-
Os determinantes sociais da saúde são relacionados às condições em que uma pessoa vive e trabalha que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco.
Podem ser considerados determinantes sociais da saúde: alimentação, moradia, saneamento básico, atividade física, lazer, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, acesso a bens e serviços essenciais.
-
Se trata de uma relação indireta: quanto maior a pobreza, menor o acesso aos serviços de saúde.
-
Conforme vi no Educa Far Concursos:
Nos últimos anos, observa-se um importante aumento de estudos sobre as iniqüidades em saúde na literatura científica nacional e internacional e uma maior preocupação destes estudos em não apenas descrever as relações entre pobreza e saúde ou descrever os gradientes de saúde, de acordo com vários critérios de estratificação socioeconômica, mas também entender os mecanismos de produção das iniqüidades em saúde.
-
Na minha humilde opinião a questão está CERTA. Pobreza e saúde tem relação direta uma vez que aquele que pode mais, tem mais e o que pode menos, tem menos.
-
Entendo que a questão esteja errada pois existem países ricos e desenvolvidos onde a a população não tem fácil acesso aos serviços de saúde, o que pode influenciar negativamente na saúde das pessoas.
-
Eu acredito que o erro da questão estar em restringir as iniquidades a pobreza, quando na verdade existem outros determinantes que influenciam na saúde.