SóProvas


ID
2682964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte.


A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo.

Alternativas
Comentários
  • A aprendizagem e gerenciada pelo aprendente, não há valorização do intelecto. 

  • Comumente se confunde HUMANISMO com HUMANIZAÇÃO (não é uma teoria/corrente de pensamento da aprendizagem, mas um conceito contemporâneo, utilizado como sinônimo de boa forma de lidar com o ser humano).

    HUMANISMO em educação/aprendizagem diz respeito às concepções modernas que surgiram com o Renascimento Cultural (XIV - XVI), mas suas influências na educação foram muito fortes até o início do século XX. Está relacionado, portanto, à educação tradicional, centrada na autoridade do professor e nos mótodos de memorização. Exemplo dessa pedagogia no Brasil foi a desenvolvida pelos padres Jesuítas.

  • há privilégio nos processos de relação interpessoal.

  • Aspectos pedagógicos são secundários

  • Teoria humanista da aprendizagem

     

    O homem é visto como projeto constante e inacabado, cada sujeito vê o mundo de determinada forma, com base nas próprias experiências. 

    O professor facilita a aprenziagem do aluno através da compreensão de suas necessidades, gerando uma aprendizagem mais significativa.  É uma abordagem democrática, olhando o indivíduo e suas singularidades, com o objetivo de crescimento e inserção social de todos.

    A metodologia pedagógia é secundária. Aprender é uma escolha do aprendiz, ele aprende porque quer aprender.

    Surgiu para substituir a escola tradicional, a pscicanálise e o comportamentalismo

     

    Palavras-chave foco no aluno e suas experiências para uma aprendizagem significativa; metodologia pedagógica secundária; homem como centro do interesse; professor como guia; oposto a pedagogia tradicional; política pedadógica que defende a ideologia das classes sociais.

     

    Principal pensador: Carl Rogers

     

    GABARITO: E - metodologia diferenciada e ao mesmo tempo conservadora; foco no aluno e não no intelecto.

  • HUMANISTAS

    -PARA ELES, O SER HUMANO, INDEPENDENTEMENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE O ENVOLVEM, POSSUI A CAPACIDADE INATA DE ASSUMIR O CONTROLE DA SUA VIDA E DE PROMOVER O SEU PROPRIO DESENVOLVIMENTO POR MEIO DAS CAPACIDADES EXCLUSIVAMENTE HUMANAS DE ESCOLHA, CRIATIVIDADE E AUTO-REALIZAÇÃO.

    APRENDIZAGEM SIGNIFICANTE: ROGERS

  • Não previlegia o intelecto...foco no aluno

  • humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo

    há um privilegio no aluno

  • A teoria humanista enfatiza as relações interpessoais, na construção da personalidade do indivíduo, no ensino centrado no aluno, em suas perspectivas de composição e coordenação pessoal da realidade, bem como em sua habilidade de operar como ser integrado.