SóProvas


ID
270541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens de 56 a 60, relativos à administração pública.

A adoção do modelo do GESPÚBLICA assegura a excelência nos serviços públicos, mas não permite que se realizem avaliações comparativas entre organizações congêneres.

Alternativas
Comentários
  • o modelo GESPUBLICA possibilita justamento o contrário: a comparação entre as instituições para que alcancem a excelência; para isso, define critérios de gestão capazes de orientar organizações para os resultados.

    ERRADO
  • O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) foi instituído com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos; e o aumento da competitividade do país.
     
    O Gespública é a mais arrojada política pública formulada para a gestão. Esta afirmação está baseada em três características: é essencialmente pública; é focada em resultados; e é federativa.
     
    É um programa do Ministério do Planejamento e Orçamento, voltado para orientar os órgãos públicos, baseado na avaliação continuada da gestão. Auto-Avaliação.
    Consiste basicamente em:
    Auto-Avaliação, Plano de Melhoria e Avaliações Periódicas.

    FONTE: ALGUM ALUNO DO QUESTÃO DE CONCURSOS
  • tal da competicao administrada..
  • ERRADO

    O Desafio Gerencial

    A compreensão de que um dos maiores desafios do setor público brasileiro é de natureza gerencial fez com que se buscasse um modelo de excelência em gestão focado em resultados e orientado para o cidadão. Este modelo deve guiar as organizações públicas em busca de transformação gerencial rumo à excelência e, ao mesmo tempo, permitir avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras com empresas estrangeiras e demais organizações do setor privado.
  • Errei esta questão, porque há alguns comentários atrás alguém postou que a GESPÚBLICA era voltada apenas para a AUTOAVALIAÇÃO...
  • Os comentários acima estão corretos, mas o uso da palavra destacada também deixa a questão completamente equivocada.

    A adoção do modelo do GESPÚBLICA assegura a excelência nos serviços públicos, mas não permite que se realizem avaliações comparativas entre organizações congêneres. 

    Não basta adotar o modelo. Deve-se implantá-lo de forma correta e estratégica, revisando a forma de atuação. O GesPública foi instituído pelo Decreto nº 5.378/2005 e é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando a contribuir (PORÉM NÃO ASSEGURA NADA!!!) para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do país.
    Não basta adotar o modelo da Gespúblican 
  • Tem uma questão com gabarito diferente! Se alguém souber responder... peço que me avise por favor!!! Obrigado!


     • Q164280

     

     

     


    Texto associado à questão Ver texto associado à questão



    A pontuação obtida pela organização pública, conforme proposta do GESPÚBLICA, mostra o quanto a organização está melhor ou pior em sua administração, comparativamente a outras organizações similares.



     




    • Certo Errado


     



     



    resposta E

  • Não mostra porque a pontuação, isoladamente, é com base apenas no resultado da própria organização, e não com isso comparativamente a outras organizações similares. 
    Mas você pode pegar dois resultados e compará-los. Logo, por si só, não mostra ( Q164280), mas permite essa avaliação.
  • Só pelo "assegura" já sentei o dedo no errado.
    Ahhh se apenas adotar a GESPÚBLICA assegurasse a excelência nos serviços públicos...
  • Acredito que outra questão ajuda a responder, vejam:

    A implantação do modelo GESPÚBLICA fomenta a realização de autoavaliações pela organização pública e cria referenciais comparativos entre as congêneres.

    GABARITO: CERTA.


    "Por favor, deixe um recado lá no perfil se estiver errada."

  • Q90239 - A implantação do modelo GESPÚBLICA fomenta a realização de autoavaliações pela organização pública e cria referenciais comparativos entre as congêneres. (CERTA)



    Modelo de excelência em Gestão Pública Origem "Esse modelo de gestão pública deveria orientar as organizações nessa transformação gerencial e, ao mesmo tempo, permitir avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras e mesmo com empresas e demais organizações do setor privado. Em 1997, o Programa da Qualidade no Serviço Público optou pelos Critérios de Excelência utilizados no Brasil e em diversos países, que representam o “estado da arte” em gestão." 
    http://www.sefaz.mt.gov.br/portal/Tributario/GESPUBLICA/03_Instrumento_500pontos_2007.pdf

    AS AVALIAÇÕES SÃO PERMITIDAS.

  • O Gespública NÃO ASSEGURA (garante) que os serviços públicos serão excelentes. Ele apenas serve como instrumento para que a gestão pública possa ser avaliada em relação às melhores práticas e comparada entre congêneres! 

    Assim, a questão está errada como um todo! 

     

    Profº Carlos Xavier - Estratégia Concursos.

  • Gabarito: ERRADA.

     

    A GESPÚBLICA é baseada na mobilização voluntária de pessoas e organizações para atuarem como agentes transformadores da gestão pública brasileira e tem como premissa que a gestão de Órgãos e Entidades públicos podem e devem ser excelentes, podem e devem ser comparadas com padrões internacionais de qualidade em gestão, mas não podem nem devem deixar de ser públicas, permitindo assim a comparação com outras instituições.

  • Nada nessa vida é assegurado ou garantido , salvo a morte.

    "O que te faz de especial para nao quereres sofrer na terra? Então aceita que é menos pior" . Anônimo

  • ERRADO

     

    1º - O GESPÚBLICA não garante a qualidade, mas incentiva as organizações a buscá-la.

     

    Autoavaliações e avaliações comparativas são utilizadas para verificar se os processos gerenciais de um ente público estão de acordo com o Modelo/Critérios de Excelência em Gestão Pública.

     

     

    FONTE: Anotações do meu caderno + livro de administração pública (Augustinho Paludo, 2013)