-
Apesar de não indicar referências essa questão pode ser resolvida com a lógica:
A diversidade não impede viver em harmonia.
Quanto maior a diversidade (sexual, cultural, etc) mais complexo se torna o relacionamento e portanto maior valor existe ao estimular o trabalho harmonioso em equipe.
-
Muito bem lembrado pelo colega acima, o trabalho harmonioso em equipe.
A diversidade entre as pessoas permite acesso à várias competências e habilidades que harmoniosamente trabalhadas em equipe, beneficiam o ambiente de trabalho, eficiência e eficácia das tarefas.
Não basta montar uma equipe, e preciso que se busque a harmonia
-
Conforme livro : comportamento organizacional robbins capitulo 9 página 219
Diversidade:
A maior parte das atividades de um equipe requer vairedade de habilidades e conhecimentos. Em vista disto, é razoável supor que equipes heterogêneas (membros são diferente em termos de personalidade, sexo, idade, educação, especialização funcional e experiência) têm uma maior probabilidade de que possuam as característica necessárias para realizar suas tarefas de forama eficaz. " ai explica a valorização do trabalho em equipe"
"A complexidade" está no fato de equipes heterogêneas levam uma pouco mais de tempo para aprender a trabalhar em conjunto, superando as divergência e as diferentes aboradagens na resolução de problemas.
-
Escreva seu c
Vou republicar o que havia comentado na Q89964, que tratava do tema parecido.
Acho isso muito relativo. Vejo que características e hábitos pessoais podem ser sim avaliados no desempenho. Com as redes sociais em grande evidencia no mundo empresarial, as empresas tem sim verificado, em visitas às paginas de seus colaboradores, algumas ideologias e comportamentos sobre a postura deles diante de diversas preferências e aspectos intra e extra empresa. As "investigações sociais" são ações desenvolvidas por algumas empresas de recrutamento; as características físicas para certos cargos também são avaliadas,como exemplo,a altura mínima exigida de homens e mulheres em concursos das Polícias Militares; um soldado da Polícia do Exército tem que ter certa estatura para poder defender esta divisão; as companhias aéreas também o fazem ao contratar parte da tripulação; o próprio filme TROPA DE ELITE evidenciou isso, mostrando a postura que um futuro policial do BOPE tem que ter para assumir o posto, pois os comportamentos psicológicos são testados ao extremo, e isso, é claro, busca selecionador os melhores homens com as melhores e mais firmes posturas que devam ter para enfrentar as piores missões que por hora venham; as entrevistas são claras e evidentes fontes de análise físicas e de hábitos pessoais daqueles que se candidatam, por mais que não seja um critério explícito de se analisar ali naquela hora, mas o avaliador ou psicólogo consegue observar essas expressões faciais e associá-los à certos comportamentos, como exemplo, sudorese excessiva, mãos atreladas como sinal de nervosismo ou ansiedade, palavras eloquentes etc . A própria questão deixou claro que esses aspectos PODEM ser avaliados, não considerando-os como uma regra, mas algo que possa estar dentro de um critério de discricionariedade e conveniência de cada organização quanto à postura que ela queira exigir de seus futuros colaboradores à sua cultura. Lamentavelmente muitos recursos humanos tem avaliações preconceituosas mesmo que não informadas ao candidatos, pois discriminam muito pessoas tatuadas, com brincos ou piercings, tom de voz, dicção ou sotaque inadequado para o cargo ofertado. Enfim, por mais que esses nobres doutrinadores não saibam disso, tudo que pude escrever ai em cima é pratica indispensável à admissão de pessoas, ações incontestáveis encruadas na cultura de qualquer organização pública ou privada, seja de qual ramo for, ou por um acaso de onde e como foi que surgiu a cota de negros em Universidades Públicas e para concursos Públicos Federais? Tenho pra mim que, talvez, eles NÃO abordem tal tema com receio de adentrar em um campo mais específico que possa ofender a honra e a imagem de certos grupos sociais.
omentário...
-
Gabarito: certo.
A globalização também traz à tona outro desafio: a diversidade da força de trabalho, discriminação.
As organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e sexo de seus participantes. O termo aplica-se a qualquer pessoa que fuja da norma convencional: pessoas com necessidades especiais, representantes da terceira idade e homoafetivos. A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para as práticas administrativas e para compreensão do comportamento organizacional. Os executivos recisam modificar sua filosofia de tratar todo mundo do mesmo modo, reconhecendo as diferenças e respondendo a elas de maneira a assegurar a retenção dos funcionários e uma maior produtividade, sem que se cometa nenhuma discriminação.
Prof. Andréia Ribas
(Cespe/Anac/Técnico Administrativo/2012)
A heterogeneidade das organizações decorrente da inclusão de diferentes grupos sociais é um desafio para os estudos acerca do comportamento organizacional.
Gabarito: certo.
(A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para os estudos acerca do comportamento organizacional.)
-
UMA OUTRA QUESTÃO DO CESPE
CESPE: "A gestão da diversidade cultural, um dos desafios da gestão de pessoas, consiste na valorização da diversidade no trabalho, fomentando o respeito mútuo, promovendo as diversas culturas e tratando com seriedade os colaboradores." (CERTO)
GABARITO CERTO
-
Deixar o ambiente mais complexo, acredito que realmente aconteça, porém, não acredito que isso aconteça por causa da estimulação do trabalho em equipe, mas sim por diferenças pessoais/ideológicas/política de cada indivíduo..
Gabarito ***CERTO***, porém, essa questão está estranha de mais.
-
Gab: CERTO
O que me levou a marcar "certo" foi que o amplo tema das diversidades, acessibilidade, sexualidade, etc. é, ao gestor, um tema cuidadoso e muito complexo do ponto de vista humano e racional. Isso porque, esses temas se tornaram inevitáveis, retirando o viés tradicionalista das empresas para um perfil único. Sendo assim, esse processo de interação estimula ainda mais a valorização em equipe, a atitude sinérgica e, principalmente, a imagem da organização. Que, venhamos e convenhamos, ainda que a raiz alta da administração seja extremamente tradicional, suas atitudes podem maquiar e transferir outra imagem. Aquela que todos querem ver. :)
-
Acho nada a vê esse negócio de gênero sexual ou orientação sexual, quem tem que saber disso é a pessoa, pois isso nada influencia na qualidade do trabalho e uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não há necessidade da empresa ter que saber a orientação da pessoa.