SóProvas


ID
2689744
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as assertivas abaixo acerca da temática “Cultura Organizacional”, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas.
( ) A maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversas subculturas.
( ) Podemos considerar a cultura organizacional forte como sinônimo de formalização na organização.
( ) Foco na equipe significa o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em torno de equipes do que de indivíduos.
( ) Estabilidade é o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a desestabilização do status quo em vez do crescimento.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito foi dado como D. Achei forçado, mas fazer o que, né?

     

    Cultura organizacional
    Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A cultura organizacional representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. A cultura tem caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada (seu formato, força, conteú­dos ou flexibilidade, entre outros), mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.
    Segundo Edgar Schein (apud ROBBINS, 2007) cultura organizacional é:
    Conjunto de premissas que um grupo aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.
    1.2 Clima organizacional
    Refere-se a um conjunto de percepções, opiniões e sentimento que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em determinado momento ou situação, sendo, portanto, passageiro e superficial. Caracteriza-se como um fenômeno geralmente de caráter menos profundo e que pode mudar em menor tempo. Diferente da cultura, o clima é avaliativo e descritivo, uma vez que, além de poder ser descrito, pode ser avaliado quanto ao grau de intensidade dos itens que o compõem, por meio da pesquisa de clima organizacional.
    Segundo George Litwin (apud, ROBBINS, 2007) clima organizacional: “É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento”.

  • A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa??

    Pra mim o nome disso é clima organizacional

    Para Judge, Robbins e Sobral (2011) o Clima Organizacional faz menção das percepções que os colaboradores de uma organização têm sobre ela e seu ambiente de trabalho.

  • Acho que até a banca confundiu clima com cultura organizacional.
  • Banca péssima! Cultura é percepção? Onde? Percepção é clima organizacional!!!!

  • Cultura forte é aquela que é compartilhada por todos os membros da organização, havendo pouca divergência de opiniões sobre seus pontos principais e alto impacto sobre o comportamento dos funcionários (não significa necessariamente Formalidade).

     

    A cultura não é uniforme por toda a organização, havendo uma Cultura Dominante - que representa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização - e Subculturas - que são valores compartilhados por grupos específicos da organização.

     

    Carlos Xavier - Estratégia Concursos

     

     

    Acertei a questão porque sabia esses dois conceitos, mas concordo com os colegas que esse primeiro item aí viajou, Cultura Organizacional não está relacionada à "Percepção", essa é a definição de Clima Organizacional.

  • Pessoal, nessa e em outras questões já vi comentários do tipo: "falou em percepção, é clima!".

     

    Cuidado, pasmem nesse conceito do próprio Chiavenato para Cultura Organizacional: 

    "A cultura organizacional representa as percepções dos diregentes e colaboradores da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização." Fonte: Chiavenato. Gestão de Pessoas. 3 Ed, p. 173. 

     

    Nesse sentido o item I me parece adequado. 

     

    Bons estudos!

  • (V) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas.

    (V) A maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversas subculturas.

    (F) Podemos considerar a cultura organizacional forte como sinônimo de formalização na organização.

    (V) Foco na equipe significa o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em torno de equipes do que de indivíduos.

    (F) Estabilidade é o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a desestabilização do status quo em vez do crescimento.

      

    Existem sete características essenciais que ajudam a capturar a essência da cultura de uma organização.

    1. Grau de inovação: trata-se do grau de estimulo dado aos funcionários para que sejam inovadores e assumam o risco da inovação;

    2. Atenção aos detalhes: trata-se da precisão, análise e cuidado com os detalhes que se espera dos funcionários;

    3. Orientação para resultados: trata-se do grau no qual o foco da direção está direcionado aos resultados e não aos processos e técnicas utilizados para alcançá-los;

    4. Foco na pessoa: trata-se do grau em que a direção da organização considera o impacto de suas decisões sobre o seu pessoal durante o processo de tomada de decisões;

    5. Foco na equipe: trata-se do grau em que a organização do trabalho está mais voltada para as equipes e não para os indivíduos;

    6. Agressividade: trata-se do grau de agressividade e competitividade das pessoas na organização, em oposição à tranquilidade que poderia existir;

    7. Estabilidade: trata-se do grau de estabilidade enfatizada pela organização, que busca a manutenção do status quo ao invés do crescimento organizacional.

  • Esse primeiro item caiu novamente em 2019, vejam a questão abaixo para não errarem mais.

    Q964747

  • O conceito foram tirados do livro "Comportamento Organizacional" - Stephen Robbins, Páginas 376- 377. Diz o autor:

    > a cultura é o sistema compartilhado de valores pelos membros que diferencia uma organização das demais

    > A cultura é um conceito descritivo é o que a diferencia da satisfação no trabalho

    > Refere-se a maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa e não ao fato de gostarem ou não delas.

    >Representa uma percepção comum mantida pelos membros da organização. Deve-se esperar, portanto, que indivíduos com diferentes históricos e em níveis diversos dentro da organização descrevam a cultura em termos semelhantes.

    >O reconhecimento de que uma cultura possui propriedades comuns não significa, contudo, que não possa haver subculturas dentro da organização. A maioria das organizações possuem uma cultura dominante e diversos nichos de subcultura

    > Uma cultura forte é um substituto da formalização

  • Alexandrina Oliveira, seus comentários são 10!

    muito didáticos.

    obrigado

  • >cultura forte e formalização são dois caminhos diferentes para se chegar a um mesmo fim.

    >na estabilidade é enfatizada a manutenção do status quo

  • Sobre a terceira assertiva:

    A cultura organizacional (especialmente a cultura forte) funciona como mecanismo de controle (diminuindo a necessidade de regras e controles rígidos sobre os funcionários). Ou seja, a cultura organizacional diminui a necessidade de formalização das regras de comportamento.

    Sobre a última assertiva:

    A estabilidade é uma das sete características da cultura organizacional, e diz respeito a atividades organizacionais que enfatizam a manutenção do status quo (estado das coisas) ao invés do crescimento.

    Fonte: estratégia concursos.