SóProvas


ID
2680492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com referência à gestão de pessoas em uma organização, julgue o item seguinte.


A necessidade do aumento da produtividade nas organizações tornou o trabalho mais flexível, o que rompeu com as identidades e os papéis profissionais definidos.

Alternativas
Comentários
  • O examinador foi querer afirmar uma coisa e acabou usando palavras inadequadas. De fato, é uma tendência atual essa "estrutura informal" nas organizações modernas. Eles primam por não existir uma relação de chefe-subordinado, mas uma relação de LÍDER-LIDERADOS. E dependendo da situação, o líder pode assumir um papel mais liberal tornando o trabalho flexível. Exemplo disso é o Google. Vocês já viram a estrutura da sede deles em SP? É extrardinário! 

     

    Porém, o erro estar em falar que os papéis profissionais romperam-se. Um gerente de um departamento pode ser o mais gente boa possível, pode existir um clima organizacional maravilhoso neste departamento, mas ainda assim ele não deixa de ser gerente e os subordinados compreendem isso. Não é porque o trabalho se tornou mais flexível que eu vou tratar o meu gerente como um operário. Tá maluco? É demissão na hora!

  • ROMPEU ??????  Gab Definitivo  ABSURDO !!!!!   

    CESPE DESONESTO COM QUE ESTUDA !!!

  • Vários estudos comprovam a relação entre o aumento da produtividade com a flexibilização do trabalho. Essa é uma tendência crescente nos dias atuais. A exemplo, temos o home office. Ou seja, uma abordagem totalmente diferente do que se fazia há anos com cargos definidos e rígidos.

  • esse tipo de questão é desonestidade com quem estuda

  • Apesar do enunciado confuso, dá para captar que ele trata da evoluação da Administração em si. Quando ele fala em romper com as identidades e os papeis profissionais definidos, isso me lembra um estrutura matricial, na qual há a quebra da tracional estrutura funcional. Nesta, cada departamento ficava isolado em sua especialidade. Naquela, há uma mescla nas equipes e cada um sai do seu "mundinho" para trabalhar de forma integrada e, muitas vezes, fazer atribuições que não estava acostumado em virtude, justamente, dessa flexibilização. Concordo que o enunciado talvez utilize expressões fortes demais.

  • De início achei a questão absurda também, mas depois, lendo o comentário da Vanessa e refletindo nele, percebi que ela tem razão, muita coisa mudou nos últimos 10~20 anos visando a produtividade. O teletrabalho é realmente o exemplo mais claro disso, quem diria um cara em casa sem supervisão de chefia trabalhando o horário que quer e como quiser ? Obviamente com metas mais altas a bater, mas isso mostra o empenho pela produtividade;

  • Banca: CESPE e Órgão: EBSERH

    estão que tão hein kkk pqp quero ver quem entrou nesse concurso 

  • Por isso que eu gosto da CESPE, prioriza raciocínio (embora básico) ao invés da decoreba enlouquecedora das "tradicionais bancas fuleiras de fundo de quintal".

    CERTO.

  • Quem já pegou as ''manhas'' das questões cespe,sabe quando uma questão vai dar ''caô'',então na hora da prova é melhor deixar em branco. 

  • Foi só eu que pensei em Taylor e Adm Científica e por isso errou a questão, ou só eu tô viajando? O.o

  • Identidade organizacional

    A construção das identidades dos indivíduos nas organizações acontece no momento de inserção na empresa, onde são dadas as diretrizes que devem ser seguidas, e são informados de quais comportamentos são adequados. Ao longo do tempo, as pessoas passam a incorporar determinadas maneiras de pensar e agir, ativando uma identidade de orientação coletiva, que tende a ser preservada. Assim, quando a empresa se vê em situações que exigem mudanças de comportamento, cada vez mais necessárias para se adequar às expectativas do mercado, a resistência é uma conseqüência natural, afetando as identidades dos indivíduos, que deverão ser reconstruídas.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552006000100004

  • romper significar dar abertura e o exemplo da vanessa medeiros deixou claro.

  • Boiei!!! 

    Rompeu com as identidades e os papéis profissionais definidos. Um Auditor tem seu papel bem definido, mas o seu trabalho é flexibilizado. Não entendi!!!

  • e ainda quem babe ovo da cespe, esse entendimento é só dela, você pode mudar uma vida, ma sua raízes estarão grudada em você.

  • ROMPEU É DEMAIS, ESSA É A TÍPICA QUESTÃO PARA DIMINUIR A NOTA DOS QUE ESTUDAM.

     

    ATÉ EM UMA ORGANIZAÇÃO NOVA E "SUPER DESCOLADA" EXISTE UMA DEFINIÇÃO MÍNIMA DE PAPÉIS A SEREM DESEMPENHADOS.

     

    E NÃO É PQ EXISTE O TELETRABALHO QUE AS PESSOAS DEIXARAM DE TER QUE CUMPRIR METAS OU SEREM SUPERVISIONADAS. NA ANS, QUEM OPTA PELO TELETRABALHO TEM QUE CUMPRIR UM AUMENTO MÍNIMO DE 30% NA PRODUTIVIDADE, ESSA PESSOA VAI CONTINUAR RESPONDENDO AO SEU CHEFE DIRETO E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CONTINUA  A MESMA. CASO NÃO CUMPRA, VOLTARÁ PARA O LOCAL DE TRABALHO. 

     

    O PROBLEMA DA QUESTÃO É O TERMO UTILIZADO, É LÓGICO QUE NÃO É A MESMA COISA DE 10 20 ANOS ATRÁS, MAS PARECEU QUE NÃO EXISTEM MAIS TAIS IDENTIDADES.

    QUANDO UM CASAL ROMPE, É PQ DEIXARAM DE SER UM CASAL, ELES NÃO SÃO MAIS OU MENOS CASADOS, ROMPERAM!

     

  • Acredito que a questão errou ao usar a palavra "romper".A palavra possui diversos sentidos e facilmente pode gerar várias interpretações.

  • A necessidade do aumento da produtividade nas organizações tornou o trabalho mais flexível, o que rompeu com as identidades e os papéis profissionais definidos. Resposta: Certo.

     

    Comentário: os papeis definidos (rígido) foram transformados em flexíveis e rompeu com o modo de trabalho.

  • Estoun de acordo com o Allan.

     

    Errei a questão por pensar que a palavra rompeu estivesse inadequada... e continuo pensando assim! kkk

    Certamente a flexibilidade é fator positivo nas organizações modernas, porém, os papeis profissionais CONTINUAM DEFINIDOS, tanto que exitem estruturas funcionais, ou seja, departamentalizadas - especializadas.

     

     

    A questão não foi clara, aliás, foi mal elaborada, induzindo MUITO ao erro - 53% de erro nas estatísticas.

    ;)

  • 56% de erros nessa questão..

  • Tá em qual livro isso????????????????????????????, difícil hein,  quero sair logo dessa vida .

  • Eu sei que não devia, mas odeio Administração. Cada pergunta tem um detalhe muito subjetivo.

     

  • Errei mas acertei agora, segundo a Katia lima, todo tipo de desafio, aumento de demanda, é uma estimulação de melhoria

  • Só uma coisa a dizer:

    MISERICHRIST!!

  • De cara parece absurda, a palavra "rompeu" também não ajudou, mas deem uma olhada nesse artigo - https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/pesquisa-flexibilidade-no-trabalho-favorece-a-produtividade-dos-colaboradores/ Pesquisa: Flexibilidade No Trabalho Favorece A Produtividade Dos Colaboradores - Segundo estudo da Regus, o trabalho com condições flexíveis de horário e local está ligado diretamente à produtividade e ao aumento das receitas nas empresas.

     

    Gab certo!

  • Vamos indicar para comentário do professor!

  • ROMPER para o CESPE:

    quebrar o ciclo, diminuir, amenizar, REDUZIR

    NÃO SIGNIFICA ABOLIR, EXTERMINAR!! 

  • Entendi "romper" não no sentido de abolir, mas de mudar. De fato, houve o rompimento de uma velha tradição e todos os funcionários precisam ser multifuncionais nos tempos de hoje, não se contrata mais funcionários pra que eles fiquem estáticos e limitados a uma única função.

  • Cespe, vou te enfrentar e vencer! Quero vc FORA DA MINHA VIDA. FDP

  • Assertiva bem sacana, sem contextualização fica difícil responder. Do ponto de vista clássico a especialização aumenta a produtividade, já numa abordagem contemporânea a flexibilização e o enriquecimento de tarefa é que aumenta a produtividade.

  • eu tenho pra mim que o cespe tem parte com o demonio.

  • gente PEÇAM COMENTÁRIOS DOS PROFESSORESSSSS. aqui só comenta quando muita gente pede.

  • Questão correta, outra ajuda a entender, vejam:

     


    Banca: CESPE; Prova: Analista Administrativo - Qualquer Nível Superior; Órgão: EBSERH; Ano: 2018; Administração Geral /  Teoria da Contingência,  Abordagem Contingencial da Administração

    De acordo com a teoria da contingência, organizações flexíveis e adaptáveis funcionam de forma mais eficiente e efetiva nos dias de hoje.

    GABARITO: CERTA.

  • O examinador, de fato, exagerou um pouco, mas acertei pensado na prática comum, atualmente utilizada nas empresas: você deve está preparado para fazer tudo, múltiplas funções. Agir de modo sistêmico, engajado em todos os processos. E num faça não!... 

  • Detalhe: o CESPE ama a palavra ROMPEU! Caiu também na última prova do IPHAN!

  • O segredo estava na palavra definidos. Acredito que quiseram colocar esse termo no sentido de " estanque", "engessado", porém se perderam na redação.

     

  • Mesmo vivendo na GP contemporânea, moderna etc não condiz dizer que rompeu. Até hoje há princípios tradicionais, rígidos etc.

    Francamente né...

  • Juarez Júnior, na verdade, romper tem a ver com superar, não extinguir!

    Simbora!

     

  • romper

    verbo

    1.

    transitivo direto

    criar abertura ou passagem à força em; arrombar.

    "as águas romperam a barragem"

    2.

    transitivo direto

    abrir, penetrando; passar para o interior de; dilacerar, penetrar, rasgar.

    "a faca rompeu-lhe as entranhas"

  • questão ridicula: virou bodega nao apenas na empresa mas tb na cabeça do examinador em considerar correta uma questão mal formulada e generalista dessas, Precisamos de uma regulamentação na area de concursos com urgência! Até pq uma questão pode sim definir o futuro de um candidato.

  • Esse "Rompeu" que mata a questão

  • Eu tenho que lembrar quando pensar uma coisa é outra

  • Esse foi o tema da Redação do concurso da ARSESP, 

  • virou bagunça entao? existe descentralização mas isso não quer dizer que não existe mais cargos definidos

  • CERTO.

    Pessoal quero dividir o meu raciocinio ao fazer esta questão, apesar de achar controversa e polémica.

    Quando a banca diz "mais flexível, o que rompeu com as identidades e os papéis profissionais definidos."

    Pensei em profissionais que conseguem realizar diversas tarefas, ou seja, não se limita as suas atribuições, sendo uma pratica muito comum nas empresas, ahhh mas vcs podem dizer que isto pode ser caracterizado como desvio de função, pois é, pode!!!

    Mas isto tem sido muito comum e tem garantido o emprego e também o crescimento daquele funcionario pro ativo que não se limita a fazer somente ao que esta na sua descrição de cargos.

    Posso estar equivocada, sei que não estou me baseando em conceito teorico, mas sim na atual realidade.

     

     

  • flexível, oi? desde quando aumento de produtividade torna o trabalho mais "flexível" cesp, cesp. 

    enfim. estudos que seguem!!

     

    desistir jamais!!

    bora que bora!!!

  • A questão trata de 2 fases da Gestão de Pessoas: Departamento Pessoal e da Gestão de Pessoas Contemporânea.

    Vou falar de forma bem simples...

     

    Na fase de Departamento Pessoal: empregado visto como recurso, alta especialização da mão de obra, pouco foco em "pessoas".

     

    Na fase de Gestão de Pessoas (atual): empregado visto como capital intelectual, valorização de competências transversais como dinamicidade e flexibilidade, foco em desenvolver talentos e gerar competitividade organizacional.

     

    Antes, o empregado era competente pelo diploma, por saber desenvolver bem uma tarefa. Hoje, há a valorização de profissionais "múltiplos" com "multicaracterísticas" e que se encaixem em diversos setores da organização.

     

    Espero que tenham compreendido!

  • Quer dizer que com o aumento significante da produtividade não tinha como continuar RÍGIDO 

    por esse motivo a flexibilização.

    Antes era só RH.

  • Acredito que posso definir como Trabalhador polivalente

  • ROMPEU COM AS IDENTIDADES ??? 

    A CESPE NÃO FORÇA A BARRA, ELA QUEBRA.

    PQP

     

    Deixaria em branco com toda certeza do mundo!

  • Entendo que seja a ideia do Multiprofissional, que se adapta às diversas necessidades organizacionais, sem perder a característica própria para que foi contratado (vulgo "Severino").

     

    #Bora

  • Em 29/09/2018, às 17:10:04, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 26/09/2018, às 19:55:50, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 08/09/2018, às 20:11:06, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 03/09/2018, às 22:15:04, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 02/09/2018, às 01:04:32, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 31/08/2018, às 00:10:02, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 30/08/2018, às 11:53:51, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 27/08/2018, às 23:57:26, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 27/08/2018, às 17:29:13, você respondeu a opção E.Errada!

     

    Aos poucos vamos evoluindo.

  • creio que o examiniador buscou embasamento, em que o mercado hoje valoriza os profissionais multifucionais e não especialista em uma única área, o mercado cada vez mais busca profissionais dinâmicos. Pensei por este lado e acertei. 

     

  • Cespe é assim: Escolhe um doido desses aí em uma dessas raves louconas e fala:  - Achei! Você vai elaborar as questões de Gestão de Pessoas para o próximo concurso!!! 

    Só pode... 

    GAB: C

  • Gente, tanto pelos comentários de professores de adm e tbm analisando as questões que resolvo, percebi que o CESPE tem tacado os dois pés juntos com administração. Não aborda só um conceito, mas sim, envolve outras abordagens.


    Vejamos:

    Segundo a gestão do conhecimento, as novas empresas buscam desenvolver TODA ORGANIZAÇÃO. Imagine se só um cara sabe mexer no sistema de estoque da empresa (indústria) e um dia ele sofre um acidente e não vai pra empresa. Imagina como ficará difícil os outros funcionários resolverem a situação.

    Um exemplo real é a empresa Google.

    ATUALMENTE (NOVA GESTÃO) quanto mais a empresa cresce, mais ela precisa agregar conhecimentos entre todos envolvidos e não definir papéis profissionais.


    Cespe é um monstrinho.

  • os comentários me motivam porque vejo o quanto a galera não tá estudando direito.

    romper não significa acabar, eliminar, pessoal. interpretação é a chave nessa questão. nem tudo está num livro, numa lei, ás vezes é só o português mesmo. bons estudos

  •  

    Significado de Romper

    verbo transitivo e intransitivo Abrir à força, arrombar: as águas romperam o dique.Partir, fender, despedaçar, quebrar, arrebentar: romper as cadeias, as amarras.Estragar, rasgar, destroçar: romper o calçado.Interromper; infringir, violar: romper o silêncio; romper a paz.

    Resposta ao comentário de Carolina Kadix.

    Deixe de tripudiar sobre os erros dos outros. Engula seu orgulho e arrogância. Comentário mais desnecessário  e infeliz

  • Na minha opinião, a palavre-chave foi "definido". Nos dias de hoje, o papel do profissional é flexível. Quando a questão fala que rompeu com os papéis profissionais definidos, significa que não há uma única maneira determinada de agir. Na verdade, a ação deve ser abordada de acordo com cada situação/contexto, e não por um modo já definido.
    Por isso, CORRETA.

  • Eu analisei o meu trabalho em algumas empresas que utilizam Chiavennato e teorias modernas e acertei.
    O lance é não se deixar embolar pois, atualmente o mercado pede funcionários polivalentes e Dinamicos . 
    Na própria Adm pública voce visualiza isso pois, tem vários técnicos que exercem cargos em comissão ou seja,
    Ele passou em um concurso com determinada atribuição porém , o orgão pode sim atribuir mais valores ao seu papel e competencia .
    Isso até valoriza o funcionário e contextualizando as teorias de Administração pública moderna se espelharam em Empresas de Iniciativa privada almejando a Eficiencia. 
    Sucesso a Todos!

     

  • rompi a irmã do examinador, isso sim.

  • Ave Maria...

     

    Cespe vai decidir no uni duni te se é certo ou errado.

  • ai dento...

  • Mais flexível, mas dentro das regras. Se ele falasse que fosse liberal, tudo bem. Me dei mal na resposta.

  • Questão um tanto polêmica e 80% de erro na prova, pois é o que ela induz.


    Sendo que se não olhar os comentários ou o prof dificilmente acertará... romper foi muito forte para essa assertiva. Só consigo acertá-la pensando na Gestão de pessoas tradicional x contemporânea (moderna). Mas é o típico gabarito que o cespe decide, infelizmente....


    GAB CERTO.

  • Não está falando da identidade do indivíduo , e sim do cargo em apreço ,logo para a gestão de pessoas no âmbito moderno e preciso romper o mecanicismo e estabilidade dos cargos , criando profissionais mais flexíveis e multicompetentes

  • "o que rompeu com as identidades e os papéis profissionais definidos." — fala isso para o Estatuto dos Servidores Públicos Federais, onde os desvios de função são expressamente proibidos.

  • Rompeu com as identidades e os papéis profissionais definidos?


    achei bem bem estranha essa parte.

  • A Cespe poderia fazer uma reciclagem de seus elaboradores de conteúdo para as provas de concurso né? São 4 anos resolvendo questões e o meu "saco" está completamente cheio dessa banca. Questões assim fazem uma pessoa extremamente atenta e com um grau de informação elevado, no momento da prova, ser possivelmente iludida a marcar o gabarito errado, quando deveria deixá-la em branco. Mas veja, é inadmissível afirmar a existência desse "rompimento" dos papéis, visto que eles permanecem intactos pela própria norma (congregando naturalmente diferentes disciplinas). Eu seria uma das pessoas que provavelmente interpretaria essa questão exatamente como meus colegas descreveram logo acima, corroborando essa enorme indisposição, eu diria, de tal banca.

  • Essa prova foi vendida.

    A maioria das questões dessa prova, estão muito estranhas, o pior é você ver a Profª. do Qc dizendo que está certa sem fazer uma ressalva se quer.

    Acho que todo mundo sabe que em Administração, nada é definitivamente rompido. mas sim complementado, ajustado, adaptado ...

  • Tipica questão do gabario invertido pra vc não acerta todas questões que se permitiu marcar. Contente-se sempre haverá umas dessas.

  • A busca pela produtividade, em termos de flexibilidade, faz com que busque-se profissionais mais generalistas do que especialistas. Daí esse rompimento com a identificação do camarada. Pense naquele meio-campo polivalente do seu time. Veja que ele está sempre jogando: por vezes, no ataque; por vezes na lateral; o cara joga nas 11.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Certo.

    A primeira parte da assertiva pode ser ilustrada com teletrabalho, flexibilidade de horário e nos cargos. O servidor público e o privado têm sua identidade na respectiva área; o rompimento a que se refere a questão diz respeito ao modelo antigo, em que havia uma forte definição da noção de cargo: as atribuições do cargo eram bem rígidas. O modelo atual não abandona a noção de cargo, mas a torna mais flexível. Isso se deu, inclusive no setor público, em razão da globalização e da necessidade de se aumentar a produtividade.

    Questão comentada pelo Profª. Kátia Lima

  • Antes de responder até olhei no dicionário o significado da palavra romper, definitivamente essa questão ou está ambígua ou errada.

  • Realmente o trabalho ficou mais flexível, adota-se hodiernamente a teoria contingencial em que tudo depende do contexto, nada é absoluto, ou seja, o lider poder ser autocrático, pode ser liberal ou democrático, sem problema algum.

    Mas é díficil associar que essa mudança se deve ao aumento da produtividade.

  • Se você errou tá no caminho certo!

  • nem no trabalho do examinador é assim. nem em nenhum órgão público. nem em praticamente nenhuma empresa privada brasileira. mas pra Doutrina Cespe, tudo é possível. BASTA CRER. e o melhor é ver professores justificando o irreal. apenas risos pra esses fakes ai

  • Rapaz! Romper é brabo...

  • Essa questao aborda a a teoria organica. Com a modernizaçao do trabalho, o profissional fica mais flexivel para executar a funçao, pondendo faze-las em casa, por exemplo. Assim como pode executar outras funcoes de forma indireta quando precisar de um incremento para cumprir as metas.

  • Amigos, prova de Administração Geral do CESPE é interpretação também.

  • Pensei exatamente da mesma forma, Allan. Eu acho que compreendi o que ele quis dizer, mas acabei errando a questão por achar exagerado o termo “romper” quantos aos papéis profissionais. Enfim, vida que segue, né... vivendo e entendendo a CESPE kkkk
  • Atualmente são muitos os desafios enfrentados pelas organizações, por isso elas precisam de profissionais multitarefas e flexíveis. Assim, uma mesma pessoas desempenha várias funções, sem precisar contratar um profissional para cada função.

  • Excelente questão! Temos que pensar em produtividade como "Fazer mais com os mesmos recursos", por isso, a afirmativa está correta.

  • Eu errei a questão por não conseguir entender como que produzir mais torna o trabalho mais flexível. Principalmente em tempos de precarização do trabalho. Mas é a minha humilde opinião.

  • Essa questão deveria ter sido anulada!

  • É sério que ainda falam em "precarização" do trabalho?