SóProvas


ID
2680495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com referência à gestão de pessoas em uma organização, julgue o item seguinte.


Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, caso se fundamentem no estímulo aos esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Se fosse assim, não haveria problema em ameaçar a vida do colaborador em troca de produtividade.

  • Questão ridícula  e POLÊMICA retirada do Enade  2009 PRA FAZER OUTRAS DUAS DA PROVA EBSERH

    Um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus liderados na realização das atividades e tarefas que lhes competem, visando a alcançar os objetivos organizacionais. A liderança efetiva pressupõe, portanto, o conhecimento das principais teorias motivacionais que podem orientar as ações do líder com o objetivo de canalizar os esforços dos liderados.  É CORRETO afirmar, tendo em conta os conceitos básicos das teorias da motivação, que 

     A) a expectativa dos indivíduos sobre a sua habilidade em desempenhar uma tarefa com sucesso é uma importante fonte de motivação no trabalho. 

     B) objetivos genéricos e abrangentes, que dão margem para diferentes interpretações e ações, são uma importante fonte de motivação no trabalho. 

     C) os indivíduos tendem a se esforçar e a melhorar seu desempenho, quando acreditam que esse desempenho diferenciado resultará em recompensas para o grupo. 

     D) todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, quando seu intuito é estimular os esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais. 

     E) todos os indivíduos possuem elevadas necessidades de poder, e a busca por atender a essas necessidades direciona os seus esforços individuais.

    GABARITO: LETRA A

  • Na vida real é bem assim, mas para a prova tem que pensar que o superior hierárquico é um cara bacana que pensa no colaborador...kkkk

     

    Piada!

  • Erradíssimo, é o velho:" O fim justifica os meios...", se no tempo do cachorro amarrado com linguiça(e a linguiça tinha trema) era válido ,hoje não mais.

    Há todo um novo universo de legislação, valores éticos, qualidade de vida no trabalho,... que põe abaixo esse pensamento atrasado, típico da velha escola.

    ERRADO.

  • Errado

    Em todas as épocas da história humana houve algum tipo de sistema de recompensa e punição, mas os sistemas punitivos rudimentares tinham limites, a ideia de limitar a punição não é nova. 

    Por mais que falemos na ideia de "visão tradicional de gestão de pessoas" que via o trabalhador mais como uma máquina do que como uma pessoa, ainda tinha limites, o chefe não podia, por exemplo, cortar um dedo do seu funcionário como forma de punir o funcionário que apresentasse baixo desempenho.

    Não pode ameaçar ferir o funcionário ou sua família.

    Sistema de punição tem um limite, sempre teve, mesmo que em épocas passadas a forma de punir fosse severa.

     

    Obs: Só para deixar claro, esse comentário é estritamente pessoal, sem qualquer embasamento teórico da área especializada. 

  • Segundo Chiavenato (Gestão de pessoas, p 312), O sistema de recompensas inclui o pacote total de beneficios que a organização coloca à disposição de seus membros, bem como os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefícios são distribuídos. Não apenas salários, férias, prêmios, promoções para posições mais elevadas (com maiores salarios e beneficios) são considerados, mas também outras recompensas menos visiveis como garantia de segurança no emprego, transferências laterais para posições mais desafiantes ou para posições que levem a um crescimento, a um desenvolvimento adicional e a varias formas de reconhecimento por um desempenho excelente.

    Por outro lado, o sistema de punições inclui uma serie de medidas disciplinares que visam a orientar o comportamento das pessoas e evitar que se desviem dos padrões esperados, bem como evitar a sua repetição (com advertencias verbais ou escritas), ou ainda, em casos extremos, castigar a sua reincidencia (com suspensao do trabalho ), ou ainda, afastar o autor do convívio dos demais participantes (com o desligamento da organização).

  • Cespe , generalizou , errou!!

  • TODA implica QUALQUER FORMA, até mesmo cruéis? (kkkk)... não, né, gente! Mesmo por que nossa constituição não recepciona trabalho forçado, por exemplo.

  • por punição, entendo como sendo a demissão... nada brutal não galera.

    um dos objetivos da avaliação de desempenho consiste tanto na promoção quanto na demissão

  • Muito bem Reinaldo Souza, gostei da sua sinceridade !!

     

  • O mais impressionante é não haver fundamentação teórica para conseguirmos nos embasar rsrs 

  • Minha chefe marcou CERTO kkkk

     As organizações continuam ainda hoje utilizando o sistema de punição e recompensa devido ao fato de ter dado resultado por muito tempo e pela facilidade de implantação desse modelo. O problema fica por conta do balizamento das recompensas em relação ao esforço para obtê-las e a aplicação das punições, pois caso haja diferença de percepção entre expectativa e realidade o efeito pode sair ao contrário, causando ainda mais desmotivação entre os envolvidos.

    GAB ERRADO

  • ERRADO

    A Teoria do Reforço postula que o reforço condiciona o comportamento. Logo, o colaborador é compelido a comportar-se de certa maneira, mesmo sem concordar com o comportamento imposto, em razão de algum incentivo/reforço. Essa teoria era muito criticada pelo seu aspecto manipulador. Logo, ao meu ver, e olhando por estes aspectos, nem todas as recompensas e punições seriam legítimas.


    A referida teoria descreve os reforços positivos, negativos, a punição e a extinção.

  • QEu buscando uma fundamentação kkkk. Mas essa é mesmo uma questão bem interpretativa. Temos que levar em conta que há limites, especialmente no setor público, às políticas de recompensas e punições. É só pensar na questão legal e jurídica! 

  • partiu enforcar politico corrupto

  • Gabarito: errado

     

    Questão tentou fazer menção a Teoria do Reforço

     

  • Eu fiz a seguinte interpretação: estímulo está diretamente relacionado com motivação. Punição é uma ação usada pelo poder coercitivo, em que as pessoas agem pelo medo e não por estarem motivadas. 

  • ERRADO.

     

    Questão bem óbvia. Lógico que nem todas as recompensas e punições são legítimas.

    Nem precisa de explicação, mas é bom termos base na teoria...

     

    Teoria do Reforço (Skinner)

    O reforço condiciona o comportamento, ou seja, que os indivíduos podem ser moldados/manipulados a se comportarem de certa maneira em decorrência de estímulos aplicados.

     

    Estímulos positivos: tenderiam a reforçar o comportamento.

    Estímulos negativos: buscariam anular um comportamento.

  • CHICOTADA , PODE?

  • Toda forma é muita forma

  • Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, caso se fundamentem no estímulo aos esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais


    É no extremismo que identificamos o erro. ;)

  • Não produziu direito, agora vai levar chicotada... kkkkkk

    Nem parece CESPE.

  • Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, caso se fundamentem no estímulo aos esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais.

    Quando fala em TODAS, já fique esperto.

    Gabarito Errada, pois nem todas as modalidades são legítimas.

  • Já viu alguém chicoteando um funcionário na padoca? Então, nem todas são legítimas. Elas também devem se relacionar com o desenvolvimento do profissional. Não só com o resultado da empresa.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Errado.

    Nem todas as modalidades de punições são legítimas; caso o fossem, poderia haver um ambiente organizacional de assédio moral, por exemplo. Já as modalidades de recompensas dependem do contexto, objetivo, da organização e do que o funcionário considera valência. Assim, a recompensa deve ser personalizada, segundo Victor Vroom, em sua teoria da expectância. De acordo com o autor, o funcionário analisa:

    • expectativa; 

    • valência;

    • instrumentalidade: se haverá ou não recompensa.

    Questão comentada pelo Profª. Kátia Lima

  • PUNIÇÃO NÃO MOTIVA!!

  • Nem todas as formas de punições são legítimas, assim como não motivam também.

    Gabarito, errado.

  • caramba, copia e cola do Enade... Cespe com inveja da FCC

  • Gabarito: ERRADO. Isso parece uma coisa que a minha mãe diria pra justificar os castigos que ela me dava quando eu era criança. É só pensar: quando teu pai ou sua mãe te batiam/castigavam, tu necessariamente aprendias ou paravas de fazer traquinagens?? NÃO NECESSARIAMENTE!! Poderias ter sido uma criança ATENTADA
  • O que o CESPE faz com o candidato é uma loucura legítima.

  • Então não pode ameaçar o examinador do CESPE?

    -xatiado

  • Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas ? Eu parei de ler nesta parte .

    #ERRADA. .

  • Chicotadas no trabalho seria considerada legítima? Talvez lá em 1900, época do Taylon, essa questão estaria correta, porque era o que acontecia.