SóProvas


ID
270163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e
envolve os vários setores da organização e as formas como se
relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto, julgue os
itens que se seguem.

A obtenção, pela organização, de algum tipo de benefício ou vantagem justifica a prática de responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • Não é estranho. As empresas fazem MKT social em troca de benefícios nem que seja à sua imagem.
    Marketing filantrópico seria "marketing societal". Se bem que marketing sem ganhar nada em troca não existe.
  • As empresas precisam avaliar se estão realmente praticando o marketing de maneira ética e socialmente responsável. Vários motivos as levam a praticar um nível mais alto de responsabilidade social corporativa: a ascensão das expectativas dos clientes, a mudança nas expectativas dos funcionários, legislações e pressões por parte do governo, o interesse dos investidores em critérios sociais e as práticas de aquisição de negócios.

    Paráfrafo extraído da página 712 do livro ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA 12ª EDIÇÃO - KOTLER
  • De acodo com Fernando Tenório, Responsabilidade social Empresarial: teoria e Prática, as justificativas para a responsabilidade social empresarial são:

    • Por pressão externa;
    • De forma instrumental ou
    • Por questão de princípios.

    A pressão externa se refere a das legislações, sejam elas ambientais, movimento dos consumidores, sindicatos. E também da globalização, no qual há forte pressão para a prática da responsabilidade social corporativa, em que organismos internacionais como a OMC e a própria ONU por meio do Global Compact incentivam a adoção de códigos e condutas relacionados a preservação do meio ambiente, diminuição da pobreza e etc. Desse modo, as empresas buscam por meio desses organismos uma padronização dos patamares sociais, trabalhistas e ambientais. Fazendo com que a competição entre empresas localizadas em países desenvolvidos e subdesenvolvidos tenham o mesmo ponto de partida em relação aos custos de mão de obra, matéria prima e etc. Pois, por essa ótica os países subdesenvolvidos têm um menor custo social e vantagem competitiva no mercado globalizado. Diante disso, a prática da responsabilidade social, nesse caso, é de natureza econômica.

    A forma instrumental é aquela que se justifica pela obtenção de algum tipo de benefício ou vantagem. Tal benefício não precisa ser de natureza econômica e as vantagens podem ser pelo aumento da preferência do consumidor ou fortalecimento da imagem da emrpesa. Um exemplo claro de benefícios são os incentivos concedidos pelo na forma de incentivo fiscal. Que busca equilibrar o desenvolvimento sócio-econômico das diferentes regiões do país (lei 9440/97) ou da lei Rouanet que autoriza patrocínios e doações de pessoas jurídicas em projetos culturais. Nos dois exemplos a empresa tem redução ou isenção da carga tributária por determinado período como forma de incentivo ao desenvolvimento das comunidades locais ou da cultura.

    Por fim, há a responsabilidade social corporativa por princípios que é inserido na cultura da empresa, orientando as suas ações e norteando as suas relações com clientes, fornecedores, comunidades, meio ambiente, etc. Nesse caso, mesmo havendo uma crise econômica o risco de descontinuidade dos investimentos sociais são reduzidos. Como vantagem ela tem um risco menor de greves, contigências ambientais e fiscais, vinculação da imagem a escândalos, etc, sendo fundamental para o negócio e para o sucesso da companhia no longo prazo.
  • Preciso aceitar a resposta da banca (SEMPRE LEVANDO EM CONTA QUE ELAS ERRAM E MUITO).

    Mas discordar completamente de tudo que foi dito. 

    Redução de IR, é vantagem em benefício próprio, NADA TEM A VER COM RESPONSABILIDADE SOCIAL.

    Qualquer tipo de vantagem obtida, MESMO ESTANDO "DENTRO DA LEI", também não tem nada a ver com RESPONSABILIDADE SOCIAL"

    E é essa relação que está sendo pedida na questão.

    Resp. Social: diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

    E isso não precisa ser justificado, ainda mais, obtendo qualquer tipo de benefício (PIOR AINDA SENDO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO).

    Ou a Empresa pratica e TEM responsabilidade social, ou não pratica e NÃO TEM!

  • Para acertar a questão precisamos eliminar o vício de achar que as empresas fazem algo porque são "boazinhas", em negócios a grande motivação é: DINHEIRO!!

  • "Algum tipo de benfício" não caracteriza recursos financeiros (o que nos remete em uma primeira leitura).

     

    Se pensarms que esse benfício ou vantagem pode ser uma boa reputação diante de determinada comunidade, a prática de responsabilidade social é viável. Além disso, essa prática implicará indiretamente em retorno financeiro, desde que realizada em consonância com os valores, cultura e missão da empresa. 

     

  • Em outra questão a Cespe diz outra coisa.

  • Ai, sinceramente... Questões dessa banca me irritam porque o que vale é o raciocínio deles, quase nunca o conceito ao pé da letra.