SóProvas


ID
268216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à análise tipológica de documentos de arquivo, julgue
os itens que se seguem.

O princípio da cumulatividade é um dos princípios fundamentais que rege a organização dos arquivos e serve de base à análise tipológica dos documentos arquivísticos.

Alternativas
Comentários
  • Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:
    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
    "Tudo posso naquele que me fortalece".
  • Resposta: (Certo)
    A análise tipológica dos documentos pressupõe conhecimento dos princípios arquivísticos: a estrutura orgânico-funcional da instituição; as reorganizações; o fluxo de informação; as funções/atividades definidas por lei e as atípicas.
    Princípio da Cumulatividade ou Naturalidade: Os arquivos são uma formação progressiva, natural e orgânica acumulados naturalmente em razão dos objetivos e/ou atividades da organização.
    Fonte: Aqui!
  • Correta.

    Complementando...

    "Princípio da Cumulatividade: este princípio afirma que os arquivos são uma formação progressiva, natural e orgânica. Diferente da biblioteca e de outros órgãos de documentação, em que a cumulação de documentos se dá de forma gradativa (com a aquisição dos documentos por compra, permuta ou doação), o arquivo acumula seus documentos conforme seu produtor realiza suas atividades. Os documentos de arquivo são, então, um produto imediato, natural e direto dessas atividades." 


  • GABARITO CERTO

     

    Belotto elenca 4 princípios arquivísticos que devem estar presentes na análise tipológica:

     

    - Organicidade

    - Proveniência

    - Unicidade

    - Indivisibilidade

     

    A cumulatividade não está no rol explicitamente, mas a ideia da formação progressiva do arquivo pode ser considerada como um princípio atuante na análise tipológica.

     

    FONTE: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/assets/publicacao/anexo/como_fazer_analise_diplomatica_e_analise_tipologica.pdf