-
CERTO
1. Análise INTERNA => analisa os pontos fortes e os pontos fracos INTERNOS à organização, cujo o controle, por ser iterno, depende da organização.
* Pontos Fortes internos: FORÇAS
* Pontos Fracos internos: FRAQUEZAS
2. ANÁLISE EXTERNA =>analisa os pontos Fortes e os Fracos EXTERNOS, que “cercam” a organização, cujo o controle, por ser externo, NAO depende da organização
* Pontos Fortes externos: OPORTUNIDADE
* Pontos Fracos externo: AMEAÇA
Em uma instituição hospitalar, a identificação no mercado de universidades especializadas em saúde e medicina é um ponto POSITIVO que vem de FORA, externo à organização. Sendo assim, realmente isso é considerado uma OPORTUNIDADE para a qualificação da equipe médica do hospital. Questão CERTA.
-
Ambiente externo, positivamente >>>>>>> Oportunidade
Ambiente externo, negativamente>>>>>>> Ameaça
-
Na elaboração da análise, pelo modelo SWOT, de uma instituição hospitalar, a identificação no mercado de universidades especializadas em saúde e medicina é considerada uma oportunidade para a qualificação da equipe médica do hospital.
no mercado, fora da empresa, oportunidade ou ameaça.
resposta -> certa
-
GAB:C
SWOT: ferramenta usada P/ análise tanto do ambiente interno, quanto do ambiente externo de uma instituição.
**Antes de responder a questão, faça sempre estas duas perguntas: é fator controlável ou não? É fator positivo ou negativo?
Análise interna: busca perceber quais são os pontos fortes e pontos fracos (o ambiente interno envolve aspectos “controláveis”, ao contrário dos aspectos externos)
No ambiente externo: ele envolve ameaças e oportunidades. (INCONTROLAVEIS)
As ameaças são coisas negativas que podem ocorrer.
Oportunidades são fatores positivos que podem ajudar a organização.
-
A questão dá a entender que o Hospital é identificado como Universidade Especializada em Saúde. Tratando-se dos HUs é verdade, verificando que a questão é da EBSERH então...
Logo, compreende-se como um PONTO FORTE e não oportunidade. Não concordo com gabarito. Oporunidade seria EXTERNO.
Um HU-Ebersh tem como ponto forte qualificação da equipe do hospital, pelo fato de ser hospital-universidade.
-
CERTO.
AMBIENTE INTERNO (controláveis) - pontos fortes e fracos
AMBIENTE EXTERNO (não controláveis) - oportunidades e ameaças
Logo.: O mercado de universidades especializadas em saúde e medicina (AMBIENTE EXTERNO), é uma OPORTUNIDADE para a instituição hospitalar, qualificar sua equipe médica.
Bons estudos.
-
pensei que a criação de um novo Hospital seria uma AMEAÇA e não uma OPORTUNIDADE. errei :(
-
Jesus, Larissa ?!!!!!!!!!?????????
-
A questão não fala sobre criação de novo hospital. Vamos pensar um pouco. Você é concurseiro MPU não é ? Se no mercado houver muitos cursinhos especializados no MPU isso é uma ameaça ou oportunidade p você ? É um oportunidade de se especializar no seu concurso que você vai prestar.
Agora pensa na equipe médica de um hospital. Se no mercado houver universidades especializadas em saúde e medicina, isso é uma ameaça ou oportunidades p essa equipe médica ? Oportunidade... oportunidade de se especializar na área.
-
Gab Certo
A questão fala de universidades especializadas em saúde e medicina, que infere sobre cursos na area de saúde, que nos traz a ideia de oportunidade de aprendizado e crescimento para a equipe do hospital.
Como diria soldado Adenilson: "às vezes o indivíduo está louco na drogas".
-
Gente mas como pode ser uma oportunidade? pq universidade é para formar NOVOS profissionais na área da saúde. Os que estão trabalhando em hospital supõe q é porque já são formados na área, pois não pode exercer a profissão sem sem essa qualificaÇÃO. No meu pensamento seria mais ameaça que oportunidade. Porque estão vindo novos profissionais formados para competir com estes que já estão no mercado. Eu nunca acertaria essa questão.
-
Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.
-
Gabarito - Certo.
Como a existência de universidades especializadas é externa e será utilizada positivamente, trata-se de uma oportunidade.
-
Durante a etapa de diagnóstico estratégico, as organizações podem utilizar a matriz SWOT para identificar as variáveis internas (forças e fraquezas) e variáveis externas (oportunidades e ameaças) que podem afetar o alcance dos objetivos organizacionais.
O enunciado descreve uma situação externa à organização: disponibilidade de universidades especializadas no mercado. Por se tratar de uma variável externa e que afeta positivamente a capacidade da organização de atingir seus objetivos, trata-se de uma oportunidade.
Gabarito: CERTO
-
Essa banca gosta de babadinho. Quem ligou a palavra "oportunidade" com ambiente externo, lascou-se.
-
-
Certo.
Trata-se de um elemento externo, que pode influenciar positivamente a organização. Nesse sentido, se for de interesse da organização, ela poderá aproveitá-lo (ou seja, o hospital poderá aproveitar os cursos para qualificar a sua mão de obra).