SóProvas


ID
2697187
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A física clássica mostra que velocidade instantânea de um objeto no instante t é o limite das velocidades

Alternativas
Comentários
  • A velocidade instantânea é exatamente isso: é o limite de ΔS/ (t' - t) , quando t' tende a t , ou seja, no cálculo da velocidade média aproximamos cada vez mais o tempo de t , e no limite, temos a velocidade instantânea.

     

    RESPOSTA: LETRA E

  • Gabarito E.

    O conceito de velocidade média ou velocidade escalar média é diferente do conceito de velocidade instantânea. A velocidade média esta ligada a um intervalo de tempo ∆t enquanto a velocidade instantânea a um instante de tempo t.


    Exemplos:

    Um carro parte do repouso (velocidade inicial zero) e percorre 100m em 10s. Qual a velocidade média deste móvel nos 10s de movimento?


    Sabemos que a variação de espaço do móvel foi de 100m e a variação de tempo do móvel foi de 10s, logo, a velocidade média é dada por:


    Vm = ∆S/∆t

    Vm = 100m / 10s

    Vm = 10m/s


    velocidade média do móvel foi de 10m/s. Isto não significa que ele estava sempre com velocidade 10m/s, já que parte do repouso (velocidade inicial zero) e ao longo do percurso aumenta sua velocidade.


    Para saber a velocidade instantânea do móvel no instante 6 s, sabendo que a aceleração do mesmo é de 2m/s2, devemos utilizar a equação abaixo:


    V = V0 + a.t


    Esta é a função da velocidade para o movimento uniformemente variado, onde:


    V: é a velocidade final do móvel.

    V0: é a velocidade inicial do móvel.

    a: é a aceleração do móvel.

    t: é o tempo.


    Substituindo os valores fornecidos, temos:


    V = V0 + a.t

    V = 0 + 2 . 6

    V = 12 m/s


    Logo, a velocidade do móvel no instante 6s é igual a 12m/s e está pode ser chamada de velocidade instantânea já que se refere ao instante 6s. 

  • Alguém poderia explicar, por gentileza.

  • Vamos ver se consigo ajudar  Dy PRF:

    Gabarito ---> e) médias do objeto calculadas em intervalos de tempo cada vez menores, contendo t.

    Imagine que para calcular a velocidade media você faz uma conta de 60 km em 1h, simples né? mas para calcular a velocidade instantânea você precisa ser o mais preciso possivel, em um único exato momento, se não tiver um velocimetro para olhar, como fazer? Num dá! Entao imagina um "radar", geralmente os sensores captam algo por volta de 1m no asfalto para calcular a velocidade instantânea, agora imagina se existir aparelhos que consigam fazer esse calculo com um intervalo de 0,50m, e se tivesse um que consiga em 1cm? Quanto menor o intervalo, mais fidedigna a medição! Ou seja, é como se tivesse a velocidade media em alguns cm por alguns milesimos de segundo, podemos considera-la instantânea