SóProvas


ID
269842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos diferentes temas de estudo do comportamento
organizacional, julgue os itens que se seguem.

A liderança, um fenômeno que deriva da influência interpessoal, ocorre a partir das bases de poder como experiência, referência, legitimidade, recompensa e coerção.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi capciosa... Porque se você entender a que não seria poder como experiência e sim poder de especialista ou competência, apesar de serem sinônimos... Essa é uma questão típica do estilo da banca cespe.
  • Certo

    "Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida pôr meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos". A liderança é encarada como um fenômeno social e que ocorre exclusivamente em grupos sociais. A liderança deve ser considerada em função dos relacionamentos que existem entre as pessoas em uma determinada estrutura social, e não pelo exame de uma série de traços individuais.

    http://analgesi.co.cc/html/t14746.html

    French e Haven (1959) consideram que são cinco as bases ou fontes de poder: as da coerção, da recompensa, da legitimidade, da experiência e de referência. Estas cinco fontes de poder estão presentes nos relacionamentos entre líderes e liderados, envolvendo características individuais e condições organizacionais distintas. O poder surge da interação, do relacionamento e do nível de confiança entre gestores e subordinados.

    http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0058_0083.pdf

     

  • Poder coercitivo: é o poder baseado no temor e na coerção. Alguém reage a este poder por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se não acatar a ordem ou o direcionamento dado. Ele se apoia na aplicação ou na ameaça de aplicação de sanções físicas ou geração de frustração.



    Poder de recompensa: é o oposto do poder coercitivo. É o poder que se apoia na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento que o liderado espera obter. Num contexto organizacional, a crença é de que será favorecido nas avaliações de desempenho ou promoções, atividades de trabalho mais interessantes, informações privilegiadas ou outros.



    Poder legítimo: é o poder que decorre do cargo ou posição ocupada pelo indivíduo no grupo ou na hierarquia organizacional. Posições de autoridades incluem poderes de coerção e de recompensa. O poder legítimo, entretanto, é mais amplo do que o poder para coagir ou recompensar, neste inclui a aceitação, por membros de uma organização, da autoridade de uma posição.



    Poder de competência: é o poder baseado na especialidade, no talento, na competência, na experiência ou no conhecimento técnico da pessoa. Em um mundo cada vez mais evoluído científico e tecnologicamente, mais a especialização tem se tornado uma importante fonte de influência.



    Poder de referência:
    o poder de referência emana da admiração e do desejo de se parecer com o líder. É um poder popularmente conhecido como carisma. Se você admira alguém ao ponto de modelar seus comportamentos e atitudes pelos dela, esta pessoa possui poder de referência sobre você.