Essa questão é bastante específica de saneamento, e não faria muito sentido de ser estudada sem contexto algum. Entretanto, ela é importante para revisarmos o conceito de solução-tampão. Isso será estudado na aula de Equilíbrio Químico, mas esse problema acrescenta bastante ao nosso estudo sobre ácidos e bases. Vejamos.
Em primeiro lugar, aumentar o pH de uma solução significa torna-la mais básica.
0 < pH < 7: meio ácido.
7 < pH < 14: meio básico.
Assim, devemos marcar uma alternativa que torne o meio mais básico. Podemos, então, eliminar as alternativas C, D e E.
Alternativa C: ácido clorídrico é extremamente forte, e reduziria o pH.
Alternativa D: o sulfato de cálcio é pouco solúvel em água, não sendo indicado para esse uso.
Alternativa E: o cloreto de sódio é um sal derivado de uma base forte (NaOH) e de um ácido forte (HCl), não alterando o pH do meio.
Assim, ficamos com duas alternativas:
Alternativa A: sabemos que o hidróxido de sódio é uma base fortíssima, aumentando o pH do meio.
Alternativa B: a barrilha, ou soda, é como chamamos comumente o carbonato de sódio (NaCO). A alternativa foi generosa em fornecer os íons envolvidos, mas, por ser um composto bastante conhecido, a banca poderia cobrar sem fornecer esses dados. Então, o equilíbrio da barrilha com a água ficaria assim:
NaCO + HO D NaHCO + OH + Na
NaHCO + HO D HCO + OH + Na
Percebam, então, que a barrilha torna o meio mais básico: sua reação com a água libera OH, aumentando o pH. Logo, a alternativa B também está correta.
“Ué, professor... então tem duas alternativas corretas? Anularam a questão?”
Não! Agora vem o raciocínio: o enunciado nos diz que o reator está desequilibrado, o que indica que a situação normal é uma de “equilíbrio”. Então, pessoal, é isso que nós usamos para diferenciar as duas alternativas. Se o enunciado quisesse saber apenas quais compostos aumentariam o pH, ambas as alternativas A e B estariam corretas. Entretanto, devemos escolher apenas aquela que seria a mais indicada para restaurar tal equilíbrio! E agora vem o motivo pelo qual eu coloquei essa questão no assunto de ácidos e bases: para restaurar esse equilíbrio, e minimizar desequilíbrios posteriores, aconselha-se o uso de uma solução-tampão.
A alternativa A nos fornece uma base fortíssima, que simplesmente se dissocia e não estabelece um tampão. Já a alternativa B, barrilha, estabelece equilíbrios químicos com seus ânions derivados de um ácido fraco (ácido carbônico, HCO), formando uma solução-tampão. Assim, a alternativa B é a mais indicada para estabelecer esse equilíbrio.
Gabarito: alternativa B.