-
CORRETO
O exemplo caracterizou a dimensão de esforço chamada de EXECUÇÃO.
Dimensões de esforço:
- Economicidade: está ligada à obtenção e uso dos recursos com o menor custo possível;
- Execução: refere-se à execução dos processos, projetos e planos conforme estabelecido;
- Excelência: refere-se à conformidade a critérios e padrões de qualidade para a realização dos processos, atividades e projetos;
Dimensões de resultado:
- Eficiência: relação entre os produtos e serviços gerados com os insumos utilizados;
- Eficácia: é o atingimento dos objetivos fixados;
- Efetividade: são os impactos gerados pelos resultados obtidos;
-
Errei por entender que o enunciado se tratava de efetividade.
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
Faz todo sentido quando correlacionado com indicadores de esforço e de resultado. Talvez você conheça os indicadores de esforço como drive ou leagging, e os de resultado como outcome ou leading, mas desde que você entenda bem o conceito, poderá chamá-los como preferir.
- Indicadores de Resultado: são para entender como as coisas estão indo. São mais fáceis de medir, geralmente servem para saber se estamos atingindo os objetivos, se a meta foi batida, se a lucratividade está ok, se a assiduidade dos colaboradores está boa, enfim.
- Indicadores de Esforço: são os indicadores que determinam os indicadores de resultados. Se o indicador de resultado é a meta de vendas, o indicador de esforço será o número de ligações / visitas feitas. Se fez poucas ligações e visitas, provavelmente não fechou muitas vendas, justamente porque um interdepende do outro.
A questão é que nos indicadores de esforço eu posso mexer, mas sou escravo do indicador de resultado, pois tudo depende do quanto eu me esforcei. O grande desafio está em encontrar o indicador de esforço certo, mas mesmo que pareça não existir, lembre-se, todo resultado advém de um esforço!
Quando você encontra o indicador de esforço, fica mais fácil focar no processo, ou até explicar para sua equipe o quão importante é que elas tenham o resultado de esforço, pois estará certo que o resultado virá a partir disso.
O grande erro de quem quer emagrecer é estar obcecado em perder peso. Esse é um indicador de resultado! O indicador que essas pessoas devem se preocupar é quantas vezes por semana estão praticando exercícios, quantas horas vem dormindo todas as noites e quantas refeições saudáveis estão fazendo durante o dia. O resultado é a consequência de tudo isso.
Foque no processo, no esforço, em viver saudável e não em ter um resultado saudável. A redução de peso virá através do esforço que você aplicou, assim como você vai bater sua meta de venda, de produtividade ou qualquer que seja.
FONTE: http://www.blogdaqualidade.com.br/voce-conhece-seus-indicadores-de-esforco/
-
Indicadores que mensurem o alcance das iniciativas (para mim isso é efetividade, impacto -> dimensão resultado) e dos planos de ação elaborados para realização de atendimentos em uma unidade de pronto atendimento (aqui ok, execução -> dimensão esforço) caracterizam indicadores de esforço.
Marquei E, assim como o colega Marcelo Franklin, e eu entraria com recurso nessa questão.
***********************************
6ES do Desempenho:
Resultado -> eficiência, eficácia e efetividade
Esforço -> economicidade, execução, excelência
Dimensões de resultado:
- Eficiência: relação entre os produtos e serviços gerados com os insumos utilizados;
- Eficácia: é o atingimento dos objetivos fixados;
- Efetividade: são os impactos gerados pelos resultados obtidos;
Dimensões de esforço:
- Economicidade: está ligada à obtenção e uso dos recursos com o menor custo possível;
- Execução: refere-se à execução dos processos, projetos e planos conforme estabelecido;
- Excelência: refere-se à conformidade a critérios e padrões de qualidade para a realização dos processos, atividades e projetos;
-
Pensei que fosse eficácia... errei! :(
-
se isso não for efetividade, fecha a lojinha e começa de novo
2015
Na construção do mapa de indicadores de gestão de um programa público, o dirigente solicitou à equipe que fossem incluídos indicadores capazes de mensurar as consequências e os impactos da ação para o público-alvo e a sociedade.
Nesse sentido, o dirigente estava referindo-se aos indicadores de:
a) eficiência;
b) execução;
c) excelência;
d) efetividade;
e) economicidade.
-
cadê bibliografia? não conheço nenhum autor que coloque ´´alcance´´ como medida de esforço. Abaixo, seguem as definições do GESPÚBLICA:
Indicador de Esforço: Excelência: conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução;
Indicador de Esforço: Execução: refere-se à realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecidos.
Indicador de Resultado: Efetividade: são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida ao contexto em geral.
Indicador de Resultado: Eficácia: é a quantidade e a qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário.
De acordo com o Gespública, o alcance de iniciativas ou planos de ação está vinculado imediatamente à efetividade e mediatamente à eficácia. Ambos são indicadores de Resultado. Pode ser que o CESPE tenha encontrado um autor aleatório que ninguém conheça, mas com certeza esse não é o gabarito correto.
-
Na minha modesta opinião, trata-se de indicador de resultado (efetividade). Mas...
-
A própria definição do GESPÚBLICA (que foi revogado, diga-se de passagem) traz que o indicador execução está relacionado com a realização de planos de ação!
Efetividade: são os impactos gerados (na sociedade) pelos produtos/serviços, processos ou projetos.
Eficácia: é a quantidade e a qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário (Pode ser entendido também como a realização de todos os objetivos planejados. Você planejou 10 objetivos e cumpriu os 10? Você é eficaz.)
A questão quer saber sobre "alcance das iniciativas e dos planos de ação"... Em momento nenhum a questão falou que queria mensurar o impacto da realização do plano de ação na sociedade (descartando efetividade). Simplesmente quer saber o alcance, a realização desses planos...
-
O que quebrou totalmente a questão foi utilizar "alcance" , não era a melhor palavra , mas realmente podemos interpretar no sentido de "alcançar o que foi planejado" , o que é justamente o indicador Execução - que é executar conforme o planejado = alcançar o planejado.
Se interpretarmos alcance como IMPACTO , totalmente efetividade mesmo.
-
Questão passível de anulação.
Alcance das iniciativas e dos planos de ação elaborados referem-se ao RESULTADO e não ao esforço.
-
- Execução: refere-se à execução dos processos, projetos e planos conforme estabelecido;
- Eficácia: é o atingimento dos objetivos fixados;
- Efetividade: são os impactos gerados pelos resultados obtidos;
Pode ser execução, eficácia ou efetividade, dependendo da interpretação. Questão mau-caráter, totalmente subjetiva.
-
Excelente explicação Angélica
-
ADICIONO ESTA PARTE SOBRE INDICADORES DE DESEMPENHO que encontrei no livro do Paludo e que me auxiliou.
"Portanto, os são indicadores de desempenho que possibilitam identificar e medir aspectos ligados a determinado esforço/desempenho ou resultados. São sinalizadores que traduzem de forma mensurável aspectos de uma realidade, permitindo assim a comparação e a avaliação; podem ser quantitativos ou qualitativos (subjetivos) e medem tanto o desempenho interno operacional como o desempenho externo de resultados.
Indicador -------------------> Interno -------> Mede o Esforço/Desempenho --------------> EFICIÊNCIA
|---------------------> Externo -------> Mede os RESULTADOS -------------> EFICÁCIA e EFETIVIDADE (alcance de objetivos/metas)"
Fonte: Administração Pública. PALUDO, Augustinho. 6ª ed. Editora Método, 2017. Capítulo Gestão por Resultados, pág. 282.
-
Angélica Cunha, MUITO obrigado!!! Deu 10 x 0 no livro de Rennó kkkk
-
Indiquem para comentário, por favor
-
-
Gab: CERTO
Gravei assim: 6 E's do Desempenho.
--> Eu vou ter RESULTADO se eu for Eficiente, Eficaz e Efetivo.
--> Eu vou me ESFORÇAR se eu for Econômico, Excelente e Executivo (execução).
Erros, mandem mensagem :)
-
Gabarito - Certo.
Se os indicadores estão olhando unicamente para os planos de ação dentro da organização, são indicadores de esforços, especificamente na dimensão de “execução”.