SóProvas


ID
2700451
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em uma auditoria governamental, o processo de identificação de riscos pode ser descrito em sua fase inicial como um(a)

Alternativas
Comentários
  • alguem pode comentar essa questão?

     

  • GABARITO "A"

     

     

    Podemos fundamentar a questão com base na NBC TA 315 (R1) - IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE RISCOS DE DISTORÇÃO RELEVANTE.

     

    Objetivo


    3. O objetivo do auditor é identificar e avaliar os riscos de distorção relevante independentemente se causados por fraude ou erro, nos níveis da demonstração contábil e das afirmações, por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade, proporcionando assim uma base para o planejamento e a implementação das respostas aos riscos identificados de distorção relevante.
     

    Então, como estamos tratando da IDENTIFICAÇÃO dos riscos, este procedimento deve ser feito preliminarmente, ou seja, antes da realização de qualquer teste. Assim, as alterativas que falam em "evidências", "achados" obtidos já podem ser eliminadas. Também é necessário que o auditor buste entendimento da entidade e do seu controle interno. Isso envolve entender os riscos relacionadas as atividades da entidade; riscos que podem comprometer o alcançe dos objetivos pela entidade.

     

     

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: NAT - Guilherme Sant Anna - Estratégia

    Na fase de planejamento, a unidade técnica, ao propor auditorias, deve definir o objetivo e o escopo preliminar, bem como prever uma estimativa de alocação de recursos e dos prazos de suas fases. Devem ser estabelecidos objetivos para cada trabalho de auditoria. Para tanto, deve-se realizar uma avaliação preliminar de objetivos e riscos relevantes relacionados à atividade objeto da auditoria, cujos resultados deverão estar refletidos nos objetivos estabelecidos. 

    No desenvolvimento dos objetivos, o auditor deve considerar, além das exposições significativas a riscos, a probabilidade de erros, irregularidades e descumprimentos a princípios, normas legais e regulamentações aplicáveis.  

    Nesse contexto, as Normas de Auditoria do TCU – NAT (2011, p.35) enfatizam a necessidade de identificação e avaliação dos riscos e controles da unidade jurisdicionada. Veja: 

    IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBJETIVOS, RISCOS E CONTROLES 

    71. Para determinar a extensão e o alcance da auditoria que será proposta, a unidade técnica deve dispor de informações relativas aos objetivos relacionados ao objeto que será auditado e aos riscos relevantes associados a esses objetivos, bem como à confiabilidade dos controles adotados para tratar esses riscos. Tais informações são obtidas, tipicamente, na realização de outras ações de controle cuja principal finalidade é o conhecimento da unidade jurisdicionada e devem ser levadas em conta no planejamento e na aplicação dos procedimentos de auditoria. 

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca das três principais fases da auditoria governamental, a saber: planejamento, execução e relatório.

    Vejamos as alternativas:

    A) Levantamento de eventos relevantes que possam afetar os objetivos organizacionais estabelecidos e que deve ser complementado por uma análise da confiabilidade dos controles existentes relacionados. 

    Certo. Atividade realizada na fase de planejamento. Nesta etapa é realizada a identificação dos riscos associados ao não cumprimento das metas e objetivos operacionais, de informação e de conformidade. Este conjunto forma a base para definir como estes riscos serão gerenciados.

    B) Inventário dos efeitos reais do achado que possam afetar os objetivos organizacionais estabelecidos e que deve ser complementado por uma análise da confiabilidade dos controles existentes relacionados.

    Errado. As atividades descritas na alternativa se referem às fases de execução e relatório, respectivamente.

    C) Análise dos efeitos reais do achado relacionados à confiabilidade dos controles existentes.

    Errado. Esta análise é realizada na terceira fase do processo de auditoria.

    D) Fase do planejamento do trabalho de auditoria, relacionada à atividade do objeto, que avalia a eficiência dos seus processos, desconsiderando a existência e/ou adoção de controles internos.

    Errado. Apesar de a identificação dos riscos ser uma atividade realizada na fase de planejamento, não é desconsiderado a existência de controles internos.

    E) Avaliação do impacto (magnitude de um efeito negativo) e da probabilidade (estimativa) de ocorrência de cada risco, segundo as variáveis de uma matriz de riscos. 

    Errado. Esta é uma atividade realizada posteriormente à identificação dos riscos.


    Gabarito do Professor: Letra A.