-
GABARITO: c
O Ciclo PDCA ou Ciclo de Deming é ferramenta originada na escola da qualidade, é utilizado como modelo de planejamento e implementação de soluções de aprimoramento contínuo em qualquer área. (CESPE/PRF/2012)
O ciclo é composto por 4 fases cíclicas:
- Plan (planejar): estabelecer planos de ação
- Do (fazer): execução dos planos
- Check (controle): verificar atingimento de metas; acompanhar indicadores
- Act (ação): ação corretiva do insucesso; padronizar e treinar no sucesso.
OUTRAS QUESTÕES:
✔️ Entre os fundamentos do modelo de excelência gerencial inclui-se a compreensão das relações de interdependência entre os diversos componentes da organização, sendo o ciclo PDCA utilizado como ferramenta de auxílio para o aprimoramento contínuo desse modelo.
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: MPU
-
CERTO
A observação dos resultados alcançados é feita na etapa de controle e as ações corretivas são feitas na última etapa, se necessário.
• Plan (planejamento): estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessárias para atingir os resultados.
• Do (execução): realizar, executar as atividades.
• Check (verificação): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.
• Act (ação): Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.
Rodrigo Rennó, 2013.
-
CERTO
Possibilita a observação dos resultados alcançados: Checagem dos resultados (Check)( Terceira etapa do ciclo PDCA)
Aqui os resultados obtidos pelas ações executadas na fase anterior são verificados. É fundamental que sejam utilizados os métodos adequados de verificação para evitar erros e consumo exagerado de recursos, em especial, do tempo.
Execução de ações corretivas, caso necessário: Agir corretivamente (Act) ( Quarta etapa do ciclo PDCA)
Com base nas verificações ocorridas na fase anterior, são realizadas as ações corretivas necessárias sobre o processo considerado.
Ao finalizar esta fase, inicia-se um novo ciclo através da fase de planejamento, constituindo a circularidade do Ciclo PDCA.
O Ciclo PDCA consiste em uma sequência de quatro funções básicas que devem ser repetidas continuamente:
1. Planejar (Plan)
2. Executar (Do)
3. Checar / Verificar os resultados (Check)
4. Agir / atuar corretivamente (Act ou Action ou Adjust)
-
Tem que ter o envolvimento de todos
-
GABARITO ERRADO . - Questão solicita conhecimento CICLO PDCA
Planejar Estabelecer os objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com o projetado (objetivos ou metas). Ao estabelecer expectativas de resultado, a integridade e precisão da especificação também é uma parte da melhoria almejada. Quando possível começar em pequena escala para testar os possíveis efeitos.
Consiste no estabelecimento de objetivos e de processos fundamentais para garantir os resultados, conforme o que se espera atingir em termos de metas para a organização. Para Vieira Filho [3] “definidas as metas, deve-se definir os métodos para atingi-las. Nesta etapa, também são definidos os procedimentos que serão seguidos para a obtenção das metas.”
Desenvolver/Executar/ Dirigir Implementar o plano, executar o processo, fazer o produto. Coletar dados para mapeamento e análise dos próximos passos "Checar" e "Ajustar". Portanto esta etapa gera muito cuidado pois pode não ser a causa raiz.
Definida como a etapa executiva da metodologia PDCA, deve-se executar todos e cada um dos processos. Antes de iniciar a fase de execução é necessário educar e treinar todos os envolvidos no processo para garantir que todos estejam comprometidos e tudo saia conforme o planejamento realizado na etapa anterior. “Todos os envolvidos são treinados em procedimentos que tem como base as metas estabelecidas, realizam as atividades e colhem dados.”[4]
Conferir/Checar/Verificar Estudar o resultado (medido e coletado no passo anterior “Desenvolver”) e compará-lo em relação aos resultados esperados (objetivos estabelecidos no passo “PLANEJAR”) para determinar quaisquer diferenças. Procurar por desvios principalmente na aplicação do plano e também olhar para a adequação e abrangência do plano permite a execução do próximo passo, ou seja, "AGIR". Traçar dados pode fazer isso muito mais fácil para ver as tendências ao longo de vários ciclos de PDCA e assim converter os dados coletados em informação. Informação é o que você precisa para a próxima etapa "Ajustar".
Alavancar/Ajustar/Atuar/Agir Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto. Quando uma passagem por estes quatro passos não resultar na necessidade de alguma melhora, o método ao qual o PDCA é aplicado pode ser refinado com maiores detalhe na iteração seguinte do ciclo, ou a atenção deve ser colocada de uma forma diferente em alguma fase do processo. O plano PDCA quando aplicado junto ao Sistema de Gestão da Qualidade pode implementar ações para atingir a melhoria contínua, assegurar a operação e controle dos processos produtivos. No sistema de Gestão da Qualidade podemos encontrar não conformidades nos processos,para tratar a não conformidade utilizamos o plano PDCA.
-
Ciclo PDCA (de Deming) => PLANEJAR(PLAN), EXECUTAR(DO), VERIFICAR(CHEK), AGIR(ACT)
>>> O P compreende o estabelecimento de objetivos/metas e métodos para o trabalho.
>>> O D é a própria execução, mas não sem antes treinar as pessoas no método.
>>> O C é avaliar se o método utilizado atingiu o resultado planejado.
>>> O A é agir corretivamente, resolvendo problemas.
GALERA, NÃO CONFUNDIR COM O PODC DA ESCOLA NEOCLÁSSICA...
PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar), respectivamente. Estas são funções da Administração para a escola neoclássica, enquanto que o CICLO PDCA de DEMING é um programa de gestão de qualidade.
-
CERTO.
-
Gabarito - Certo.
O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) permite verificar os resultados obtidos com base na verificação (check) e tomar ações corretivas (act), se for necessário.
-
-
GABARITO: CERTO
O CICLO DE DEMING OU PDCA
" O ciclo de Deming (ou de Shewart, seu criador) ou, como é mais conhecido, PDCA, é uma ferramenta na busca da melhoria contínua, do Kaizen. O objetivo da ferramenta é simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar desse processo e melhorar a qualidade da organização.
É chamado de ciclo, pois não deve nunca terminar, sendo seu processo sempre reiniciado. Os resultados de uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da próxima passagem. (...)"
" As etapas do PDCA são as seguintes:
Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.
Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.
Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.
Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer.
Um dos objetivos do PDCA é, portanto, aumentar a previsibilidade nos processos organizacionais e aumentar a chance de sucesso da empresa. Essa previsibilidade ocorre pela padronização dos processos de sucesso."
FONTE: Administração Geral para Concursos – Rodrigo Rennó, 2013