magda Soares à Pesquisa Fapesp para responder a questão abaixo.

    O sociólogo Pierre Bourdieu foi meu grande guru. Ele mostrou como a linguagem é usada como instrumento de poder na sociedade. Portanto, é importante dar às pessoas esse instrumento. As camadas populares têm que lutar muito contra a discriminação e a injustiça, e a linguagem é um instrumento fundamental. Alfabetização e letramento têm esse objetivo: dar às pessoas o domínio da língua como instrumento de inserção na sociedade e de luta por direitos fundamentais. Em relação à língua escrita, a criança tem que aprender duas coisas. Uma é o sistema de representação, que é o sistema alfabético. Esse é um processo que trabalha determinadas operações cognitivas e tem que levar em conta as características do sistema alfabético, é saber decodificar o que está escrito, ou codificar o que deseja escrever. Mas isso deve ser feito em contexto de letramento, com textos reais, não com o clássico exemplo “Eva viu a uva”. Que Eva? Que uva? Tradicionalmente a alfabetização se resumia a codificar e decodificar, porque o foco era a criança aprender apenas o código. Mas a questão é que a criança precisa aprender o código sabendo para o que ele serve.
    A escrita é uma tecnologia como outras. É importante aprender a escrever, conhecer a relação fonema-letra, saber que se escreve de cima para baixo, da esquerda para a direita, aprender as convenções da escrita. Mas essa tecnologia, como toda tecnologia, só tem sentido para ser usada: para saber interpretar textos, fazer inferências, ler diferentes gêneros, o que significa outra coisa e exige outras habilidades e competências. Aprender o sistema de escrita é alfabetização. Aprender os usos sociais do sistema de escrita é letramento.

(http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado)

Na passagem “Uma é o sistema de representação, que é o sistema alfabético.”, emprega-se a vírgula pelo mesmo motivo que no seguinte trecho:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA E. É preciso entender o desenvolvimento cognitivo das crianças, que fazem operações muito mais complexas do que pensamos. 

  • “Uma é o sistema de representação, que é o sistema alfabético.”

     

    E) É preciso entender o desenvolvimento cognitivo das crianças, que fazem operações muito mais complexas do que pensamos. 

     

    https://www.youtube.com/watch?v=CPzDVDDHN_Y

     

    Bons estudos

  • gab.E  ( oração subordinada adjetiva explicativa ) 

  • Sabe aquela questão gratis?
    Uma é o sistema de representação, que é o sistema alfabético.
    [Pronome Relativo]
    [O. Subordinada Adjetiva Explicativa]

    Gab.: E
     

  • Alguém sabe dizer o pq a C está errada?

  • Tarcisio a C está incorreta porque está isolando "vale dizer" e não restringindo a OSAdj.

  • Obrigada Fernando! Também tinha a mesma dúvida do Tarcísio.

     

  • a C está incorreta pois a proposição refere à O Adj Restritiva, diferentemente ao aludido no enunciado, que traz uma O Adj Explicativa.   O "vale dizer" é somente uma inserção de realce, o qual poderá estar entre vírgulas, no texto.

  • OSA explicativa

  • Sempre lembrar que 2 vírgulas intercalam, que 1 vírgula separa.


    A alternativa C está errada por que as vírgulas usadas no período são utilizadas para intercalar a expressão "vale dizer".

    Pensando na alternativa suprimindo esse trecho ficaria:

    Trata-se de um livro que explora a relação das crianças com a leitura e a escrita em um ambiente de aprendizagem lúdico.

    O que - não precedido de vírgula - pode ser substituído por "o qual". Logo a oração iniciada pelo pronome relativo que é uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, pois restringe o fato do livro ser apenas o que explora a relação das crianças com..(...).


    A alternativa do gabarito é a letra E:

    (E) É preciso entender o desenvolvimento cognitivo das crianças, que fazem operações muito mais complexas do que pensamos. 

    Nesta assertiva o pronome relativo que pode ser substituído por as quais e é antecedido por vírgula denotando, portanto, uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, que, também, é a mesma do enunciado.

  • FERNANDO ALBERTO DE OLIVEIRA SILVA

    Tarcisio a C está incorreta porque está isolando "vale dizer" e não restringindo a OSAdj.


    Só esclarecendo, o erro não é exatamente esse, pois na Oração Subordinada Adjetiva Restritiva não existe vírgula antes do pronome relativo "que". O erro da assertiva é justamente por que no enunciado da questão tratar-se de Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, ao passo que as vírgulas do enunciado da assertiva C estarem intercalando - como você diz, isolando - a expressão "vale saber", ao invés de estarem iniciando uma explicação.


    Espero ter esclarecido.

  • pronome relativo + verbo + vírgulas = Oração Subordinada Adjetiva Explicativa

    Sem vírgula = reStritiva

  • Primeiramente, esclareçamos que a vírgula do trecho dado no enunciado se justifica por ela marcar o início de uma oração subordinada adjetiva explicativa, a qual tem como conectivo o pronome relativo que (=o qual, referindo-se a “sistema de representação”). Nesse caso, enquadra-se a opção E, pois a oração iniciada pelo pronome relativo “que” (=as quais, referindo-se a “crianças”) é uma oração subordinada adjetiva explicativa, o que nos faz discordar do gabarito que aponta questão anulada.

    A alternativa A está errada, pois as vírgulas marcam a intercalação de um adjunto adverbial. A alternativa B está errada, pois as vírgulas marcam um adjunto adverbial deslocado.

    A alternativa C está errada, pois as vírgulas marcam uma oração intercalada com valor reforçativo.

    A alternativa D está errada, pois as vírgulas marcam um adjunto adverbial deslocado.

    Resposta: ANULADA