SóProvas


ID
2682583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um incêndio ocorreu em uma fábrica têxtil de determinado município. O corpo de bombeiros, que foi acionado para combater as chamas no local, informou que o fogo atingiu um grande galpão, tendo destruído grande quantidade de malhas estocadas em um depósito e de produtos químicos que estavam estocados em um segundo depósito. Nesse evento, foram necessários 80 mil litros de água e três caminhões para conter as chamas e fazer o rescaldo do local.

Acerca dessa situação hipotética e de aspectos diversos relacionados ao combate a incêndios, julgue o próximo item.


Na hipótese considerada, caso o fogo tivesse sido desencadeado por curto circuito no sistema elétrico de aquecimento de uma máquina, teria sido recomendável iniciar o combate às chamas com extintor à base de espuma pressurizada.

Alternativas
Comentários
  • Extintor com gás carbônico -  CLASSE C - ENERGIZADOS. 

  • Gabarito ERRADO

  • Espuma faria um bom estrago em um HD de um computador em chamas.

  • Pessoal, deve-se observar qual a matéria prima principal no fato. No caso em tela o foco pode ser qualquer motivo, porém, a quastão fala em material de classe A. Sendo assim, a unidade extintora é Água.

    Caso o fato ocorrece no local de armazenamento de tintas e solventes a recomendação seria com outra unidade extintora. 

  • Devemos nos atentar para duas coisas:

    1 - Fogo desencadeado por curto circuito no sistema elétrico de aquecimento de uma máquina, logo, utilizar espuma pressurizada (ou água) não é o corretoa não ser que a rede elétrica tenha sido totalmente desligada, pois assim se enquadraria com incêndio classe A.

    2 - "teria sido recomendável iniciar o combate às chamas com extintor à base de espuma pressurizada". ERRADO, o mais indicado, nesse caso, seria iniciar utilizando extintor classe C. de preferência CO2.