SóProvas


ID
2681494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os temas relativos ao planejamento baseado em cenários, aos modelos de gestão estratégica, aos sistemas e indicadores de desempenho e ao BSC (balanced scorecard ), julgue o item que se segue.


Um sistema de mensuração de desempenho equilibrado prioriza a utilização de indicadores de resultados por retratar de maneira mais fidedigna os objetivos alcançados.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    cada indicador tem a sua função seja ele de esforço ou de resultado. Por ex: excelência é indicador de reforço, reflete o grau máximo de qualidade do serviço prestado.

  • Não vejo o item como errado. Vamos aguardar o gabarito definitivo. 

  • Fui pela lógica, se algo é EQUILIBRADO, por que diabos teria que priorizar algo? Não faz sentido.

    Gabarito ERRADO.

  • De acordo com SILVA (1993, pág. 49):

    “... Sistema de Mensuração de Desempenho é necessário para medir o desempenho do negócio e de fábrica em relação às metas e objetivos da organização, ao mesmo tempo em que fornece as informações adequadas para suportar um processo de contínuo aperfeiçoamento”.

    Os autores Kaplan e Norton deixam transparecer diversas vezes ao longo de seus textos que realmente não é uma atividade fácil elaborar a estrutura de um Quadro Equilibrado de Indicadores, não existe uma “receita de bolo”. Cada caso, certamente, sempre será um caso, pois missões, visões, objetivos, estratégias e culturas diferentes de cada organização conduzirão a uma arquitetura diferenciada para um Quadro Equilibrado de Indicadores a ser elaborado sob medida em cada situação encontrada. 

  • Acredito que seja extrapolação dizer que  indicadores podem retratar de maneira fidedigna... Pelo menos foi o que eu estranhei.

  • Um sistema de mensuração de desempenho equilibrado prioriza a [...]


    O termo equilibrado anula o termo priorizar.

  • de indicadores de desempenho.

  • Realmente está errado, haja vista que se ele é equilibrado, não prioriza os indicadores de resultado, e sim busca o equilíbrio entre os indicadores de resultado (eficiência, eficácia e efetividade) e os indicadores de esforço (excelência, economicidade e execução).

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Seria a relação CAUSA E FEITO.

  • Posso estar errada, mas considerei a questão errada por causa dessa parte: retratar de maneira mais fidedigna (?​) 
    Mais fidedigna? em adm isso é muito forte.

  • Um sistema de mensuração de desempenho equilibrado prioriza a utilização de indicadores de resultados por retratar de maneira mais fidedigna os objetivos alcançados.

    -

    Se é um desempenho equilibrado, logo, não existem priorizações, mas sim um balanceamento na utilização dos indicadores de resultados, no intuito de se ter uma mensuração próxima àquilo que está servindo de parâmetro. 

    -

    Questão: Incorreta.

  • ERRADO.

    Acertei pensando justamente no que significa nome da ferramenta BSC (Placar de desempenho EQUILIBRADO).

  • Cade o comentario do professor do QC???? 

  • Um sistema de mensuração de desempenho equilibrado prioriza a utilização de indicadores de resultados por retratar de maneira mais fidedigna os objetivos alcançadosResposta: Errado.

     

    Comentário: os 6ES de desempenho na qualidade dividem-se em dimensão de esforço (execução, excelência e economicidade) e dimensão de resultado (eficiência, eficácia e efetividade). Alcançar os resultados pretendidos (iniciativas e planos de ação) caracteriza o critério “execução”.

  • ERRADO.

    Se é equilibrado não vai priorizar nada.

  • Só se chega ao resultado com o devido esforço. Se eu priorizar um em detrimento do outro, a  mensuração do desempenho não será equilibrada.

  • Gabarito: errado

     

    Prioriza os resultados, os indicadores de resultados (as ferramentas) são usados para mensurar esses resultados.

  • Indicador de desempenho é uma coisa e indicador de resultados outra.


    Resposta errada.

  • Pessoal, vejam....


    Uma META é o desdobramento de um OBJETIVO

    EX:

         Objetivo: passar num concurso. (AMPLO)

         Meta: passar num concurso nos próximos 12 meses (deve-se fornecer dados para futura mensuração.)


    O objetivo é apenas UM. O que se desdobra são as metas!


    O certo seria:


    Um sistema de mensuração de desempenho equilibrado prioriza a utilização de indicadores de resultados por retratar de maneira mais fidedigna AS METAS alcançadas.

  •  BSC trabalha com dois tipos de indicadores:  os indicadores de tendência seriam quantos cursos cada técnico realizou ou quantas aulas foram assistidas em total. Já os indicadores de resultado poderiam ser a quantidade de reclamações por problemas técnicos ou o índice de satisfação dos clientes após a compra.

    Portanto, optando por esses dois modelos de indicadores, todos os resultados da implementação, diretos ou indiretos, estão sendo avaliados. 

    Então, quanto mais equilibrado for a relação número de indicadores de resultados vs. número de indicadores de tendência, melhores serão os resultados alcançados com a metodologia Balanced ScoreCard.

  • Está, de fato, errado.

    Vejam. O enunciado disse para considerar várias coisas. Dentre eles, o BSC (balanced scorecard). Sabemos, amplamente, que este não tem apenas uma, mas várias perspectivas. Vejam:

     

    [CESPE TCE-PA 2016 Q679079] O BSC é um instrumento integrado à estratégia organizacional embasado em indicadores referentes às perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento. [CERTO]

     

    Nesse ponto, as bancas adoram dizer (principalmente a FCC e a CESPE), que será priorizado apenas uma perspectiva ou que a perspectiva financeira sobrepuja as demais ou que existe uma hierarquia entre as perspectivas. Vejam como elas fazem isso:

     

    [CESPE ABIN 2010 Q110718] Uma organização que adota o BSC opta por um modelo de gestão composto, exclusivamente, de medidas financeiras articuladas com a estratégia organizacional de longo prazo.[ERRADO]

     

    Sempre que no enunciado citar o BSC e dentre os itens colocar o termo "priorizar", "hierarquia", vai estar errado.

    Outrossim, se dentre os itens, houver um com os termos "harmonia", "equilíbrio", "atuando em conjunto", "abrangente", estará certa. Veja:

    [CESPE STJ 2015 Q560367] A utilização do BSC proporciona uma visão mais abrangente do desempenho da empresa, ao apresentar medidas financeiras e não financeiras que devem ser analisadas de forma combinada. [CERTO]

     

    A redação corrigida seria:

    Um sistema de mensuração de desempenho equilibrado considera a utilização de indicadores de resultados por retratar de maneira mais fidedigna os objetivos alcançados.

  • Desempenho= esforços+resultados

    Ou, dito de outro modo, desempenho é resultado dos esforços realizados que levam a um determinado resultado.

    Logo, quando a questão fala em priorizar indicadores de resultado (eficiência, eficácia e efetividade), esquece-se de que há indicadores de esforços (economicidade, excelência e execução).

    Obs: Só pensei dessa forma depois de ter errado a questão.

  • Gabarito - Errado.

    Um sistema de medição de desempenho, para ser equilibrado, deve considerar tanto indicadores de resultado quanto de esforços!

  • Não se deve PRIORIZAR os indicadores ou dimensões de resultados (eficiência, eficácia e efetividade), mas também os indicadores de esforços, como economicidade, execução e excelência).

    ECONOMICIDADE = uso dos recursos com menor ônus possível

    EXECUÇÃO = ações empreendidas conforme estabelecido

    EXCELÊNCIA = padrões de qualidade

  • Os indicadores medem desempenho - esforços empreendidos na direção de resultados a serem alcançados - e as informações sobre desempenho são essencialmente comparativas.

    Desempenho = esforços + resultados

    Fonte: Prof. Elisabete Moreira

  • Errado. Mas vale salientar que para o Estado a dimensão de resultado efetividade tem prioridade sobre as demais, pois está diretamente relacionada a sua missão. Fonte: livro da professora Elisabete Moreira, pag182
  • O erro da questão reside na contradição de mencionar o “desempenho equilibrado” com a priorização de um indicador de desempenho (se tenho ou desejo equilíbrio, não devo priorizar algo...). Senão, vejamos:

     

    De acordo com Kaplan e Norton (1992), citados por De Mario (2015), o Balanced Scorecard (BSC) é um instrumento de gestão que fornece uma visão global e integrada do desempenho das áreas críticas do negócio.

     

    A aplicação do BSC nas organizações objetiva melhorar a MEDIÇÃO e a AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO, considerando além da perspectiva financeira, três outras perspectivas não financeiras denominadas clientes, processos internos e aprendizagem e desenvolvimento, que funcionam de maneira EQUILIBRADAculminando a partir daí o termo Balanced. O termo Scorecard é utilizado para designar como se quantifica o desempenho por meio de indicadores.

     

    Além disso, acerca dos Indicadores de Desempenho, Uchoa (2013) afirma que um sistema de medição de desempenho institucional precisa ser Abrangente e Balanceado (EQUILIBRADO).

     

    Sendo assim, um sistema de medição que possui apenas indicadores de esforço reflete falta de objetividade, maior preocupação com os meios que com os resultados.

     

    Um sistema de medição que possui apenas indicadores de resultados reflete falta de conexão entre a estratégia, os meios e os resultados.

     

    Referências bibliográficas:

     

    DE MARIO, F. A. Modelo de mensuração de indicadores de desempenho profissional de colaboradores com base no balanced scorecard. In: Revista Analecta. Guarapuava – PR: UNICENTRO, 2015.

     

    UCHOA, C. E. Elaboração de indicadores de desempenho institucional. Brasília – DF: Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, 2013.

  • Questão de Português na verdade. Se o objetivo é EQUILIBRAR, não se pode falar em PRIORIZAR NADA