A - A manipulação do tempo de retenção da água em uma represa constitui uma estratégia aplicada para sua erradicação. Não, se você cria ambientes lênticos há probabilidade de acúmulo de matéria orgânica e inorgânica que favorece o desenvolvimento de cianobactérias. É fácil imaginar que um lago tem mais chances de formar os tapetes verdes do que um rio.
B - O tratamento terciário de esgoto, em vez de seu lançamento direto em um corpo d’água, é uma forma de prevenção de sua floração. O tratamento do esgoto pode ser dividido em três: primário - onde há precipitação de material sólido, formando um lodo. Secundário - onde há degradação de materia organica pela atividade microbiana; as lagoas de estabilização e anaeróbicas são as mais comuns e mais caem nas provas. Lagoa de estabilização (pelo nome estabilizar significar degradar a matéria orgânica) são abertas, logo tem fotossíntese e respiração no mesmo ambiente. Lagoa anaeróbica é fechada e a degradação ocorre pela atuação de micro-organismos anaeróbicos. Esse tipo é aliado com lodo ativado obtido de outras etapas, permitindo que a comunidade bacteriana seja maior e, por fim, aumentando a eficiência do processo. O tratamento terciário é físico-químico, onde pode ocorrer a flotação de material inorgânico, como nitrogenio e fósforo.
C - A aplicação de sulfato de cobre na água provoca a precipitação de fosfato, impedindo a eutrofização e, portanto, sua floração. Sulfato de cobre é um algicida, então não provoca a precipitação de fósforo. Existem algumas matrizes de argila que fazem isso.
D - A determinação da concentração de clorofila-a em amostras de água é uma estratégia efetiva para seu manejo. Essa é a questão que mais tem chance de assinalar e errar (eu mesmo). Não basta apenas a clo-a para acompanhar o crescimento de cianobactérias, mas também de feofitina-a; a forma inativa da clo-a.
E - A desestratificação artificial da coluna d’água, provocando oxigenação e liberação do fosfato, é uma forma de erradicá-las. A desestratificação é útil, mas se ocorre a liberação de fosfato, seria ruim, logo a alternativa é contraditória.