-
Utilizando-se a metodologia BSC, o objetivo estratégico de uma empresa que estabeleça “Ser o principal agente de saúde da classe C” deve ser representando na perspectiva financeira. ❌
COMENTÁRIO:
"Ser o principal agente de saúde da classe C" deve ser representando na perspectiva do cliente.
✔️ A PERSPECTIVA DO CLIENTE é como a organização é vista pelo cliente e como atendê-lo da melhor forma possível. Verifica se os serviços prestados estão de acordo com a missão da empresa.
✔️ A PERSPECTIVA FINANCEIRA é como a organizaão é vista pelos acionistas, proprietários e investidores.
-
O Balanced Scorecard é tido como a ferramenta ideal, pela sua capacidade de integrar as ações Estratégicas, Operacionais e Organizacionais de uma empresa, possibilitando simultaneamente a definição das estratégias empresariais, a gestão do negócio, o gerenciamento dos serviços e o foco total na qualidade.
--> Sua principais dimensões são:
Perspectiva dos Clientes: O intuito aqui é acompanhar de maneira clara como a empresa está entregando valor para seus clientes, utilizando-se indicadores de satisfação e resultados (como pesquisas) e sempre se levando em consideração o prazo, a qualidade, o custo e o desempenho dos produtos ou serviços.
Perspectiva dos Processos: Consiste em identificar e mapear os processos essenciais para a realização dos objetivos da empresa, implementando sobre eles a gestão de melhoria contínua.
Perspectiva do Crescimento: Visa garantir o crescimento da empresa a médio e em longo prazo, através de investimentos em equipamentos, em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços e em capacitação dos recursos humanos.
Perspectiva Financeira: Nesta dimensão, os principais objetivos são garantir retorno aos investimentos efetuados no negócio, gerenciar adequadamente os riscos envolvidos no negócio e aprimorar continuamente tanto a Governança Corporativa como a Governança de TI.
http://www.venki.com.br/blog/o-que-e-balanced-scorecard/
-
Se a empresa foca em ser a "principal agente de saúde da classe C", a perspectiva mais importante é a do cliente.
-
Aprendizado e Crescimento (essência - ativos intangíveis):
- Gestão de pessoas
- Cultura e Clima
- Liderança
Processos Internos (excelência profissional):
- Gestão de Operações
- Produtividade
- Qualidade
Cliente (valor ao cliente):
- Satisfação
- Captação de clientes
- Retenção de clientes
Financeira (valor aos shareholders e stakeholders):
- Faturamento
- Valor agregado
- Lucratividade
-
ERRADO
-
ERRADO
Perspectiva do CLIENTE !
Perspectiva dos clientes e do mercado, na qual se procura responder à questão: “Como nossos clientes nos veem?’’
Verifica-se que essa abordagem está focada nos usuários ou clientes da empresa.
A preocupação com os clientes tende a enquadrar-se em quatro categorias:
•tempo para atendimento das necessidades – ou mesmo expectativas – dos clientes;
•qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa ao mercado e aos clientes;
•desempenho e validade dos produtos e serviços; e
•custos dos produtos e serviços.
Fonte: Djalma
-
ERRADO.
Acertei a questão, considerando o fator "nível de serviços agregados à sociedade", dentro da perspectiva "cliente".
-
BSC - Balanced Score Card - em 3 minutos.
https://www.youtube.com/watch?v=R9Y3R4tuKzc
GABARITO ERRADO.
-
ERRADO.
Perspectiva do cliente!
-
ERRADO
Perspectiva dos clientes – nesse ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Essa perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que permitirão atingir resultados superiores no futuro.
Fonte: Rodrigo Rennó, 2013.
-
Como aqui é um fórum de discussão, acho que vale a pena comentar quando há discordâncias não é mesmo.
Respeito a opinião dos colegas que colocaram perspectiva do cliente, mas acredito que a frase "Ser o principal agente de saúde da classe C" está mais relacionada à visão da empresa. E a missão e visão são as premissas básicas para a construção do BSC, não relacionadas a nenhuma perspectiva diretamente.
Na minha opinião, esse é o erro da questão.
-
Perspectiva dos Processos: Consiste em identificar e mapear os processos essenciais para a realização dos objetivos da empresa, implementando sobre eles a gestão de melhoria contínua
-
Quando a Jordana aparece a gente nem precisa de professor.
-
Associei foi a visão da empresa e não a perspectiva nenhuma..
-
✿ Perspectiva dos clientes – nesse ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Essa perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que permitirão atingir resultados superiores no futuro.
-
Colegas! isso é uma visão e não um objetivo estratégico!
-
O BSC nao é uma ferramenta para fazer planejamento estratégico, e sim para medir e equilibrar os planos estratégicos; desde o estrategico ao operacional.
-
Utilizando-se a metodologia BSC, o VISÃO estratégica de uma empresa que estabeleça “Ser o principal agente de saúde da classe C” deve ser representando na perspectiva financeira.
Não é financeira.
FINANCEIRA:
-Lucratividade
- Faturamento
- Valor agregado
Tá mais para PROCESSOS INTERNOS na modalidade : novos processos, por ser ainda uma visão
-
ERRADA.
A questão está errada porque “Ser o principal agente de saúde da classe C” não se trata de perspectiva financeira, mas sim do cliente, ou seja, como os clientes veem a empresa.
PERSPECTIVA CLIENTE: tem a ver com imagem reputação,
FONTE: Cristiana Duran, Gestão de pessoas 2º edição.
-
“Ser o principal agende de saúde da classe C” é um objetivo relacionado à participação de mercado. Em termos mais simples significa dizer a que cliente a organização precisa atender.
Os objetivos e indicadores relacionados à participação de mercado enquadram-se na perspectiva de clientes. Por oportuno, vamos relembrar os indicadores usados na perspectiva de clientes, segundo Norton e Kaplan:
-Participação de mercado
-Retenção de clientes
-Captação de clientes
-Satisfação de clientes
-Lucratividade de clientes *
-Relacionamento com os clientes
-Imagem e reputação
-Atributos dos produtos/serviços (preço, modernidade e qualidade)
*A lucratividade de clientes pode ser um indicador tanto da perspectiva do cliente quanto da perspectiva financeira.
Gabarito: Errado
-
-
Melhorar seus processos internos
-
GABARITO: ERRADO
ACRESCENTANDO:
Rodrigo Rennó:
Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta balanced scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não-financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas. Até pouco tempo atrás, os únicos indicadores utilizados eram os financeiros. Desta forma, os gestores mediam a situação de uma organização de acordo com um só ponto de vista: sua capacidade financeira. Entretanto, indicadores como o retorno sobre o investimento, liquidez e margem líquida sobre vendas são importantes, mas só contam um "lado da estória". Para os autores, os indicadores financeiros contam os fatos passados, mas são inadequados para avaliar o desempenho de empresas que buscam criar valor através no investimento em clientes, fornecedores, empregados, processos, tecnologia e inovação. Desta forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro. Neste modelo existem quatro perspectivas: financeira (I), clientes (III), processos internos (II) e aprendizado e conhecimento (IV).
BSC --> Visa avaliar o desempenho organizacional, integrando indicadores financeiros e não financeiros.
Tendo seus objetivos dispostos em 4 perspectivas integradas:
--> FINANCEIRA ==========> engloba indicadores e medidas contábeis e financeiras.
--> CLIENTES ============> composto por propostas de valor criadas aos clientes e mercado em que atua.
--> PROCESSOS INTERNOS ===> objetiva a identificação de processos críticos e formas de aprimorar o desempenho organizacional.
--> APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO => envolve as atividades que dão suporte ao alcance dos objetivos da organização.