SóProvas


ID
2700460
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em uma auditoria governamental, os efeitos do achado são consequências para o órgão/entidade, para o erário ou para a sociedade, resultantes da divergência entre

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "B"

     

     

    Achado de Auditoria

     

    116 Achado é a discrepância entre a situação existente e o critério. Achados são situações verificadas pelo auditor durante o trabalho de campo que serão usadas para responder às questões de auditoria. O achado contém os seguintesatributos: critério (o que deveria ser), condição (o que é), causa (razão do desvio com relação ao critério) e efeito (consequência da situação encontrada). Quando o critério é comparado com a situação existente, surge o achado de auditoria. (ISSAI 3000/4.3, 2004).

     

    Fonte: Manual de Auditoria Operacional, TCU, p. 35.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre achados em auditoria.

    "Auditar" é, em essência, comparar uma situação com um critério e reportar as diferenças. Essas "diferenças" são justamente os achados, que podem ser positivos ou negativos.

    Achados positivos significam que o objeto cumpre com excelência o critério. Já achados negativos significam que o objeto fica devendo em relação ao critério.

    Para ser corretamente caracterizado, o achado é composto tanto por causas quanto pelos efeitos. A causa é o motivo identificado pelo auditor como determinante para que o objeto não esteja aderente ao critério. Já o efeito do achado é a consequência para o órgão/entidade, que pode resultar em não-conformidades, ineficiências, inefetividade, etc.

    Assim, todo e qualquer achado é caracterizado pela divergência entre a condição e o critério.


    Gabarito do Professor: Letra B.