SóProvas


ID
2681725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O objetivo da comunicação voltada para o desenvolvimento é estimular a mudança de comportamento da população com vistas à adoção de modelos comportamentais de estilos de vida saudáveis. A promoção da saúde seria alcançada pela informação divulgada nos canais corretos e com a mensagem adequada a determinado público. Essa comunicação reforçaria condutas e hábitos saudáveis e a diminuição de comportamentos de risco.

BRASIL Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Relatório de pesquisa: gestão da saúde aplicada à vigilância em saúde: a percepção dos gestores Brasília: Ministério da Saúde, 2008 (com adaptações)

Acerca da comunicação interna e externa, julgue o próximo item.


Ao produzir notícias para colaboradores, as organizações devem compartilhar o máximo de informações possível para exprimir uma imagem de transparência institucional.

Alternativas
Comentários
  • Penso que o erro pode estar no trecho "compartilhar o máximo de informações possível". Pesquisando, encontrei: 


    "Incentive a comunicação clara e acessível
     

    Simplicidade nos diálogos é requisito básico na comunicação interna. Não importa se uma mensagem vem de cima para baixo ou entre diferentes departamentos, ela precisa ser compreendida por todos os destinatários. E, para isso acontecer, é importante que cada um conheça bem o perfil de quem receberá a informação. O responsável pelo setor financeiro precisa evitar ao máximo uma linguagem técnica quando for se comunicar com alguém do marketing, por exemplo. Quando um chefe faz um pedido para um novo funcionário ou um estagiário, ele não pode deixar sua posição hierárquica ou a diferença de instrução prevalecerem na mensagem. Nesses dois exemplos, é fundamental imprimir uma abordagem mais explicativa para evitar ruídos e erros nas tarefas demandadas."

  • compartilhar o máximo de informações possível para exprimir uma imagem de transparência institucional. São colaboradores, eles precisam de transparência. Confesso que ainda não entendi a questão.

  • Acredito que a organização deve sim ser o mais transparente possível, porém, não deve "sair noticiando ou publicando tudo". Isso ocorre, porque a notícia institucional reflete o caráter intencional e negociado, na qual, há momentos que a organização tem interesse em dar a notícia, conquistar a opinião pública e aumentar a visibilidade, porém há outros em que a organização prefere evitar certas pautas, principalmente com relação a informações sigilosas ou que possam afetar a imagem da instituição perante o público.

    Creio que o erro desta questão só pode mesmo mesmo ser justificado pelo conceito de notícia institucional, definido no capítulo do livro do Jorge Duarte.

  • Ao produzir notícias para colaboradores, as organizações devem compartilhar o máximo de informações possível para exprimir uma imagem de transparência institucional.

    Embora as organizações precisem ser honestas, éticas e transparentes com seus colaboradores, elas não devem sair compartilhando o maior número possível de informações, porque existem informações de caráter sigiloso, por exemplo, que ainda não devem ser divulgadas. Além disso, as publicações empresariais seguem a lógica da notícia institucional, na qual, nem tudo é divulgado, conforme explicitei no comentário abaixo.