SóProvas


ID
270343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos e princípios arquivísticos e da legislação
arquivística, julgue os itens a seguir.

Os documentos de arquivo não são criados ou produzidos em exemplares múltiplos, mas em um único exemplar ou em um número limitado de cópias. Esses documentos mantêm uma relação orgânica entre si.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está relacionada com princípios da arquivologia, não tem a ver com informática.
  • Para sugerir a 're-classificação', clique no número da questão, e na próxima tela, clique no 'lápis' para edição, seja da Área do Conhecimento, Disciplina e Assuntos. Escolha a nova Área do Conhecimento, Disciplina e Assuntos, preencha a justificativa, informe o captcha-code e envie. Ela será processada e analisada. No final do processo, podemos conhecer outros pedidos de correção para esta questão.
  • CORRETO!

    Documentos múltiplos são características da biblioteca e não do arquivo. E mantêm sim uma relação orgânica, ou seja, típicas da administração.
  • Complementando o comentário do amigo acima, não só a BIBLIOTECA comporta documentos múltiplos.

    O centro de documentação trabalha com documentos de vários suportes, com exemplares múltiplos ou únicos, sobre um único assunto. Ele é um órgão colecionador e os documentos são reunidos por compra, doação ou pesquisa.
  • Princípios - Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias.

    Com base no Princípio da Unicidade - o arquivo não admite exemplares múltiplos, pois cada documento é criado ou recebido para cumprir uma missão específica por uma pessoa física ou jurídica. Cada documento possui um lugar único ao grupo o qual pertence. Existem as possibilidades de trabalharmos com vias ou cópias. As vias são documentos originais, endereçados para vários destinatários; as cópias são exemplares similares a um documento original. Porém tomemos cuidado! As vias são documentos originais, enquanto as cópias não são. Além disso, as cópias não podem ser utilizadas de forma indiscriminada, pois elas também possuem um lugar único no grupo documental.
  • Resposta: Correto

    Biblioteca X Arquivo

    Biblioteca: Documentos conservadospara fins CULTURAIS,existindo em MÚLTIPLOS exemplares. (É órgãocolecionador)

    ------------------------------------------------------X---------------------------------------------------------------------- 

    Arquivo:Documentos conservados para fins FUNCIONAIS, em um ÚNICO exemplar ou LIMITADOem número de cópias.

    Os documentos são unidos pela sua proveniência ou origem.(princípio básico da arquivologia, o arquivo produzido por uma entidade nãodeve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

    Fonte: Renato Valentini


  • Lembrando:

     

    Os documentos são únicos dentro do seu contexto de produção mas existem situações que necessitam considerar mais de um documento para desenvolver as atividades e é aí que surge o conceito de originais múltiplos, como as circulares.

  • Gabarito: CERTO.

     

    - Os documentos de arquivo possuem caráter orgânico, mostrando a importância do conjunto documental, a “relação que os documentos mantêm entre eles”.

    - Já os documentos de biblioteca possuem relação não orgânica, não precisando haver algum tipo de ligação entre eles.

     

    Além disso, estes possuem numerosos (múltiplos) exemplares, ao contrário dos documentos de arquivo (onde cada setor produz o seu próprio documento, em exemplar único).

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
     

  • Princípio da Unicidade: Caráter único e exclusivo do documento.

  • CORRETA

     

    ARQUIVO:

    - OBJETIVO FUNCIONAL

    - ÚNICO EXEMPLAR OU NÚMERO LIMITADO DE CÓPIAS.

    - FORMAS DE INGRESSO NA INSTITUIÇÃO:  PRODUÇÃO OU RECEBIMENTO.

    - ACUMULAÇÃO É ORGÂNICA.

    - CLASSIFICAÇÃO VARIA DE INSTITUIÇÃO PARA INSTITUIÇÃO.

     

    BONS ESTUDOS!!!