SóProvas


ID
2707930
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em processos de conformação mecânica, o trabalho mecânico, além do efeito de encruamento, quando realizado a frio, pode produzir algumas anomalias que devem ser evitadas. Alguns desses defeitos podem ocorrer em chapas de aço baixo carbono, quando o material é deformado na faixa de escoamento. O defeito corresponde a depressões que aparecem em primeiro lugar, ao longo dos planos de tensão de cisalhamento, que como se sabe, são planos inclinados a 45o em relação à tensão principal. À medida que a deformação continua, as depressões se espalham e acabam se juntando, de modo a produzir uma superfície áspera.

Esta afirmação refere-se ao Defeito

Alternativas
Comentários
  • Conformação mecânica é o processo em que se aplica uma força externa à matéria-prima, fazendo-a adquirir a forma desejada por deformação plástica. O processo de conformação mecânica abrange um grande número de processos que podem ser classificados em função do esforço aplicado. Os principais tipos de conformação são mostrados na figura a seguir: forjamento, laminação, dobramento, trefilação, extrusão, cisalhamento, estiramento e embutimento profundo.

    Porém, durante o processo de conformação, o trabalho mecânico gerado normalmente causa algumas anomalias no material. As mais comuns são: as “LINHAS DE LUDER” e o defeito “CASCA DE LARANJA”.

    As “linhas de Luder” ou “linhas de distensão” são defeitos que têm a forma de tiras alongadas que aparecem sobre a superfície ao longo dos planos de máxima tensão de cisalhamento do aço quando deformado na faixa do limite de escoamento, a medida que as deformações continua, as depressões se espalham e acabam se juntando gerando uma superfície áspera. Em tensão, as linhas apresentam-se como depressões na superfície; em compressão elas apresentam-se salientes. Essas linhas podem ser eliminadas submetendo a chapa em ligeira laminação a frio, correspondente a uma redução de espessura de 0,5% a 2,0%.

    Já o defeito “casca de laranja” é atribuído ao tamanho grão do material submetido à estampagem, esse defeito ocorre em materiais que a granulação é muito grande e é caracterizado por uma superfície grosseira e rugosa, aparência essa que é indicada pelo nome do defeito. O defeito ocorre do fato de os grãos individuais tem a tendência de deformar de maneira diferente uns dos outros. Para melhorar a aparência da peça acabada pode-se limá-la ou poli-la.

    Portanto, conforme apresentado no enunciado, o defeito que corresponde a depressões que aparecem em primeiro lugar, ao longo dos planos de tensão de cisalhamento, em planos inclinados a 45° em relação à tensão principal, de modo a produzir uma superfície áspera é o defeito conhecido como LINHAS DE LUDER, como traz a alternativa (C).

    Resposta: C

  • Casca de laranja – é atribuído ao tamanho do grão do material submetido á estampagem, esse defeito ocorre em materiais que a granulação é muito grande e é caracterizada por uma superfície grosseira e rugosa, aparência essa que é indicada pelo nome do defeito.

    Linha de ludes ou linha de difusão – são deformações que tem a forma de tiras alongadas que aparecem sobre a superfície ao longo dos planos de máxima tensão de cisalhamento do aço quando deformado na faixa do limite de escoamento.