SóProvas


ID
2683804
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Além do celular e da carteira, cuidado com as figurinhas da Copa


Gilberto Porcidônio – O Globo, 12/04/2018


A febre do troca-troca de figurinhas pode estar atingindo uma temperatura muito alta. Preocupados que os mais afoitos pelos cromos possam até roubá-los, muitos jornaleiros estão levando seus estoques para casa quando termina o expediente. Pode parecer piada, mas há até boatos sobre quadrilhas de roubo de figurinha espalhados por mensagens de celular.

Os fatos abaixo – referidos no texto 1 – que se encontram em sequência cronológica são:

Alternativas
Comentários
  • febre do troca-troca ---> A febre do troca-troca de figurinhas pode estar atingindo uma temperatura muito alta. 

    possibilidade de roubo ----> Preocupados que os mais afoitos pelos cromos possam até roubá-los

    transferência de estoques ----> muitos jornaleiros estão levando seus estoques para casa quando termina o expediente

      Gab: A

  • Gente, me ajude por favor. Fato é aquilo que ocorreu, e opinião é uma interpretação dos fatos, uma hipótese, não é?

    Então, vamos lá:

    [..]  troca-troca de figurinhas pode estar atingindo uma temperatura muito alta. ->> Isso não seria um hipótese???

    [...] Preocupados que os mais afoitos[...] -> Fato

    [...]  estão levando seus estoques para casa  [...] -> Fato

    [...] mas até boatos [...] -> Fato

    Não seria letra b?

     

     

     

  • Por que não a letra b?

  • Engenheiro Almeida, acredito que não pode ser a letra B porque a preocupação com os roubos deve ser precedida de alguma coisa. Nesse caso, a preocupação deriva da possibilidade de roubo devido a febre do troca-troca. Dessa forma, a febre do troca-troca gera a possibilidade de roubo com consequente transferência de estoques.

  •  

    b) preocupação com os roubos / transferência de estoques / informações sobre quadrilhas organizadas;

    o texto não fala de informações e sim de boatos

     

  • Acredito que a alternativa B e todas que tratam dos boatos sobre as quadrilhas estão incorretas pelo fato de não se poder afirmar, com certeza, se as informações (ou boatos) sobre quadrilhas de roubo vieram antes ou após a transferência de estoques. 

    Já em relação à alternativa A, temos uma ordem lógica, pois da febre do troca-troca surge a possibilidade de roubo, que faz surgir a preocupação e e transferência do estoque.

  • Eu também marquei a alternativa B e a única hipótese que encontrei para a B estar incorreta é a ideia de que a alternativa te da a ideia de "Quadrilhas organizadas". Não tem como inferir do texto que a quadrilha é organizada, mas apenas que é uma quadrilha. Ou seja, houve uma extrapolação. 

  • Não é possível afirmar qual foi a ordem cronologica dos boatos sobre as quadrilhas, por isso que todas as alternativas que mencionam esse fato estão erradas. O jornaleiro levou os estoques para casa por causa desse boato ?! Seria o mais provável, então ela viria por primeiro. Mas não tem como afirmar que foi.

  • Que viagem da FGV...muita subjetividade ou duas alternativas corretas... concordo com a Caroline, pois há margem tanto para o fato quanto para a possibilidade.

  • Errei a questão, mas, neste caso, parece-me que a FGV acertou. Vejamos:

    Para que haja preocupação sobre o roubo, há que ter uma causa;

    Para que haja transferência de estoque, há que ter uma causa (possibilidade de roubo).

    Portanto, há 3 premissas: 1) febre do troca-troca; 2) possibilidade de roubo; 3) transferência de estoques.

    Eis a sequência cronológica.

    Obs: fui afoito na B. Todavia, o texto não falou sobre quadrilhas "organizadas"; e também não falou em informações (que dá um certo grau de veracidade), mas sim em boatos. Pegadinha.

    Espero ter-lhes ajudado.

  • Questão de português da fgv, agora entendi. Há duas corretas. Qual te parece mais certa? Escolha a outra é vc acerta.

  • Por que a C está errada? essa ordem parece bem lógica. Primeiro vc fica sabendo, depois fica preocupado e depois transfere o estoque...

  • A questão fala em: “Os fatos abaixoreferidos no texto 1que se encontram em sequência cronológica são”.

    O enunciado não pede ordem cronológica do texto. Dividindo a frase.

    Os fatos abaixo foram referidos no texto 1; os fatos encontram-se em sequência cronológica.

     

    Gabarito da banca “A”, mas deveria ser “C”.

     

    a) febre do troca-troca (um fato) / possibilidade de roubo (do fato anterior não posso concluir que há possibilidade de roubo) / transferência de estoques (consequência natural da possibilidade de roubo);

    O simples fato de haver uma febre do troca-troca não induz possibilidade de roubo.

     

    b) preocupação com os roubos / transferência de estoques / informações sobre quadrilhas organizadas; Errada. Está invertida, pois primeiro a informação da quadrilha para depois preocupar com roubos.

     

    c) informações sobre quadrilhas organizadas (um fato) / preocupação com os roubos (se há formação de quadrilha, há possibilidade de roubo: consequência lógica do fato anterior) / transferência de estoques (consequência lógica das duas anteriores);

     

    d) febre do troca-troca / transferência de estoques / preocupação com possíveis roubos; Errada. Inversão entre a segunda e terceira.

     

    e) preocupação com os roubos / boatos sobre formação de quadrilhas / transferência de estoques. Errada. Primeiro o boato, depois a preocupação.

  • ao meu ver, a formação de quadrilhas nao é uma coisa certa, e nao se fala, tambem, no tempo em q elas surgiram..elas podem ter surgido antes dos caras levarem a figura pra casa, ou pode ter surgido depois..

  • Galera no maior mimimi sobre as alternativas. Acredito que o gabarito seja condizente com o enunciado. Vejamos:
    1a Premissa: A "febre do troca-troca" fez com que as figurinhas ganhassem uma notoriedade exarcebada, logo, passaram a ter maior valia. Com essa maior valia, inicia-se a 2a Premissa.

    2a Premissa: com figurinhas valendo mais, surgiu a possibilidade de "os mais afoitos pelos cromos" pudessem roubá-las das bancas de jornal. Logo, abre-se a 3a Premissa.

    3a Premissa: diante da possibilidade de roubo das figurinhas nas bancas, seus donos resolveram transferir o estoque de figurinhas para suas casas, enquanto a banca de jornal estivesse fechada.

    Portanto, é razoável a ordem cronológica ser a assertiva A.

    Normalmente, só é roubado aquilo que tem valor. Para ter valor, a coisa tem que ser cobiçada. Nesse texto, as figurinhas passaram a ser cobidaças, adquiriram valor, iniciou-se uma possibilidade de roubo e uma ação preventiva dos donos das bancas de jornal.

  • A meu ver um boato sobre quadrilha deixaria os vendedores mais preocupados em relação a febre por troca troca, esta sempre teve e nem por issoo fez com que os vendedores tomassem essa atitude extrema de levar pra casa, esta errado esse gabarito e só quem discorda foi quem acertou kkk

  • Mas um boato nao necessariamente é uma pegadinha pra quem escreveu isso e não lembro o nome, a meru ver essa simples ''fake neuws'' ou hoaxy, ja deixaria o vendedor como dizemos aqui no rio grande de ''barba de molho'', com uma pulga atras da orelha, é mais logico ficar preocupado do que com o simples fato de haver uma febre de troca troca, isso seria excelente pra ele no papel de comerciante, bom mas é só treino mas a FGV ratio o gabarito deveria ser o C, entraria facil com recuro caso fizesse tal prova!

  • Se você aceitar que o erro da B está no "quadrilha organizada", pois em nenhum momento a palavra "organizada" se encontra no texto - apesar do texto falar em "quadrilha" que conversa por mensagens do celular, tem que aceitar que a A também estaria errada por falar em "possibilidade de roubo", já que o texto fala apenas em "preocupação sobre roubos", e não em em possibilidade.

     

    Essa questão é uma piada interpretativa da FGV.

  • Não sei se estou errado mas:


    EX.: " Eu tenho uma bike que fica na garagem da minha casa, sendo ela uma garagem comum de residencia, ou seja, apenas com portão, sou informado da existência de quadrilhas especializadas em roubo de bikes em residencias no meu bairro, eu automaticamente me preocupo com esse tipo de roubo (pois tenho uma bike em minha residencia) e consequentemente, na minha ausência, não a deixarei mais na garagem ( transferência de lugar para um local mais seguro)."


    Diante da questão em comento, esse foi o meu raciocínio.

  • Essa eu errei, porque esqueci de considerar a causa.

    Mas concordo com o gabarito da banca.


    Reparem que as alternativas C, D e E bagunçam a sequência de fatos. E a correta é a alternativa A.


    Fato 1 - Febre do troca-troca

    Fato 2 - Possibilidade de roubo / preocupação com os roubos / preocupação com possíveis roubos

    Fato 3 - Transferência de estoques

    Fato 4 - Informações sobre quadrilhas organizadas / boatos sobre formação de quadrilhas


    a) febre do troca-troca / possibilidade de roubo / transferência de estoques; (1-2-3)

    b) preocupação com os roubos / transferência de estoques / informações sobre quadrilhas organizadas; (2-3-4)

    c) informações sobre quadrilhas organizadas / preocupação com os roubos / transferência de estoques; (4-2-3)

    d) febre do troca-troca / transferência de estoques / preocupação com possíveis roubos; (1-3-2)

    e) preocupação com os roubos / boatos sobre formação de quadrilhas / transferência de estoques. (2-4-3)

  • Pessoal, a pergunta é sobre ordem cronológica, e não ordem que aparece no texto. Primeiro há a febre, que provoca a possibilidade de roubo, e então a transferencia do estoque por medo. "Informações sobre quadrilhas organizadas" não configura fato 4 como muitos comentaram, tampouco é mencionado se as informações aconteceram antes ou após a possibilidade de roubo. É um termo flutuante, que não se sabe a ordem exata dele, a unica coisa que se sabe é que ele não pode ser fato 4, apesar de ser a última informação do texto.

  • GABARITO: A!

    Olhe para o texto, caso contrário, você irá errar. ( Se a banca não tivesse pedido expressamente sobre o que está no texto 1, poderíamos claramente inferir que a resposta seria letra C, mas...).

    Vejamos:

    A (1) febre do troca-troca de figurinhas pode estar atingindo uma temperatura muito alta. Preocupados que os mais afoitos pelos cromos (2) possam até roubá-los, muitos jornaleiros estão (3) levando seus estoques para casa quando termina o expediente...

    OBSERVE: O verbo POSSAM

    indica uma possibilidade, não uma certeza!

  • Gabarito: a

    --

    Olhem outra questão parecida cobrada em 2019.

    Q1076029 - FGV. Um jornal de grande circulação traz a seguinte manchete para um de seus artigos:

    Prisão de traficante mostra eficácia da inteligência policial – Compra e venda de lanchas por chefe de facção criminosa chamaram atenção da polícia.

    Os fatos abaixo, presentes nessa notícia, que se apresentam em ordem cronológica são:

    A) chamar atenção da polícia / compra e venda de lanchas / prisão de traficante;

    B) prisão de traficante / mostra eficácia da inteligência policial / chamar atenção da polícia;

    C) mostra eficácia da inteligência policial / prisão de traficante / chamar atenção da polícia;

    D) compra e venda de lanchas / chamar atenção da polícia / prisão de traficante; (GABARITO)

    E) chamar atenção da polícia / compra e venda de lanchas / mostra eficácia da inteligência policial.

  • Errei, e procurando entender o erro parece que é esse C) informações sobre quadrilhas organizadas; já que, não tínhamos informações e sim boatos a respeito!

  • Calma ! Neste momento a banca está levando vantagem.

  • A FGV parece a Alemanha e os concurseiros o time do Brasil kkkkkkkk