-
Gabarito: E
A nova administração pública, na verdade, foi baseada no modelo gerencial, embora tenha permanecido com algumas características adotadas pelo modelo weberiano (burocrático).
A atual reforma está apoiada na proposta de administração pública gerencial, como uma resposta à grande crise do Estado dos anos 80 e à globalização da economia - dois fenômenos que estão impondo, em todo o mundo, a redefinição das funções do Estado e da sua burocracia.
[...]
O objetivo geral da reforma administrativa será transitar de uma administração pública burocrática para a gerencial. Esta mudança, entretanto, não poderá ser realizada de um dia para o outro. Nem deverá ocorrer com a mesma intensidade nos diversos setores. Na verdade a administração pública gerencial deve ser construída sobre a administração pública burocrática. Não se trata de fazer tábula rasa desta, mas aproveitar suas conquistas, os aspectos positivos que ela contém, ao mesmo tempo que se vai eliminando o que já não serve. Instituições burocráticas como a exigência de concurso ou de processo seletivo público, de um sistema universal de remuneração, de carreiras formalmente estruturadas, e de um sistema de treinamento devem ser conservadas e aperfeiçoadas, senão implantadas, visto que até hoje não o foram, apesar de toda a ideologia burocrática que tomou conta de Brasília entre 1985 e 1994. Nestes termos, é preciso e conveniente continuar os esforços no sentido da instalação de uma administração pública burocrática no país. Estas instituições, entretanto, devem ser suficientemente flexíveis para não conflitar com os princípios da administração pública gerencial.
Fonte: http://www.bresserpereira.org.br/papers/1996/95.AdmPublicaBurocraticaAGerencial.pdf
-
Errado
A atual administração pública baseia-se no modelo gerencial
Esse modelo veio para substituir parte do modelo burocrático, visto que ainda existem pricípios burocráticos na administração pública, como é o caso da impessoalidade, entre outros.
-
A assertiva trata do tipo de dominação Racional-Legal, na qual a burocracia moderna se baseia.
Sabemos que a modelo burocrático foi suplantada em parte pelo modelo gerencial, diante disso a afirmação está errada.
GABARITO: ERRADO
-
A nova administração pública (gerencialismo) / se baseia na aplicação do poder racional-legal à gestão pública, seguindo parâmetros weberianos (burocracia). ERRADA
Weber + racional-legal = BUROCRACIA
Nova Administração pública = GERENCIALISMO
-
A nova administração pública (gerencialismo):
Originária dos EUA e Inglaterra.
Incorporação das características do setor privado no setor público.
Objetivos: Superar a crise fiscal - neoliberais, eficiência, impostos.
Superar a ideologia do formalismo e rigor técnico da burocracia clássica (desburocratizar)
Dividida em 3 eras: gerencialismo puro (fiscal, eficiência, contribuinte), consumerismo (qualidade, efetividade, consumidor), PSO (Public service orientation) - Equidade, justiça, accountability, cliente.
Anotações caderno Prof Rafael Barbosa- IMP
-
Obviamente que a questão está incorreta, pelos motivos já citados, visto que o Brasil tem executado o modelo gerencial. Mas é importante se ressalvar, e a faço porque não li aqui nos comentários, que temos o modelo burocrático presente no 'núcleo estratégico' da administração pública, conforme o PDRAE de 1995, que compreende basicamente a administração direta. Inclusive o núcleo estratégico e a única divisão da administração pública que se admite o modelo burocrático, que ainda assim é dividido com o modelo gerencial.
Fonte: Aulas do Rafael Ravazzolo.
-
Racional-Legal: origina-se de regras, estatutos e leis sancionadas pela Sociedade ou Organização.
Qual empresa formal não se baseia nisso para existir?
item ambíguo ...
-
ERRADA
ENTENDAM "NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA" COMO (GERENCIALISMO), O QUE NÃO TEM NADA HAVER COM OS SEGUIMENTOS DE WEBER.
SUCESSO!
-
GABARITO: ERRADO
O MODELO GERENCIAL é o modelo predominante vigente. É errado falar que o modelo gerencial é o único vigente. Ele é predominante. Ainda existem resquícios do modelo patrimonialista e burocrático.
Racional-Legal: é uma forma de autoridade classificada por WEBBER. Origina-se de regras, estatutos e leis sancionadas pela Sociedade ou Organização que vem do MODELO BUROCRÁTICO. RACIONAL : CONTROLE ...NORMAS...LEIS Tais regras definem a quem obedecer e até quando obedecer, tornando possível a aceitação, por parte dos subordinados, de um superior devido a uma consciência de que este tem direito de dar ordens, ou seja, reconhecem que a Autoridade está no cargo ocupado e não na pessoa que o ocupa, que só pode exercer a Dominação dentro dos limites estabelecidos pelo cargo ocupado.
Além do Racional Legal, Webber classifica autoridade em:
Tradicional: tem como base de legitimação, e de escolha de quem a exercerá, as tradições e costumes de uma dada sociedade, personificando as instituições enraizadas no seio desta sociedade na figura do líder. Acredita na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais, em um "estatuto" existente desde o princípio, com o poder emanando da dignidade própria, santificada pela tradição, do líder, de forma fiel.
Neste tipo, quem ordena é o senhor e quem obedece são os súditos, as regras são determinadas pela tradição, é regida pela honra e a boa vontade do senhor, que é considerado justo, e há uma prevalência dos princípios de equidade material em detrimento dos formais na atividade administrativa. Exemplos: a dominação patriarcal (tipo mais puro dessa dominação), uma aldeia indígena, a monarquia, os despotismos, o Estado Feudal, etc.
Carismática: etimologicamente, é aquela apoiada na devoção a um senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma). A influência só é possível devido qualidades pessoais, tais como faculdades mágicas, revelações, heroísmo e poder intelectual ou de oratória, com depósito de confiança em alguém que é visto como um herói, santo, salvador ou exemplo de vida, extinguindo-se quando há perda de credibilidade ou quando as virtudes que geravam tal influência sofrem desgaste, em outras palavras, a Dominação só dura enquanto há carisma. Nesta, quem ordena é visto como líder e os dominados são considerados apóstolos, discípulos, pupilos, seguidores, fãs, etc.
-
Os princípios da buracracia são utilizados como pilares, bases e não como princípios norteadores.
-
ERRADO
Nova administração pública: GERENCIAL.
O poder racional legal e os parâmetros Weberianos pertencem à BUROCRACIA.
-
nova gestao publica está dentro do modelo gerencial.
-
Weberianos = Burocracia. questão errada
-
ERRADO
A nova administração pública se baseia na aplicação do poder racional-legal à gestão pública, seguindo parâmetros weberianos.
A nova adm pública tem como características: controle nos resultados, cliente-cidadão, flexibilidade na estrutura (administração indireta). Quem se baseia no poder racional-legal é a burocracia.
-
A nova administração pública se baseia na ( Parte ERRADA da questão)
aplicação do poder racional-legal à gestão pública, seguindo parâmetros weberianos. ( CORRETO, isso é o modelo burocrático)
CUIDADO COM A CESPE - Misturando as coisas pra te pegar!
-
Errado
Racional-Legal, Weber => Coisas da burocraciA
-
A questão refere-se a BUROCRACIA- Max Weber
-
ERRADA
O MODELO BUROCRÁTICO QUE SE BASEIA NO PARADIGMA RACIONAL-LEGAL.
-
Tem um cidadão ai copiando comentário dos outros e colocando link de propaganda. já reportei abuso.
-
Errada
A nova administração pública se baseia na aplicação do poder racional-legal à gestão pública, seguindo parâmetros weberianos.
O correto seria:
O modelo burocrático se baseia na aplicação do poder racional-legal à gestão pública, seguindo parâmetros weberianos.
Bons estudos!
-
O poder-racional-legal está ligado à burocracia;
· O poder racional legal cria várias normas e regras, visando combater a corrupção e o nepotismo presentes no modelo Patrimonialista;
Bons estudos
-
Se não se baseia no racional- legal se baseia em qual? No carismática.. No tradicional? A burocracia não foi abandonada...
-
Questão relaciona-se ao modelo burocrático, inspirada nos preceitos weberianos.
-
Embora existam princípos da burocracia, estes não são a base.
A NAP prioriza os resultados, dentre outros.
Acertei a questão com esse raciocínio.
-
Poder racional-legal se refere a administração burocrática e não a NAP.
-
Questão errada.
Weber era burocrático.
-
NAP - Modelo gerencial
Max Weber - Modelo burocrático
-
Gabarito Errado.
*Modelo Gerencial/NGP
A Administração Pública Gerencial foi criada na segunda metade do Século XX (por volta de 1960-1970) como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado e ao aprofundamento da globalização e desenvolvimento tecnológico ocorridos neste período
>O foco deixa de ser o controle de processos e passa a ser o controle dos resultados.
*Três modelos principais de administração pública emergem do modelo gerencial:
1°o modelo gerencial puro: é voltado para economia e eficiência.
2°o modelo com foco no consumidor (consumerism): é voltado para a qualidade dos serviços públicos e efetividade.
3° o modelo orientado ao serviço público(PSO): é voltado para a responsabilização, prestação de contas( accoutability) e qualidade.
-
Nova ADM pública = Gerencial.
Burocaria = Poder Racional Legal ( Weber)
Errado.
-
lembrando q o nucleo estrategico continua sendo burocratico sim... moderno, mas ainda burocratico.
segundo o próprio PDRAE
-
ERRADA.
- Flexibilizou a gestão pública.
- Foco na participaçao social (Democratização da informação).
- Governança = Se traduz em governar aos interessados, no caso a sociedade civil ou os chamados "STAKEHOLDERS". Em síntese, aqueles que estão interessados nas futuras ações públicas.
- Governabilidade = Envolve 2 eixos (Jurídico + Social). O primeiro do ponto de vista da legitimidade, ou seja, condições legais para exercer o poder, como exemplo, se foi eleito por via democrática. O segundo em relação às condições de exercer, ou seja, a base de SUSTENÇÃO, apoio da sociedade civil e de determinados setores da economia.
Em relação à assertiva, está errada pois o poder-racional legal é compatível com WEBER mas não com Nova gestão pública, posto que poder-racional legal está associado ao modelo burocrático que introduzia a EFICIÊNCIA e a RACIONALIDADE.
-
GABARITO ERRADO
A banca trocou. O certo seria modelo burocrático, inspirado em MAX WEBER.
Espero ter ajudado!
-
Seria o modelo Burocrático, inspirado por Max Weber, que buscou aplicar o poder racional−legal, com o objetivo de combater o nepotismo e a corrupção. O que mata a questão seria a referência a Weber, pois este autor é associado ao modelo burocrático, não ao modelo gerencial (ou Nova Gestão Pública).
Gabarito: errada
-
A QUESTÃO DÁ O CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA
-
A nova administração pública (Modelo gerencial) se baseia na aplicação do poder racional-legal (O mesmo que modelo burocratico) à gestão pública, seguindo parâmetros weberianos (Jamais, na verdade o modelo atual flexibiliza a burocracia).GAB ERRADO
-
Gabarito - Errado.
A nova administração pública busca ir além do modelo racional-legal (burocrático).
-
Os parâmetros weberianos são adotados pelo modelo burocrático. A nova administração pública é vinculada ao modelo gerencial.
Resposta: Errado
-
-
Os parâmetros weberianos são adotados pelo modelo burocrático. A nova administração pública é vinculada
ao modelo gerencial.
Gab: E
-
O gabarito mais comentado está errado , pois o gerencialismo não veio pra substituir o burocrático , mas para aperfeiçoa ló. Quem veio pra substituir foi o burocrático pelo patrimonialista . Achei a questao discutível , pois muitos métodos burocráticos ainda são usados amplamente hoje , visto que nem todos seu métodos são ruins .
-
O poder racional-legal tb fez parte do modelo burocrático (weberiano). Achei a questão ambígua. Me corrijam se eu estiver errada.
-
Interessante a questão pois trata de uma pegadinha. Também fiquei confuso e, inicialmente, me questionei sobre a questão ter duas respostas já que o modelo Gerencial não rompeu com o Burocrático, ou seja, aquele ainda possui características deste. No entanto, percebi a pegadinha da banca e ela se encontra na palavra "baseia". Se pensarmos no contexto histórico que evidenciou a Adm. Pública Gerencial perceberemos que ela é baseada na eficiência.
O modelo gerencial surge na metade do séc. XX em meio à crise do bem-estar social e à crise fiscal dos Estados. Devido o exposto, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços ofertados à sociedade (eficiência) se torna essencial.
Além disso, o paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança (ainda que limitada) e da descentralização das decisões, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções e incentivos à criatividade. A administração pública deve eliminar processos desnecessários. Decisões descentralizadas são mais rápidas, e mais “acertadas”.
Por um viés mais curto e resumido: a banca coloca um conceito essencialmente burocrático como sendo a base do gerencialismo.
Gabarito: ERRADO
-
A Nova Administração Pública (New Public Management) almeja aplicar princípios gerenciais utilizados em empresas privadas também no setor público.