SóProvas


ID
2679922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

    A falta de informações sobre o histórico de crédito afeta especialmente os mais frágeis, já que os ricos têm bens para oferecer como garantia. Para lidar com esse problema, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que corrigirá a fragilidade da ausência de informação sobre o histórico de crédito: o aperfeiçoamento do Cadastro Positivo.

  Nesse cadastro, computa-se a nota de crédito do cidadão. Quanto mais responsável ele for ao pagar as suas contas, melhor será a sua nota, que estará disponível para todo o mercado. Reduzem-se, assim, o risco de emprestar e, com ele, as taxas de juros dos tomadores.


Cadastro Positivo e a democratização do crédito J M Pinho de Melo, M Mendes e M e F Kanczuk In: Folha de S.Paulo, 12/2/2018 (com adaptações)

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca das funções do Estado na economia.


O Estado brasileiro atua no âmbito de sua função distributiva, produzindo diretamente bem público, quando, por meio de políticas de crédito direcionado, estabelece o montante mínimo de recursos que deve ser emprestado pelas instituições financeiras para determinados segmentos econômicos.

Alternativas
Comentários
  • Funções do governo

     

    função alocativa: relaciona-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos (ex. rodovias, segurança), bens semi-públicos ou meritórios (ex. educação e saúde), desenvolvimento (ex. construção de usinas), etc.;

     

    função distributiva: é a redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. Um bom exemplo é a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde, serviço o qual é mais utilizado por indivíduos de menor renda.

     

    função estabilizadora: é a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos.

     

    fonte: http://www.economiabr.net/economia/7_tfp.html

  • Errado!

    Independentemente do restante da afirmação, ela já possui um erro determinante no início.

    Ao produzir diretamente um bem público, o Estado brasileiro atua no âmbito de sua função ALOCATIVA.

     

    Resposta: E

  • E desde quando o governo se "mete" nas Inst.Financeiras dizendo o quanto elas tem ou não que emprestar a alguém ?

  • O Estado brasileiro atua no âmbito de sua função ALOCATIVA, produzindo diretamente bem público, quando, por meio de políticas de crédito direcionado, estabelece o montante mínimo de recursos que deve ser emprestado pelas instituições financeiras para determinados segmentos econômicos.

    Função distributiva (instrumentos): transferências, impostos (tributação), subsídios. e.g.: Bolsa Família.

    Função alocativa: regulação ou fornecimento de bens públicos ou semipúblicos (como saúde e educação). Estado produtor, Estado financiador, Estado regulador.

    Função estabilizadora: proporcionar à economia crescimento, alto índice de emprego e preços estáveis. Atenuar os ciclos econômicos/oscilações, usando as políticas econômicas (fiscal, monetária e cambial).

  • Questão de Economia do Setor Público, tema das funções econômicas do Estado.

    Vamos analisar a proposição:

    O Estado brasileiro atua no âmbito de sua função distributiva, produzindo diretamente bem público, quando, por meio de políticas de crédito direcionado, estabelece o montante mínimo de recursos que deve ser emprestado pelas instituições financeiras para determinados segmentos econômicos.

    A função descrita não é a distributiva e sim a ALOCATIVA, mais especificamente na modalidade reguladora. Quando há uma falha de mercado e determinado bem é ofertado aquém do desejado (como o exemplo do crédito da assertiva), o Estado pode atuar aumentando a oferta desse bem, direta ou indiretamente por meio de incentivos ou regulação (caso da assertiva).

    A função distributiva, por outro lado, relaciona-se à redistribuição de renda ou riqueza na sociedade por meio, por exemplo, de impostos, transferências governamentais, subsídios, etc.


    Gabarito do Professor: ERRADO.