SóProvas


ID
269857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos diferentes temas de estudo do comportamento
organizacional, julgue os itens que se seguem.

O desempenho no trabalho depende mais das habilidades e da motivação das pessoas que das limitações do ambiente organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A palavra "produtividade" é empregada, atualmente, por milhões de pessoas das mais diversas procedências, cujo denominador comum é seu interesse em conseguir melhorar o rendimento do trabalho. Está claro que tal rendimento envolve uma série de fatores, tais como qualidade e quantidade de matérias-primas empregadas; atualização tecnológica utilizada; habilidade profissional dos empregados; condições ambientais de trabalho etc. Contudo, entre todos esses fatores, um destaca-se sobremaneira por sua crescente importância: o grau de interesse com que os empregados utilizam sua capacidade para obter um aumento na quantidade e qualidade do rendimento de suas tarefas. É a esse fator determinante de maior eficiência das tarefas pessoais que dá o nome de "produtividade de trabalho", à qual depende exclusivamente da motivação interior do indivíduo.

    Fonte: www.uesb.br/administracao/artigos/Motivação.doc









  • O deempenho no trabalho depende de muitos fatores. Não dá para dizer que depende mais de um ou de outro. A soma deles é que determinam o desempenho, e o todo/resultado é sempre maior que a soma das partes.
    Bons estudos!
  • Desempenho = Motivação + Capacidade+ Suporte Organizacional

    Prof Andreia Ribas

  • Acertei a questão mas ao buscar embasamento teórico encontrei 2 citações opostas: 

    1) "Assim, o desempenho no trabalho depende da articulação entre sujeitos, da coordenação de esforços e do compartilhamento de objetivos. Por essa razão, podemos também falar de desempenho de grupo e equipe" (Puente-Palacios; Borges-Andrade, 2005) no lvro O Trabalho e as Organizações: Atuações a partir da Psicologia, de Livia de Oliveira Borges e Luciana Mourão; 



    2) "O  desempenho  do  empregado  depende  propriamente  dele,  a  empresa  deve proporcionar  possíveis  benefícios  que  possam  elevar  a  motivação  do  funcionário,  porém, cabe a ele definir suas próprias metas dentro da organização, o papel da empresa é colaborar e incentivar para que ele consiga atingir tais metas e ao mesmo tempo elevar sua motivação. 

    (...) A  motivação  deve  partir  da  pessoa,  tem  a  ver  com  interesse,  vontade  de  fazer,  iniciativa  e  isso  depende  mais  do funcionário  do  que  da  empresa.  A  empresa  deve  apenas  contribuir  para  que  a  iniciativa,  o  interesse  e  a  vontade  de  progredir sejam viabilizados."

    O que vocês acham? 

  • Desempenho = Competência + Motivação

    (ancorados por um suporte organizacional adequado)

    Ou seja, de nada adianta competência e motivação se a empresa não colabora.