SóProvas


ID
2700457
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Os relatórios de auditoria governamental possuem características.

Sem perder de vista a objetividade e a clareza, considerando-se a classificação quanto à forma, o relatório que deve ter sua redação do tipo manchete é o

Alternativas
Comentários
  • Sumário Executivo: relato com o resumo dos principais tópicos, pontos mais relevantes, materiais ou críticos do relatório detalhado, devendo conter informações sobre o objetivo, o alcance e o resultado da auditoria governamental, com as principais recomendações. Tem a finalidade de informar sucintamente o leitor e motivar a continuidade da leitura das seções do relatório detalhado. A redação deve ser do tipo manchete, porém sem perder de vista a objetividade e clareza.

    Fonte: https://www.exponencialconcursos.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Slide-VA-Auditoria-Governamental-NAG-v1.pdf

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Relatório de Auditoria!

    Bom, o relatório de auditoria pode ter várias classificações. A mais comum é a divisão entre relatório curto (como o nome diz, ele é pequeno e só contém a opinião do auditor) e relatório longo (mais detalhado, onde, além da opinião, constam também os achados e a metodologia). 

    Em relatórios longos, é comum que seja feito um sumário executivo, que é um resumo do trabalho, com os pontos mais importantes da auditoria. O objetivo do sumário executivo é chamar atenção do usuário do relatório para aqueles resultados mais relevantes da auditoria. Por isso, é comum que a utilização de manchetes (tipo aquelas de jornal), com o objetivo de atiçar a curiosidade do leitor, para que ele conheça os resultados da auditoria. 

    Vamos às alternativas!

    A) Correta. Como visto acima. 

    B) Incorreta. Relatório operacional é o decorrente de auditoria operacional. Geralmente, ele é feito de forma longa, mas não há manchetes aqui. 

    C) Incorreta. No Relatório curto, justamente por ser curto, não há necessidade de sumário executivo (e, por consequência, não há necessidade de utilizar manchete). 

    D) Incorreta. No relatório detalhado é mais comum a utilização do sumário executivo, mas a manchete está no sumário e não no relatório em si. 

    E) Incorreta. Concisão é um dos atributos do relatório, que exige que o relatório seja sucinto e objetivo. 


    Gabarito do Professor: Letra A.