-
O risco Brasil é o risco do Brasil não conseguir pagar sua dívida. Se o risco Brasil é alto, isso significa que há alta chance do governo não conseguir pagar sua dívida. Com esse risco alto, o Brasil perde credibilidade perante o mundo e, por isso, não vai ter acesso a crédito de forma barata.
Para compensar o alto risco de investir no Brasil, os credores vão exigir maiores retornos: altas taxas de juros, o que, automaticamente, fará o pagamento de juros brasileiro aumentar. Repare que é um ciclo vicioso: quanto maior o risco, maiores serão os juros a serem pagos.
Portanto, a elevação do risco Brasil impacta negativamente as despesas!
Quanto maior o risco Brasil, maior a taxa de juros exigida pelos “gringos” para a rolagem da nossa dívida com eles.
Logo, isso tende a gerar um aumento da despesa com o pagamento de juros sobre o estoque de dívida externa.
Resposta: Errado
-
Gabarito: Errado
A elevação do risco Brasil impacta negativamente as despesas com o pagamento de juros sobre o estoque da dívida externa.
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
-
Se o Brasil tiver mais aspecto de caloteiro do que país que honra as dívidas em dia, os gringos nos cobrarão taxas de juros mais salgadas.
Resposta: errado.
-
A elevação do risco Brasil impacta positivamente as despesas com o pagamento de juros sobre o estoque da dívida externa. (???)
Marquei certo porque entendo que com a elevação do risco brasil, as despesas com juros aumentarão. Ou seja, o impacto seria positivo nas despesas, elas aumentariam de fato. Creio que a banca tenha encarado o termo "positivamente" como algo a menor em se tratando de despesas com juros. Enfim, questão de português que suscita dúvidas.
Impacto positivo de despesas = impacto de fato (?) ou impacto menor (?)
-
Questão mal redigida. Impacto positivo pode ser compreendido como variação positiva, ou seja, aumento do valor. Assim como pode ser entendido como algo bom, desejável. A depender da interpretação, muda o julgamento. Deveria ser anulada por falta de objetividade.