SóProvas


ID
2704099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.


Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo.

Alternativas
Comentários
  • Mais uma questão interpretativa, sujeita a vários entendimentos. Não entendi onde está o erro. Alguém pode explicar?

    Força guerreiros.

  • tb nao entendi.....a cespe sendo cespe!

  • Acredito que o erro da questão esteja no último período do enunciado:" ...e para tanto delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo"

    Conceder maior maior autonomia para execução de suas atividades exige dos lideres que delimitem papeis e orientações de trabalho de modo restrito às atividades. Autonomia para desempenhar as suas atividades e não para fazer o que quiser. 

     

  • Pra mim, a 'casca de banana' está clara: "de modo amplo". O líder precisa deixar claro quais são as atribuições do funcionário, a respeito do que ele será cobrado. Nesse momento, o líder não pode deixar 'no ar', falar de maneira abrangente, amplamente sobre o tem de ser feito. Essa é a hora de ser específico. Deixar tudo bem amarrado para não gerar insegurança ou falta de compromisso com os resultados esperados. Como motivar se você não sabe onde terá de chegar?

  • Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados (...). Creio que erro se encontre neste trecho, já que para aumentar o envolvimento dos coladoradores o líder deverá dar autonomia e ter confiança em seus subordinados. 

  • GABARITO: ERRADO

  • Pessoal, há um erro de semântica na questão. Percebam que há uma contradição entre os termos "maior autonomia" e "delimitar papéis". Como o gestor espera que os subordinados tenham autonomia se suas atribuições estão previamente delimitadas? 

     

    A mesma contradição existe também entre o mesmo termo "delimitar papéis" e o termo " orientações de trabalho de modo amplo". Ora, como há uma delimitação de papel e ao mesmo tempo o gestor dá uma orientação de forma ampla? 

     

    Acredito que o CESPE tenha tentado fazer esse jogo de palavras (muito malfeito, por sinal).

  • A questão trata do Empowerment, quando o gestor distribui certa autonomia ao subordinado para que este desempenhe melhor suas funções, a questão contradiz no final, dizendo pra delimitar, logo está errada.

  • Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo. Resposta: Errado.

     

    Comentário: agora me explica! Como você concece maior antonomia delimitando papéis e orientações?

  • Essa questão foi totalmente interpretativa!!!

     

    Há uma contradição na abordagem. (OU DOU AUTONOMIA, OU DELIMITO TAREFAS).

     

    Quem estuda Raciocínio Lógico sabe que o (OU) é exclusivo.

     

    #vamosquevamos

     

    Rumo à Nomeação

  • Gabarito Errado

     

    Irei destacar a parte que deixa a alternativa incorreta de vermelho.

     

    Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo.

     

    Não tem absoluta firmeza se a teoria que irei traspor é essa mesmo, mas de acordo com os meus estudos ela encaixa. Teoria Situacional de Hersey e Blanchard

     

    *Hersey e Blanchard desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante: a maturidade dos subordinados.

     

    Maturidade: é a capacidade e a vontade das pessoas assumirem a responsabilidade pela orientação do próprio comportamento, e pode ser dividida em: maturidade no trabalho e maturidade psicológica.

     

    Maturidade no trabalho: refere-se à capacidade de conhecimento e treino necessários para desempenhar o trabalho, e é avaliada numa escala de quatro intervalos

     1. Pouca maturidade;

    2. Alguma maturidade;

    3. Bastante maturidade

    4. Muita maturidade.

    Maturidade psicológica: refere-se ao querer ou à vontade, o que pressupõe autoconfiança e dedicação, e é também avaliada numa escala de quatro intervalos:

    1. Raramente;

     2. Às vezes;

    3. Frequentemente

    4. Geralmente.

    *Com base nos critérios de maturidade dos subordinados, adota-se um dos quatro estilos específicos de liderança:

     

    Estilo1 Narra/ dirigir/determinar: o líder define os papéis e informa os subordinados sobre as tarefas, quando e como executá-las; há, por isso, uma grande ênfase no comportamento diretivo.

     >Apresenta: alta orientação para a tarefa e baixo relacionamento.

     

    Estilo 2 Guiar/persuadir/vender: o líder fornece comportamento diretivo e de apoio aos subordinados para que as tarefas possam ser executadas conforme ele as definiu e estruturou.

    >Apresenta alta orientação para as tarefas e alto relacionamento com as pessoas.

     

    Estilo3 participar/partilhar: o processo de decisão é partilhado, sendo o papel principal do líder o de facilitador e comunicador.

     >Apresenta baixa ênfase na estruturação das tarefas e alto nível de relacionamento com as pessoas.

     

    Estilo 4 delegar: o líder dá escassa direção e apoio aos colaboradores. Este estilo só é adequado quando os colaboradores são realmente capazes de desenvolverem o trabalho e têm elevados níveis de motivação para fazer o que lhes é solicitado.

    >Apresenta baixa ênfase na estruturação das tarefas e baixo nível de relacionamento com as pessoas. GABARITO

     

    Observem que a partir do momento que haja delegação consequentemente também haver mais liberdade para o colaborador agir.

  • HAHA davi nerdão, não enxerguei a parte do RLM. mas e mera interpretação e sim indica contradição

  • O erro que vejo está na generalização da parte do meio para o fim.  Após a primeira vírgula, quando se diz "conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo". Gerenalização pois só se dá maior autonomia quando a equipe tem maturidade para tal. Uma equipe de jovens, por exemplo, que não possui alto grau de  compromisso, seriedade e domínio de suas tarefas, exige - via de regra - uma liderança mais rígida e controlada. Assim, nem sempre ( a pretexto de aumentar o compromisso ) se concede maior autonomia. 

    Quanto à contradição que os colegas citam, não vejo. Pois é possível autonomia delimitada. Basta verificar os conceitos de atos vinculados e discricionários da administração pública. Os discricionários, embora autônomos, estão delimitados, balizados, pela lei. Assim, é plenamente possível eu ter autonomia para, entre dez possibilidades, escolher uma das dez, não podendo, entretanto, escolher da décima primeira em diante.

  • Excelente comentário do Marcelo Franklin 

  • Acredito que a parte de delimitar papéis esteja correta SIM!  Empowerment é na execuçao das suas tarefas , não é "deixar todo mundo livre sem papel definido"

     

    Os papéis devem ser definidos para se evitar duplo trabalho e ambiguidades , as pessoas têm suas responsabilidades mas na hora da execução possuem AUTONOMIA para chegar aos resultados , bem como participam das decisões da equipe/empresa. - Esse é o Empowerment.

     

    O erro está em delimitar os papéis de forma ampla. O correto é cada um saber BEM qual a sua função na equipe , justamente para manter o TODO mais coeso.

  • ERRADO.

     

     

     

    Correção: Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo ESPECIFICO.

  • Posso estar viajando, mas acho que o erro se encontra na afirmação de que o líder PRECISARÁ agir dessa forma, pois tudo depende do ambiente e da maturidade dos subordinados (teoria contingencial). Nem sempre é adequado dar maior autonomia.

  • Existem duas categorias de liderança, segundo estudos de Ohio:

    Estruturas de iniciação: É o ponto em que o líder consegue organizar o próprio papel e o dos liderados em busca dos resultados. Um líder com alta estrutura de iniciação delega tarefas específicas aos membros do grupo e espera que os trabalhadores mantenham o papel definido.

    Consideração: Ponto em que o líder tem relacionamentos de trabalho caracterizados por confiança mútua e respeito de ideias e sentimentos dos funcionários.

  • Acredito que delimitar papéis e orientar trabalho de modo amplo é diminuir o grau de liberdade/autonomia do subordinado.

     

    Gabarito: Errado

  • Delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo retira-se a cedência de maior autonomia para que os funcionários realizem suas tarefas.


    Gab: Errado


  • A DELIMITAÇÃO DE PAPÉIS E ORIENTAÇÕES DE TRABALHO DEVE OCORRER DE MODO INDIVIDUALIZADO, DIRECIONADO A CADA COLABORADOR (E NÃO DE MODO AMPLO). ISSO NÃO SIGNIFICA TIRAR A AUTONOMIA DE CADA PARTICIPANTE, MAS SIM DIRECIONÁ-LOS E ORIENTÁ-LOS DE FORMA INDIVIDUAL.

     

     

     

     

  • Errada ou o líder dá autonomia ou ele designa as tarefas.

  • ERRADO

     

    Também entendi como contradição....... Ao mesmo tempo que dou autonomia vou delimitar papéis? Isso não condiz com o empowerment ! Vejam o que diz Andreia Ribas:

     

    Empowerment: autonomia para as pessoas

    O processo de tomada de decisão está sendo levado para o nível operacional, em que os empregados estão tendo a liberdade de fazer escolhas sobre cronogramas e procedimentos e de resolver sozinhos problemas relacionados ao seu trabalho. Um crescente número de empresas vem adotando as equipes autogerenciadas, em que os trabalhadores operam praticamente sem qualquer chefia externa. O empowerment (delegar o controle para que os colaboradores tenham responsabilidade sobre o seu trabalho e sobre as decisões que tomam) está modificando os estilos de liderança, relações de poder, planejamento do trabalho e a forma como as organizações são estruturadas.

  • ERREI PELA PALAVRA DELIMITAR = PÓR LIMITES. 

    CESPE ADORA ESSAS PALAVRAS.

  • "delimitar papéis" poderia ser entendido sobre duas perspectivas:

     

    1) Fulano será o lider DESSE projeto.. pronto, ele será o lider de um projeto especifico(ou seja, está sendo restringido, estabelecendo limite),e nao de TODOS da empresa; terá total autonomia nesse. Isso não é algo pejorativo, mto pelo contrário, é a realidade do UNIVERSO

     

    2) Restringir o modo de agir do lider escolhido em alguma coisa que ele deveria ter autonomia total.

     

     

    Ou seja... NINGUEM na face da terra pode ADIVINHAR oq essa porra de banca quis dizer...

  • MACETE: Quando vc achar que a questão está correta, marque a alternativa errada.

  • Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo.

     

    COMO QUE CONCEDE MAIOR AUTONOMIA DELIMITANDO ORIENTAÇÕES AMPLAS?? Não dá. No mínimo teria que ser ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

     

    O segredo tá em ler com calma. Essa matéria você tem que duvidar até da vírgula!!

  • Tem uma contradição na própria questão. Como vc concede autonomia, mas com limitações? Tem nem como errar uma dessas...

  • Gabarito: errado

     

     

    Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo.

     

    A parte final há uma contradição, ao conceder autonomia, não pode delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo.

  • Na verdade a questão misturou várias teorias:

    O líder diretivo, por exemplo, delimita tarefas, mas não de forma ampla;

    O líder liberal, por exemplo, pode dar autonomia, mas não delimita tarefas (exemplo de empowerment). 

  • Como é que você concede AUTONOMIA e ao mesmo tempo DELIMITA ?! 

    Não faz sentido neh .!

  • Na moral , depois de tomar tantas pauladas do Cespe entendi sua lógica de erro e não escorrego mais nessas questões casca de banana!!
  • ''conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho'' - HÃ? Errada

  • L. Pedrosa, eu acho que foi o Bolsonaro, porque ele disse uma coisa e depois (des)disse. hahaha

  • Se o Cespe considerar que termo "de modo amplo" refere-se tanto a "delimitar papéis" quanto a "orientações de trabalho", o gabarito é Certo.

    Se o Cespe considerar que termo "de modo amplo" refere-se apenas a "orientações de trabalho", o gabarito é Errado.

    Só eu achei que esse finalzinho abriu margem para uma dupla interpretação?

  • Primeira interpretação: Depende. É difícil falar o que é melhor ou pior para uma equipe. Tem que buscar enxergar como os indivíduos funcionam.

    Segunda interpretação: Ou você dar autonomia para que realizem suas tarefas, ou delimita papéis e orienta de modo amplo. (Esse "de modo amplo", é no sentido de ter a orientação formalizada para todas as etapas).

    Enfim, errada de várias formas.

  • Erro que consegui, acredito eu, identificar:

    Orientações de trabalho de modo amplo.

    Vejo que se encontra equivocada, pois haverá orientação do líder na medida da maturidade do funcionário.

  • Quem estuda administração geral consegue entender que não apenas um modo de se obter um resultado positivo (ou negativo) em qualquer âmbito. Há várias teorias e nenhum deles é bom o suficiente para sanar um problema. Por isso, para as questões que restringem as possibilidades de algum resultado, exerça o ato de desconfiar; respire fundo; e se não souber, na hora da prova, deixe em branco!

  • envolvimento dos colaboradores com o trabalho=medidas que façam os funcionários focarem na tarefa.

    Liderança focada na tarefa ou produção, significa aumentar a supervisão, menos liberdade de escolha, etc. A questão diz o contrario.

  • Bolsonaro fez essa questão.

  • Como conceder autonomia e ao mesmo tempo delimitar sua atuação?

  • Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho,

    uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, INCENTIVAR papéis e orientações de trabalho de modo amplo.

  • Modo amplo ....

  • A primeira parte da assertiva está correta. De fato, para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados e conceder maior autonomia para que eles realizem suas tarefas (ou seja, permitir que os funcionários participem do processo de tomada de decisões e contribuam com opiniões e inovações).

    Contudo, a parte final da assertiva está errada. Isso pois, se o objetivo da organização é conceder maior autonomia ao funcionário, não se deve “delimitar papéis e orientações de trabalho”. Quando o gestor delimita papéis e orientações, ele está retirando a autonomia do funcionário.

    Gabarito: errada.

  • O erro da questão não é a contradição entre dá autonomia e delimitar papéis, pois o líder tem que da autonomia mas é até um certo ponto, tem que ter um limite sim. Até porque dá total autonomia não é o ideal, lembrem-se do líder liberal.

    O erro é no final da frase, pois o ideal é que as orientações de trabalho devem ser específicas, de forma bem direcionada, clara e adequada e não de forma ampla.

  • Revisar depois.
  • Gabarito ERRADO

    A primeira parte da assertiva está correta. De fato, para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados e conceder maior autonomia para que eles realizem suas tarefas (ou seja, permitir que os funcionários participem do processo de tomada de decisões e contribuam com opiniões e inovações).

    Contudo, a parte final da assertiva está errada. Isso pois, se o objetivo da organização é conceder

    maior autonomia ao funcionário, não se deve “delimitar papéis e orientações de trabalho”.

    Quando o gestor delimita papéis e orientações, ele está retirando a autonomia do funcionário.

    Fonte: Estratégia Concursos - Stefan Fantini

  • Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo.

    Ou eu dou autonomia, ou delimito.