-
Gabarito: C
Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. A seguir temos as duas teorias que se encaixam neste estilo de liderança:
a) Modelo de Hersey e Blanchard - Paul Hersey e Kenneth Blanchard, mostram que a maturidade de cada funcionário está relacionada à habilidade e disposição para fazer algo e à necessidade do direcionamento e do encorajamento dados pelos superiores. Esses princípios básicos não mudaram desde que houve o surgimento dessa teoria.
Para Hersey e Blanchard, qualquer estilo de comando é eficaz, desde que seja adequado ao potencial do funcionário. Portanto, esta teoria pode colaborar para o êxito da corporação quando a figura da pessoa que manda se adapta às características de cada integrante do grupo, e estes, por si só, atuam de acordo com as estratégias de gestão e acompanhamento estabelecidas pelo chefe.
b) Modelo Caminho-Objetivo de Robert House - Na sua versão inicial, a função motivacional do líder consiste em aumentar as recompensas pessoais aos subordinados que atingirem metas de trabalho, bem como tornar o caminho para o alcance destas metas mais fácil, reduzindo os obstáculos e armadilhas e proporcionando mais oportunidades para o aumento da satisfação pessoal dos subordinados.
Liderança comportamental - com origem no pós-guerra, vigorou entre as décadas de 40 e 60, esta teoria não considera mais as características inatas como predominante pois a ênfase está no comportamento do líder, a liderança pode ser aprendida, e o líder apresenta determinado estilo de liderança (alternativa C). Os estudos sobre esses estilos de liderança consideram duas estruturas, uma orientada para as tarefas e outro centrado no empregado. A estrutura orientada para a tarefa – autoritária ou de iniciação – visa a direção e a produção. O outro, centrado no empregado – democrático ou participativo - apoia as necessidades destes e as necessidades de manutenção do grupo. Aqui, as lideranças são divididas em:
a) autocrática - o líder é posto como centro de tudo. Aquele que lidera concentra em si toda autoridade, não dando aos subordinados a oportunidade de manifestarem sua opinião. Tudo gira em torno do líder que é a autoridade única e máxima;
b) liberal - esta liderança dá ao grupo completo poder de decisão e autonomia total. O lider pouco se manifesta e só o faz quando solicitado. Neste tipo de liderança o grupo é o foco de tudo. As decisões são tomadas com total liberdade e podem ser individuais ou em grupo;
c) democrática - neste tipo de liderança o líder é um facilitador de tarefas. Ele direciona os trabalhos e orienta os membros da equipe. Auxilia na resolução dos problemas surgidos e define estratégias para solucioná-los. Ele dá sugestões para a realização das tarefas e coordena as atividades
-
Fontes:
http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/o-que-e-lideranca-situacional/
https://www.sbcoaching.com.br/blog/lideranca-e-coaching/lideranca-situacional-teoria-hersey-blanchard/
http://www.adminconcursos.com.br/2014/09/teorias-de-lideranca-1-teoria-caminho.html
http://gpparaconcursos.blogspot.com.br/2012/11/as-teorias-da-lideranca.html
http://www.primeironegocio.com/empreendedorismo/tipos-de-lideranca/
-
3.2 Estilos de liderança
Nas teorias de estilos de liderança, também chamadas de Teorias Comportamentais, o que predomina não são os traços de personalidade, mas, sim, o estilo de liderança adotado pelo líder, ou seja, o comportamento apresentado por cada líder. O foco ainda é o líder, mas, neste caso, a liderança pode ser aprendida.
fonte: RIBAS
RUMO A CLDF
-
Abordagens sobre liderança (evolução):
1) Traços de personalidade; alternativa B
2) Estilos de liderança; alternativa C
3) Situacional. alternativa A,D e E
-
GABARITO "C"
Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados.
Liderança comportamental está teoria não considera mais as características inatas como predominante pois a ênfase está no comportamento do líder, a liderança pode ser aprendida, e o líder apresenta determinado estilo de liderança.
-
Gabarito Letra C
A questão quer saber qual das alternativa comporta a teoria do comportamento.
Estilos clássicos de liderança (White e Lippit).
*Com base nos estudos de White e Lippit, orientados por Kurt Lewin em um estudo na década de 1930, foi proposta a existência de três estilos de liderança distintos: a liderança autocrática, a democrática e a liberal (laissezfaire).
1° liderança autocrática: está ligada a líderes mais autoritários no exercício da liderança. Está voltada para o líder. Pode-se dizer que ela produz mais resultados, porém a frustração dos indivíduos e sua agressividade tendem a serem maiores.
2° liderança democrática se refere ao estilo que considera a opinião e participação dos liderados no processo de liderança. Esta voltada para os liderados e o líder.
3°liderança liberal dá grande liberdade ao grupo – apresenta as alternativas para o grupo mas cabe a eles tomar decisões. O líder só participa quando solicitado pelo grupo. Trata-se de uma liderança voltada para os liderados.
-
Muito obrigado pelos comentários!
-
Estilos de liderança (caminho meta)
1- Diretiva → autoritária
2- Apoiadora/incentivadora → amável, acessível e preocupada com os colaboradores
3- Participativa → consulta os subordinados
4- Realização/resultados → fixa metas desafiadoras e confia em seus liderados
-
Evolução das teorias da LIDERANÇA:
1.TEORIA DOS TRAÇOS : FOCO NAS CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DO LÍDER (NATO)
2.TEORIAS COMPORTAMENTAIS:LIDERANÇA PODERIA SER APRENDIDA (FOCO NOS ESTILOS DE LIDERANÇA, NO COMPORTAMENTO DO LÍDER).
2.1TEORIA CLÁSSICA:
*KURT LEWIN
*OHIO
*LIKERT
*GRID GERENCIAL -BLAKE E MOUTON
*ESTUDOS ESCADINAVOS
3.TEORIAS CONTINGÊNCIAIS:
*MODELO FIEDLER
*TEORIA CAMINHO-META
*TEORIA LIDERANÇA SITUACIONAL (HERSEY E BLANCHARD
*ESTILOS DE LIDERANÇA (DANIEL GOLEMAN)
*TEORIA 3D DA EFICÁCIA GERENCIAL DE REDDIN
*CONTINNUUM DE LIDERANÇA (TANNEMBAUM & SCHIMDT)
4.ABORDAGENS EMERGENTES DA LIDERANÇA E TEORIAS NEOCLÁSSICAS
*LIDERANÇA CARISMÁTICA
*LIDERANÇA VISIONÁRIA
*LID. TRANSACIONAL
*LID. TRANSFORMACIONAL
*LIDERANÇA AUTÊNTICA
*LIDERANÇA BASEADA EM VALORES
4.1 TEORIA CLÁSSICA DA LIDERANÇA (KURT LEWIN)
4.1.1 ESTILO AUTOCRÁTICO
4.1.2 DEMOCRÁTICO
4.1.2.1 CONSULTIVO
4.1.2.2 PARTICIPATIVO
4.1.3LIBERAL (LAISSEZ-FAIRE)
4.2 TEORIA CAMINHO-META (ROBERT HOUSE)
4.2.1 LÍDER DIRETIVO
4.2.2 LÍDER APOIADOR
4.2.3 LÍDER PARTICIPATIVO
4.2.4 LÍDER ORIENTADO PARA A CONQUISTA OU VOLTADO PARA A REALIZAÇÃO.
-
Gabarito: c) o predominante não são os traços de personalidade, mas sim o estilo de liderança adotado pelo líder da organização.
Os traços de personalidade acreditam que a liderança era algo nato, não podia ser desenvolvida. Já as teorias comportamentais / estilos de liderança creem que a liderança pode ser aprendida; evidencia o estilo de liderança adotado pelo líder (comportamento apresentado por cada líder).
Algumas teorias comportamentais: Três de White e Lippitt (autocrática, democrática e liberal), Estudos da Universidade de Ohio (estrutura de iniciação e de consideração), Estudos da Universidade de Michigan (teoria bidimensional - pessoas e tarefas), 4 de Likert (autoritário-coercitivo, autoritário-benevolente, democrático-consultivo e participativo).
-
-
Comentário:
a) Errada. A estrutura de iniciação é a estruturação de todo o trabalho pelo líder, definindo papéis e delegando tarefas.
b) Errada, pois essa é a abordagem da Teoria dos Traços de Personalidade, e não da Teoria Comportamental, como pediu o enunciado.
c) Correta, é exatamente o conceito da Teoria Comportamental: estilos de liderança que estão à disposição dos líderes.
d) Errada, a liderança pode mudar a depender do contexto na Teoria Situacional da liderança, e não na comportamental.
e) Errada, não há um estilo de liderança ideal, vai depender do caso-a-caso, como defende a Teoria Situacional.
Gabarito: C
-
GABARITO: C
a) Errada. A estrutura de iniciação é a estruturação de todo o trabalho pelo líder, definindo papéis e delegando tarefas.
b) Errada, pois essa é a abordagem da Teoria dos Traços de Personalidade, e não da Teoria Comportamental, como pediu o enunciado.
c) Correta, é exatamente o conceito da Teoria Comportamental: estilos de liderança que estão à disposição dos líderes.
d) Errada, a liderança pode mudar a depender do contexto na Teoria Situacional da liderança, e não na comportamental.
e) Errada, não há um estilo de liderança ideal, vai depender do caso-a-caso, como defende a Teoria Situacional.
Fonte: Profª Camila Montenegro - Direção Concursos