-
18.8. Processo de Monitorar Pessoas
Para que possamos entender e aprimorar o trabalho das pessoas, necessitamos saber como as atividades estão sendo executadas e quais são os resultados. Para isso, as organizações utilizam uma série de sistemas de informação e bancos de dados.
Assim sendo, monitorar é acompanhar as pessoas, de modo a fornecer dados e informações sobre quais são suas características, como seu trabalho está sendo efetuado e quais são os resultados gerados. Entretanto, esse monitoramento pode ser feito sob duas perspectivas: a baseada na teoria X (clima de desconfiança no funcionário) e a baseada na teoria Y (clima de confiança e liberdade).
A abordagem baseada na teoria X enfoca o controle rígido de normas definidas pela organização, com penalidades para os funcionários que descumpram as exigências. Esse sistema é centralizado pela alta cúpula e busca forçar os funcionários a obedecerem às regras “à força”.
Já a abordagem baseada na teoria Y enfoca a autoavaliação, dentro de uma ideia de flexibilidade e autonomia do funcionário para definir os métodos pelos quais deve atingir os resultados desejados.
Como esse modelo se baseia na crença de que as pessoas são ambiciosas e desejam alcançar desafios e tomar iniciativa, deixa o processo de monitoramento funcionar de modo descentralizado, de forma que cada gerência defina seus métodos de controle e monitoramento dos dados.
Entre os dados e informações envolvidos nesse processo estão: os dados da força de trabalho (como os dados pessoais, formação acadêmica, habilidades e conhecimentos etc.), o montante dessa força de trabalho e sua evolução, entre outros.
-
ERRADO
Características da Administração Moderna
- Mudanças ambientais;
- Definição dos objetivos;
- Criação de oportunidades;
- Desenvolvimento pessoal;
- Descentralização administrativa;
- Multiplicidade de objetivos;
- Autocontrole, autoridade e liderança.
-
Falou em Administração Moderna , lembre-se :
- DESCENTRALIZAÇÃO
- AUTONOMIA
- FLEXIBILIDADE
- LIDERANÇA
-
GAB: ERRADO
No modelo de gestão centralizadora a tomada de decisão é muito lenta. Praticamente não há automia para que os agentes do nível operacional resolvam problemas por conta própria.
Já pensou como seria isso em uma empresa do ramo hospitalar?
Muitos pacientes morreriam esperando o responsável pelo setor, seja o médico ou cirurgião aparecer para autorizar algum procedimento. Empresas deste ramo, é essencial uma gestão descentralizadora, em que existe uma delegação de responsabilidade entre os agentes da base da organização. A velocidade na resolução de problemas nesses casos é fundamental.
-
Pessoal,
além dos comentários super válidos dos colegas, faço aqui uma observação caso na hora da prova esteja com dúvida: Quando a questão afirma "
o modelo de gestão centralizado é o mais adequado para empresas do ramo hospitalar", é bom lembrar que cada oganização terá seu modelo mais adequado e precisa de toda uma análise para cada organização, não podendo assim a questão afirmar qual será o mais adequado.
Espero ter ajudado.
-
ótimo comentário da @Shirlley Alves!
-
Boa, Shirley. Exatamentchy! rsrs
-
eu lembrei que nos hospitais, existem vários setores, com uma chefia em cada setor.
imagina se o dono do hospital tem que ficar analisando se foram pagas devidamente as contas médicas, ou se o estoque está ok...
essa foi minha lógica =P
-
Minha linha de raciocínio foi a seguinte e creio que esteja certa: Um Hospital é repleto de médicos e setores médicos das mais variadas especialidades, e para lidar com esse fato é necessário uma estrutura mais funcional do que linear, sendo essa primeira com tendências descentralizadoras e e esta última centralizadora.
-
Dificilmente a depender do ramo da empresa, normalmente organizações modernas buscam uma linha de direção descentralizada, a qual as decisões são delegadas, há maior flexibilização e maior autonomia por parte dos colaboradores, como fator favorával a motivação pessoal, bem como também favorável ao alcance dos objetivos da empresa.
-
A parada do momento do sucesso da modernidade na administração hoje em dia é a descentralização.. equipes autogerenciáveis e empowerment.
-
ERRADO
Administração moderna = MODELO DESCENTRALIZADO
Características do modelo orgânico / flexível:
-ideal para ambientes instáveis;
-estrutura achatada
-amplitude de controle larga
-livre fluxo de informações
-gestão descentralizada
-equipes multifuncionais
-tendência atual
FONTE: aulas do profº Ricardo Barbosa.
-
A administração moderna baseia-se na maior autonomia dada aos empregados. Descentralização de poder.
-
ERRADO
Falou em CENTRALIZADO esqueça MODERNIDADE.
-