SóProvas


ID
268744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca de aspectos relacionados à administração pública, julgue os
itens subsecutivos.

A gestão da qualidade total é um método gerencial adotado nos serviços públicos, cujo foco é a atividade de inspeção, aquela sob o controle da alta administração.

Alternativas
Comentários
  • A Gestão da Qualidade Total envolve ações de planejamento, controle e aprimoramento contínuo de cada processo, tendo como foco central o atendimento das necessidades e satisfação dos clientes. Assim, "Gerenciar a qualidade total é agir de forma planejada e sistemática para implantar e implementar um ambiente no qual, em todas as relações fornecedor-cliente da organização, sejam elas internas ou externas, exista a satisfação mútua." (Cerqueira, 1994 : 15).
  • Errado

    A gestão da qualidade total é um método gerencial adotado nos serviços públicos, cujo foco é a atividade de inspeção (o cliente, o cidadão, o interesse público), aquela sob o controle da alta administração (não só da alta administração, mas no atual paradigma, temos o controle social, participativo, dentre outros).
  • O gerenciamento da qualidade total  (Total Quality Management - TQM) é um conceito de controle que atribui às pessoas, e não somente aos gestores e dirigentes a responsabilidade pelo alcance de padrões de qualidade. O tema central da qualidade total é bastante simples: a obrigação de alcançar a qualidade está nas pessoas que produzem. Os funcionários, e não os gestores, são os responsáveis pelo alcance de elevados padrões de qualidade.Com isso, o controle burocrático - rígido, unitário e centralizador - cede lugar para o controle pelas pessoas envolvidas - solto, coletivo e descentralizado.

    ADM. GERAL E PÚBLICA - CHIAVENATO

    Nota-se que a explicação acima é o oposto da questão. A questão fala que o foco é atividade de inspeção, o que está errado, pois essa inspeção, controle dos processos, é típica da administração burocrática. Além disso, é falado que a atividade está sob o controle da alta administração, ou seja, centralização, o que não ocorre na qualidade total, onde o controle é descentralizado.
  • Sem contar que o foco não é a inspeção em massa. No livro "Administração Geral e Pública" de Augustinho Vicente Paludo há listados os 14 princípios de Deming, sendo, dentre eles, "acabar com a inspeção em massa".
  • ITEM ERRADO

    Respondendo de forma rápida e efetiva:
    Qualidade Total depende de toda a organização, em todos os processos de produção e não apenas da alta administração baseado em inspeção em massa.
  • A inspeção na Qualidade Total é feita por amostras, ao contrário da administração burocrática, que realiza inspeção em massa e perde longo tempo com isso (logo, o foco da Qualidade Total com certeza não é a atividade de inspeção).

  • Eras da Gestão da Qualidade

    Era da Inspeção Com a introdução da produção em massa e a industrialização no século XIX, cresceu o volume da produção e passou a ser necessário o controle da qualidade. As indústrias ficaram cada vez maiores, e existiam centenas de trabalhadores na “linha de montagem”. Nesse princípio da industrialização, a qualidade era analisada após a produção, por um inspetor. Dessa forma, todos os produtos eram inspecionados após o processo produtivo, sem uma preocupação com a prevenção de defeitos.

    Controle estatístico: O controle estatístico possibilitou um maior conhecimento dos processos de trabalho e quais eram os fatores que impactavam mais na qualidade dos produtos e serviços. Dessa forma, com o controle estatístico os processos problemáticos eram mais facilmente descobertos. O objetivo dos gestores nesta Era é descobrir e corrigir os erros nos processos.

    Era garantia da qualidade: A preocupação passou a ser global e holística (que vê a organização como um todo), englobando todos os aspectos do funcionamento de uma organização.

    Na Gestão da Qualidade Total: a qualidade é vista como fator principal no atendimento de desejos e necessidades dos clientes.

    Armand feigenbaum que apresentou essas ideias na década de 60, criou o rotulo TQC (total quality control).

     

    rodrigo rennó.