SóProvas


ID
2682958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte.


Para a teoria behaviorista, os eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo não devem ser levados em consideração, uma vez que não auxiliam o professor a resolver os múltiplos problemas de sala de aula.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão esteja errada, pois para Skinner o que interessa são os comportamentos observáveis, ou seja, o que ocorre na mente do indivíduo não é objeto de estudo.

  • Também acredito que a questão esteja errada, pois no Behaviorismo de Skinner  o que se passa na mente não é relevante. O que importa é o comportamento, por isso há a ideia de reforços positivos e negativos. 

     

    Ou seja, o gabarito deveria estar CERTO.  Se mais alguém puder auxiliar vai que ne......?

  • O indivíduo emite comportamentos em nível operante (EVENTOS INTERNOS) e estes sofrem influencias das consequências deste comportamento (REFORÇO). Quando as consequências de um comportamento acontecem de acordo com o desejado, esta retroagem sobre o comportamento aumentando a probabilidade de ocorrências; se esta sequência persistir, estará se formando um hábito (LA ROSA 2003). O aluno fica conversando durante a aula (comportamento operante) e o professor lhe dá atenção (reforço), estará condicionando este aluno a falar. Em função do que foi exposto pode-se compreender o primeiro princípio do condicionamento operante: todos aqueles comportamentos que os alunos emitem e que pretendemos mantê-los devemos então reforçá-los (LA ROSA 2003). 

     

    Assim, pode-se concluir que os eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo (aluno)  e que determina sua ação devem ser levados em consideração e observados com atenção pelo professor para que este possa reforçá-lo negativamente ou positivamente. Acredito que, por esta razão, o item esteja errado, pois contraria essa característica do behaviorismo. 

  • O item é bastante tendencioso ao erro, pois Skinner desconsidera a "mente" em seus estudos sobre aprendizagem, privilegindo o comportamento. No entanto, ele desconsidera que a mente exista por si só e deva ser explorada na compreensão dos processos de aprendizagem. Afirma que a mente seria um 'conceito meramente abstrato' (palavras minhas) que se materializa no comportamento, por isso, o último é que deve ser considerado nos processos de aprendizagem, pois possui elementos que possibilitam a compreensão.

    Por isso, item errado. Em nenhum momento Skinner defende que a mente é totalmente irrelevante para os processos de aprendizagem.

  • Cuidado com os comentários pessoal.

     

    A questão faz referência ao Behaviorismo, tal abordagem é dividida principalmente em dois momemtos:

    Behaviorismo metodológico: Proposto por Watson e baseado principalmente em estímulos e respostas; o autor compreendia que existiam comportamentos não observáveis (comp. internos), mas baseava suas explicações somente nos COMPORTAMETOS OBSERVÁVEIS, por isso o foco na troca de estímulos.

     

    Behaviorismo Radical: proposto por Skinner; aqui o autor revoluciona os conceitos de comportamento e diferente de Watson, afirma que o comportamento humano é baseado tanto em comp. observáveis, como nos comportamentos encobertos (vulgo, comp. internos). Além disso, Skinner acredita que o comportamento humanano é multideterminado e é composto pela história genética da espécie humana (Filogênese), pela história de vida do sujeito (ontogênese) e pelas práticas culturais.

     

    Logo, a questão de fato apresenta o gabarito como ERRADO

     

     

  • E

  • Segundo a cespe em seu gabarito oficial definitivo a questão está certa.

  • Resposta da Prof Stephanie Caroline

    O Behaviorismo é a ciência do comportamento. Almeida et al. (2013, p. 83) relata que para Skinner, “os trabalhos internos da mente e de corpo estavam inacessíveis à observação direta e, para se compreender o comportamento, bastava entender o ambiente em que uma resposta ocorria a própria resposta e a consequência da resposta”.