-
I. Correto, o verbo receber é transitivo direto e indireto, pois quem recebe algo, recebe algo de alguém. Portanto a preposição "de" deveria vir anteposta ao pronome relativo "que".
II. O verbo "ver" não apresenta a mesma transitividade do verbo "receber". O verbo ver normalmente é utilizado como transitivo direto, mas pode ser também intransitivo.
III. Orações subordinadas adjetivas são orações que exercem a função de adjunto adnominal de um termo da oração principal, tendo a mesma função que um adjetivo na estrutura frásica. Começam, maioritariamente, com o pronome relativo que.
IV. Só há uma inadequação no fragmento, relacionada à preposição "de" como destacado no item I.
Fonte parcial: www.normaculta.com.br
-
I. - nunca mais recebi novidades "dos" amigos ("de" + "os"), como o pronome relativo "que" é invariável, apenas a preposição "de" deveria o preceder.
gab. A
-
Não consigo entender por que o "que" é conjunção integrante no período em vez de ser pronome. Ele não retoma a palavra "amigos"? Se não fosse conjunção, não haveria a oração subordinada, correto?
-
Tenho amigos os quais nunca mais vi, dos quais nunca mais recebi novidades.
Recebi novidades de quem? dos amigos, portanto, a forma correta seria "De que" a preposição obrigatoriamente tem que vir anteposta ao pronome relativo "QUE"
-
Fernanda Henrique, o "que" é sim pronome relativo, e justamente por isso se trata de oração subordinada adjetiva. Acho que você confundiu. Veja só:
ORAÇÕES SUBORDINADAS, podem ser:
- Substantivas: Iniciam com conjunção integrante (que, se = isto)
- Adjetivas: Sempre iniciada por pronome relativo ( explicativa/restritiva)
- Adverbiais: Outras ...
III. No período apontado, identifica-se a presença de orações subordinadas adjetivas.
" Tenho amigos que nunca mais vi, que nunca mais recebi novidades" --> ambos retomam ' amigos '
Espero ter ajudado. Bons estudos.
-
Jesus!
-
Errei por falta de atenção. Há inadequação sim na oração subordinada adjetiva "que nunca mais recebi novidades". O certo seria: "DE que nunca mais recebi novidades". A transitividade do verbo receber, como a própria alternativa sugere, é transitiva direta e indireta - quem recebe algo, recebe algo DE alguém. No caso acima, recebe novidades DOS amigos. Só que o termo AMIGOS, na oração, foi substituído pelo pronome relativo QUE. Como a regência do verbo pede a preposição DE... A alternativa 1 está corretíssima.
-
No período apontado, identifica-se a presença de orações subordinadas adjetivas.
Não confunda..
Orações subordinada adjetivas são introduzidas por pronome relativo é possível identificar pela substituição (Pelo qual(ais)) lembrando que podem ser explicativas (,) ou restritivas..
Orações subordinadas substantivas são introduzidas por conjunção integrante/ troca por (isso)
Tenho amigos que ( Os quais) nunca mais vi, que (dos quais) nunca mais recebi novidades..
sucesso, nãodesista!!
-
" III. No período apontado, identifica-se a presença de orações subordinadas adjetivas." Na lógica, para haver uma oração subordinada, não precisa de uma principal? então, como pode ter duas orações subordinadas? kkkkkkk agora eu buguei... porque está certa?
-
III- No período existe o pronome relativo(Que) o qual avaliado de forma sintatica no período composto veemos que é uma subordinação ligando termos dependentes, como não tem vírgulas, é restrita(ambas).
Esse tipo de avaliação vai depender da forma como a questão é pedida, vendo que essa forma "sintática" é um pouco ampla.
"Tenho amigos que nunca mais vi"
R: A
-
Gabarito''A''. verifica-se que estão corretas apenas I e III.
I. Sendo o verbo “receber” transitivo direto e indireto (receber – alguma coisa – novidades; de alguém – dos amigos), exige a preposição “de” anteposta ao objeto indireto, o pronome relativo “que”. Dessa forma, há inadequação quanto à regência no período analisado.
III. No período apontado, identifica-se a presença de orações subordinadas adjetivas.
Estudar é o caminho para o sucesso.