-
Gabarito foi dado como D. Achei forçado, mas fazer o que, né?
Cultura organizacional
Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A cultura organizacional representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. A cultura tem caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada (seu formato, força, conteúdos ou flexibilidade, entre outros), mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.
Segundo Edgar Schein (apud ROBBINS, 2007) cultura organizacional é:
Conjunto de premissas que um grupo aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.
1.2 Clima organizacional
Refere-se a um conjunto de percepções, opiniões e sentimento que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em determinado momento ou situação, sendo, portanto, passageiro e superficial. Caracteriza-se como um fenômeno geralmente de caráter menos profundo e que pode mudar em menor tempo. Diferente da cultura, o clima é avaliativo e descritivo, uma vez que, além de poder ser descrito, pode ser avaliado quanto ao grau de intensidade dos itens que o compõem, por meio da pesquisa de clima organizacional.
Segundo George Litwin (apud, ROBBINS, 2007) clima organizacional: “É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento”.
-
A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa??
Pra mim o nome disso é clima organizacional
Para Judge, Robbins e Sobral (2011) o Clima Organizacional faz menção das percepções que os colaboradores de uma organização têm sobre ela e seu ambiente de trabalho.
-
Acho que até a banca confundiu clima com cultura organizacional.
-
Banca péssima! Cultura é percepção? Onde? Percepção é clima organizacional!!!!
-
Cultura forte é aquela que é compartilhada por todos os membros da organização, havendo pouca divergência de opiniões sobre seus pontos principais e alto impacto sobre o comportamento dos funcionários (não significa necessariamente Formalidade).
A cultura não é uniforme por toda a organização, havendo uma Cultura Dominante - que representa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização - e Subculturas - que são valores compartilhados por grupos específicos da organização.
Carlos Xavier - Estratégia Concursos
Acertei a questão porque sabia esses dois conceitos, mas concordo com os colegas que esse primeiro item aí viajou, Cultura Organizacional não está relacionada à "Percepção", essa é a definição de Clima Organizacional.
-
Pessoal, nessa e em outras questões já vi comentários do tipo: "falou em percepção, é clima!".
Cuidado, pasmem nesse conceito do próprio Chiavenato para Cultura Organizacional:
"A cultura organizacional representa as percepções dos diregentes e colaboradores da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização." Fonte: Chiavenato. Gestão de Pessoas. 3 Ed, p. 173.
Nesse sentido o item I me parece adequado.
Bons estudos!
-
(V) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas.
(V) A maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversas subculturas.
(F) Podemos considerar a cultura organizacional forte como sinônimo de formalização na organização.
(V) Foco na equipe significa o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em torno de equipes do que de indivíduos.
(F) Estabilidade é o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a desestabilização do status quo em vez do crescimento.
Existem sete características essenciais que ajudam a capturar a essência da cultura de uma organização.
1. Grau de inovação: trata-se do grau de estimulo dado aos funcionários para que sejam inovadores e assumam o risco da inovação;
2. Atenção aos detalhes: trata-se da precisão, análise e cuidado com os detalhes que se espera dos funcionários;
3. Orientação para resultados: trata-se do grau no qual o foco da direção está direcionado aos resultados e não aos processos e técnicas utilizados para alcançá-los;
4. Foco na pessoa: trata-se do grau em que a direção da organização considera o impacto de suas decisões sobre o seu pessoal durante o processo de tomada de decisões;
5. Foco na equipe: trata-se do grau em que a organização do trabalho está mais voltada para as equipes e não para os indivíduos;
6. Agressividade: trata-se do grau de agressividade e competitividade das pessoas na organização, em oposição à tranquilidade que poderia existir;
7. Estabilidade: trata-se do grau de estabilidade enfatizada pela organização, que busca a manutenção do status quo ao invés do crescimento organizacional.
-
Esse primeiro item caiu novamente em 2019, vejam a questão abaixo para não errarem mais.
Q964747
-
O conceito foram tirados do livro "Comportamento Organizacional" - Stephen Robbins, Páginas 376- 377. Diz o autor:
> a cultura é o sistema compartilhado de valores pelos membros que diferencia uma organização das demais
> A cultura é um conceito descritivo é o que a diferencia da satisfação no trabalho
> Refere-se a maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa e não ao fato de gostarem ou não delas.
>Representa uma percepção comum mantida pelos membros da organização. Deve-se esperar, portanto, que indivíduos com diferentes históricos e em níveis diversos dentro da organização descrevam a cultura em termos semelhantes.
>O reconhecimento de que uma cultura possui propriedades comuns não significa, contudo, que não possa haver subculturas dentro da organização. A maioria das organizações possuem uma cultura dominante e diversos nichos de subcultura
> Uma cultura forte é um substituto da formalização
-
Alexandrina Oliveira, seus comentários são 10!
muito didáticos.
obrigado
-
>cultura forte e formalização são dois caminhos diferentes para se chegar a um mesmo fim.
>na estabilidade é enfatizada a manutenção do status quo
-
Sobre a terceira assertiva:
A cultura organizacional (especialmente a cultura forte) funciona como mecanismo de controle (diminuindo a necessidade de regras e controles rígidos sobre os funcionários). Ou seja, a cultura organizacional diminui a necessidade de formalização das regras de comportamento.
Sobre a última assertiva:
A estabilidade é uma das sete características da cultura organizacional, e diz respeito a atividades organizacionais que enfatizam a manutenção do status quo (estado das coisas) ao invés do crescimento.
Fonte: estratégia concursos.