SóProvas


ID
2683129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Joana, de três anos de idade, acompanhada da mãe, foi submetida a uma avaliação médica. Durante o procedimento, o pediatra responsável, ao conversar com a mãe, desconfiou de maus-tratos e histórico de violência contra a criança. Por essa razão, o médico tomou as medidas cabíveis junto aos órgãos responsáveis, o que acarretou a instauração de processo judicial no qual o juiz buscou avaliar, essencialmente, a condição psicológica da criança, o regime de guarda, a existência de maus-tratos e seus possíveis efeitos. Assim, ele requereu que fosse realizada avaliação psicológica do caso, enfocando, entre outros aspectos, a condição psicológica da mãe e do pai nos cuidados com a criança, tendo em vista que a mãe, em depoimento, havia alegado suspeitar de prática de maus-tratos na criança pelo pai, que tem a guarda unilateral de Joana em razão de necessidades da mãe de internação e submissão a tratamento de depressão pós-parto.

Com referência a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.


Para atender à determinação judicial, o psicólogo poderá utilizar os mesmos métodos de investigação da esfera clínica.

Alternativas
Comentários
  • A perícia realizada em contexto jurídico nada mais é do que uma avaliação psicológica com propósitos forenses. O informe produzido pelo psicólogo perito, quando da sua atuação em resposta às demandas judiciais é o laudo que, como sabemos, é um documento resultante do processo de avaliação psicológica, tal como nos traz a Resolução do CFP nº 007/2003. Portanto, os instrumentos e métodos poderão ser os mesmos (observados, obviamente, os propósitos e contextos para os quais se aplicam), pois se trata do mesmo processo: avaliação psicológica. O que muda é o contexto, clínico ou forense.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: Certo

  • Fonte: "Perícia Psicológica na Área Forense", de Sonia Rovinski

  • Vc pode acertar esta questão também ao lembrar que existe uma carência de instrumentos psicométricos e projetivos adaptados especificamente para o contexto jurídico.

  • A avaliação psicológica pericial ou perícia psicológica forense diferencia-se sim de outras formas de avaliação psicológica, pois tem como meta auxiliar decisões legais. Dessa forma, as técnicas aplicadas pelo psicólogo na avaliação deverão ser direcionadas com vistas a responder aos objetivos judiciais, limitando-se a eles.No entanto, no Brasil, os instrumentos aplicados nas perícias psicológicas são praticamente os mesmos utilizados nas avaliações clínicas, já que no país são escassos os instrumentos criados especificamente para avaliar aspectos subjetivos que se relacionem com as questões legais. 
    Lins, M.R.C.; Borsa, J.C. Avaliação psicológica : aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, RJ : Vozes, 2017.

    Gabarito do Professor: CERTO.