SóProvas


ID
2700664
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Motivação em psicologia, conceito de difícil definição, é geralmente descrita como um estado interior que induz a pessoa a assumir determinados comportamentos. A Teoria da Hierarquia das Necessidades e a Teoria ERC (Existência, Relacionamento e Crescimento) asseguram que o comportamento das pessoas é motivado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B


    A Teoria ERC (ou ERG) de Alderfer é basicamente uma adaptação da teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Com as seguintes diferenças:

    *Condensação dos níveis hierárquicos propostos por Maslow em: Existência (engloba os níveis Fisiológico e Segurança); Relacionamento (enlgoba o nível Social e alguns fatores externos do nível de Estima) e Crescimento (Engloba componentes internos de Estima e o nível de Autorrealização)

    *Para Alderfer vários níveis de necessidades podem ser estimulados ao mesmo tempo; e caso um nível de necessidade superior não for atendido, isso pode levar a pessoa a aumentar a necessidade de nível inferior. Exemplo: Uma pessoa que não conseguisse status e reconhecimento em seu trabalho poderia aumentar a demanda por melhores salários.


    Fonte: Rodrigo Rennó, Administração Geral para Concursos


    Se errei, me corrijam por gentileza!

  • TEORIA ERG

    Clayton Alderfer

    Revisão da teoria de Maslow

    Três grupos de necessidades essenciais:

    1)       Existência: se refere aos nossos requisitos materiais básicos

    2)       Relacionamento: desejo de manter importantes relações interpessoais

    3)       Crescimento: desejo intrínseco de desenvolvimento pessoal

  • GAB B

    TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW       

    • Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e, no topo, as mais elevadas (as necessidades de autorrealização).
    • Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoaEm outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.

    De acordo com Maslow da base para o topo:

    1. Necessidades fisiológicas: constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie, tais como: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.
    2. Necessidades de segurança: constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego OU moradia.
    3. Necessidades sociais: incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.
    4. Necessidade de estima: envolve a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração.
    5. Necessidades de autorrealização: são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.

    TEORIA ERC – Clayton Alderfer

    • A Teoria ERC afirma que a motivação do trabalhador pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades, porém, diferente de Maslow, para esta teoria não é necessário subir progressivamente dentro da hierarquia das necessidades. O autor considera que as pessoas podem subir ou descer dentro da hierarquia das necessidades e que existem apenas três fatores essenciais para a motivação:
    1. Necessidade de EXISTÊNCIA: são necessidades básicas de Maslow que inclui as necessidades fisiológicas e de segurança;
    2. Necessidade de RELACIONAMENTO: o ser humano tem necessidade de relacionamentos interpessoais, ou seja, são necessidades sociais e de estima;
    3. Necessidade de CRESCIMENTO: equivale à necessidade de autorrealização.

    FONTE: MEUS RESUMOS