SóProvas


ID
2681542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue o item a seguir.


O surgimento do capitalismo e da democracia estabeleceu uma distinção clara entre res publica e bens privados.

Alternativas
Comentários
  • errei porque a questão mencionou "Acerca da evolução da administração pública no Brasil após 1930"

     

    Democracia: sistema político  e respublica é " coisa do povo"

    Capitalismo :sistema econômico. legitimidade de bens privados, visa lucro e acumuluação de capital.

     

    A Petrobrás é o do POVO Brasileiro!

     

  • QUESTÃO CORRETA !!!

    No momento que o CAPITALISMO e a DEMOCRACIA se tornam dominantes, o mercado e a sociedade civil passam a se distinguir do Estado, e o patrimonialismo torna-se inaceitável, havendo, portanto, a distinção clara entre res publica e bens privados.

  • Certo (teoricamente...)

     

    Fui pensar na realidade e errei... na próxima eu acerto. ^^

  • O Capitalismo surgiu em 1930?

  • Ainda não concordo com "O SURGIMENTO DO CAPITALISMO"...

  • TA ERRADÍSSIMA. Isso é o que ocorreu do Patrimonialismo para a Burocracia. Questão deveria ser anulada, rasgada, queimada.

  • Quem ainda nao entendeu, por favor, ler a obra de Weber: "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo"

  •  

    Segundo Bresser Pereira: " A característica que definia  o governo das sociedades pré-capitalistas e pré-democráticas era a privatização do Estado, ou a interpermeabilidade dos patrimônios público e privado..."

  • A democracia amarra a questão, pois não é possível patrimonialismo na democracia (por isso, não podemos afirmar que o Brasil é realmente um país democrático...rs).

  • Em algumas questões, o comando geral (lá em cima) não importa, em outras, é importante. Aí fica complicado... :/

  • no brasil, tudo começou com a ditadura de Vargas. Onde entra a democracia?? Questão muito vaga, não curti!

  • Resolvi dar uma força. Essa questão estará na próxima edição do meu livro. Bons estudos!

    Comentários: A questão é, ao menos, um pouco problemática. O preâmbulo do enunciado remete à administração pública no Brasil, após 1930. Mas a assertiva remete ao “surgimento do capitalismo e da democracia”. Temos que contextualizar que, ao que se infere, trata-se do surgimento de tais fenômenos sociais e econômicos no Brasil.

    Até 1930 – o primeiro governo Getúlio Vargas – o Brasil apresenta-se como um país pré-capitalista com relações semifeudais, fortemente baseado na economia agrária cafeeira. A política de industrialização (âmago do capitalismo industrial, por óbvio) é levada a cabo, de forma pioneira, no governo de Vargas. Da mesma sorte, o início da democracia brasileira é remetido à revolução de 1930, em face do término da República Velha com a derrubada do então presidente Washington Luís.

    O capitalismo industrial suscita o protagonismo econômico do segundo setor, que passa a se descolar do estado, trazendo novos contornos aos conceitos de bens privados e bens de produção. A democracia, por sua vez, impinge a mitigação do autoritarismo do “príncipe” (governante), promovendo a devida segregação entre as coisas privadas e as coisas do públicas (res publica).

    Gabarito: Correto.

    Renato Fenili

  • Essa frase foi copiada do livro: AFO - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 3a ED, na página 8. (pesquisei no google).

     

  • Hhhhhmmm, eu entendi a dúvida do pessoal, mas ainda assim considero o item certo. No enuciado se fala "após 1930", mas não especifica qual período exatamente depois dessa data, logo, a análise da evolução da administração pública é geral e abstrata e pode ser em qualquer época após 1930, não se limitando ao período burocrático originado na era Vargas, portanto item Certo.

  • '' Com o surgimento do capitalismo e da democracia, estabeleceu-se uma distinção clara entre a res publica e bens privados. A democracia e a Administração Pública burocrática emergiram como as principais instituições que visavam a proteger o patrimônio contra a privatização do Estado. Democracia é o instrumento político que protege os direitos civis contra a tirania, que assegura os direitos sociais contra a exploração e que afirma os direitos públicos em oposição ao rent-seeking (busca, investigação, pesquisa).''

     

    Fonte: Administração Financeira e Orçamentária, Sergio Jund.

  • surgimento do capitalismo  e da democracia = capitalismo + democracia  ->   distinção clara entre res publica e bens privados.

  • Capitalismo surgiu no séc. XVIII com a Revolução Industrial. O patrimonialismo (a coisa pública e a privada) no Brasil foi predominante até a década de 30. Então como é que o surgimento do capitalismo e da democracia estabeleceu uma distinção clara entre res publica e bens privados, se o patrimonialismo foi dominante até a década de 30?

  • Não foi a reforma burocrática que fez essa distinção?

  • O Capitalismo surgiu em 1930? (2)

  • O capitalismo surgiu na Inglaterra, no tempo da Revolução industrial, muito antes de 1930.

    Em 1930 o Brasil passava pela ditadura de Vargas. (Depende de quem fez essa acertíva, alguns podem achar que a era Vargas foi democrática)

  • Em 14/09/2018, às 11:13:58, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 21/08/2018, às 11:05:53, você respondeu a opção E.Errada!

    Desde 1930 tentando aprender e errando contigo cespe.

  • SOBRE A BUROCRACIA E O CAPITALISMO:

    Weber estudou a burocracia. Para ele o capitalismo, a burocracia e a ciência moderna eram 3 formas de racionalidade. Ele observou que estas 3 formas de racionalidade foram desenvolvidas em sociedades que haviam sofrido a Reforma Protestante. O catolicismo pregava o lucro como pecado. "É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus". O Protestantismo quebrou essa regra, uma vez que o lucro era fruto do trabalho, mas condenava  o consumo em bens materiais, de vaidade. Então os lucros do trabalho nessas sociedades eram reaplicados nas empresas, o que fez com que as mesmas crescessem, contribuindo para a ascensão do CAPITALISMO. As empresas eram privadas, não havendo a mistura da res publica e bens privados, como ocorria no patrimonialismo. As empresas também passaram a existir com base na organização racional do trabalho.

    Por isso a burocracia é ligada ao capitalismo e à reforma religiosa. 

  • Bem viajada essa afirmação aí... como dito abaixo, poderiam ter redigido melhor o texto, pois do jeito que está a afirmativa pode ser considerada certa ou errada, a depender do humor da banca

  • ADOCAO DO MODELO BUROCRATICO SE DEVE A EMERGENCIA DO CAPITALISMO E DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA BRASILEIRA , CONSTITUINDO UMA PASSAGEM DO BRASIL AGRARIO PARA O IDUSTRIAL    , A BUROCRACIA  estabeleceu uma distinção clara entre res publica e bens privados. 


    DEMOCRACIA ???  

  • A democracia e a administração visava proteger  o patrimônio público contra a privatização do Estado. 

  • Essa questão não tem lógica... Posso fazer mil vezes e mil vezes vou errar...

    Aprendo na teoria e desaprendo com a Cespe

  • 1930 a 1960 - O Brasil se tornou um Estado Democrático (Estado Novo). É o período da Burocracia (Getúlio Vargas). Após o governo de Getúlio Vargas surge o Estado Desenvolvimentista. A redação da questão está correta. Ela relaciona Capitalismo e Democracia no perído em que o Brasil deixa de ser Patrimonialista e se torna um Estado Democrático, onde passará a haver distinção da coisa pública e dos bens privados.

  • Tem questão que o CESPE a torna muito subjetiva (questão dificil), sugiro que leiam o comentario da SUPER CONCURSEIRA.

  • "A Petrobrás é o do POVO Brasileiro!"
    hahahahahaha, é sempre bom dá umas risadas p/ se desestressar um pouco na hora dos estudos.

  • O capitalismo surgiu quando surgiu a primeira troca voluntária entre indivíduos.

  • Não concordo.

    Afinal, a burocracia veio como uma forma de superar o patrimonialismo, que é a mistura entre a coisa pública e o privado. Ou seja, o capitalismo não tem muito a ver com isso.

  • A criação do DASP por Getúlio Vargas na década de 30 teve, como objetivo primordial, a substituição do modelo patrimonialista pela administração burocrática no Brasil.

    Vale destacar, que a criação do DASP deve ser vista, assim, como uma exigência da entrada do Estado brasileiro em uma nova era de industrialização e de desenvolvimento capitalista.

    O Estado deveria ser mais eficiente e imparcial em seu papel de incentivar e conduzir o crescimento econômico e na oferta de novos serviços e direitos aos trabalhadores urbanos, que seriam a base política do governo Getúlio Vargas.

    #PCDF

  • Discordo do gabarito da questão. Há três fases do capitalismo: o familiar, o burocrático e o flexível, sendo que na primeira fase não havia distinção entre a coisa pública e a privada.

  • CERTO

    BORA COLOCAR O GABARITO GALERA