-
Consideremos a afirmativa VERDADEIRA.
Pensei assim : " Se o Presidente exonerar o secretário por causa da pressão política,/ o presidente consegirá ser reeleito. "
( V ) ------------------------------------/--------------------------------- ( V ) = V
( F ) ------------------------------------/----------------------------------- ( V ) = V
( F ) ------------------------------------/------------------------------------ ( F ) = V
Analisando...
A ) Errada, pois mesmo o Presidente não exonerando, o secretário, ele poderá ser reeleito ( F-------V )
B) Errada. O secretário pode ser exonerado e ainda assim o Presidente ser reeleito. ( V-------V )
C ) Gabarito. Secretário foi exonerado e o Presidente PODERÁ ser reeleito. ( V-----V )
D ) Errada, até porque mesmo não ocorrendo a exoneração do secretário, o Presidente poderá conseguir a reeleição. ( F-----V )
Nota : Este " PODERÁ " tem uma ideia IMPLÍCITA de DEVERÁ, por se tratar de uma condicional.
-
O "por causa" tem algum valor de conectivo lógico? procurei aqui e não achei nada, e só pra constar pra quem não sabia, o "Caso" tem valor de Implicação (Se,então)
-
GABARITO: C
Questão: Considere a seguinte sentença: “Se o presidente exonerar o secretário por causa da PRESSÃO POLÍTICA da diretoria, então o presidente conseguirá ser reeleito.” Assinale a alternativa que apresenta uma correta CONCLUSÃO referente a esta sentença.
Quem? O presidente
O quê? exonerar o secretário
O porquê? Por causa da PRESSÃO POLÍTICA da diretoria
Para quê? CONSEGUIR ser reeleito
A) ERRADO. Caso o presidente não exonere o secretário, ele NÃO SERÁ reeleito. ( NÃO dá para ter CERTEZA que ele NÃO SERÁ reeleito)
B) ERRADO. Caso o secretário seja exonerado sem que haja pressão política por parte da diretoria, o presidente NÃO SERÁ reeleito. ( NÃO dá para ter CERTEZA que o presidente NÃO SERÁ reeleito
C) CORRETO. Se NÃO houver PRESSÃO POLÍTICA da diretoria e o secretário for exonerado, o presidente PODE SER ELEITO.
( POSSIBILIDADE de ser eleito).
D) ERRADO. A reeleição do presidente está necessariamente vinculada à exoneração do secretário. Está vinculada à pressão política da diretoria para exonerar o secretário. Pois se não tivesse a pressão e secretário exonerado, o presidente PODERIA ser reeleito
-
essa nao deu pra entender de jeito nenhum
-
@Victor Nascimento
Essa "NOTA" que vc citou é ensinada dentro da lógica ou foi mais uma das "invençoes das bancas" pra justificar a questão? Por que eu pensei na assertativa C como errada, justamente pela palavra PODE.
Poderá pra mim indica Possibilidade de ser ou não;
Deverá indica algo certo;
-
Para fazer mais sentido, lembre-se que a exoneração que causa efeito na conclusão é a motivada por pressão política.
A) Caso o presidente não exonere o secretário, ele não será reeleito. (Ele pode não ter sido exonerado porque não houve pressão política, ainda assim o presidente pode ser reeleito)
B) Caso o secretário seja exonerado sem que haja pressão política por parte da diretoria, o presidente não será reeleito (Ele pode ter sido exonerado por outro motivo, isso não garante a reeleição ou não reeleição)
D) A reeleição do presidente está necessariamente vinculada à exoneração do secretário (está vinculada a exoneração por pressão política, não só exoneração)
Eu fiz assim e acertei.
-
tensa a questão, mas daria pra resolver segundo à regra de equivalências lógicas das condicionais
P -> Q = ~P v Q
P V Q = ~P -> Q
"Se o presidente exonerar o secretário por causa da pressão política da diretoria (P), então o presidente conseguirá ser reeleito (Q)" -
logo, a questão ficará da seguinte forma.
"Se o presidente não exonerar o secretário por causa da pressão política da diretoria (P), então o presidente conseguirá ser reeleito (Q)" -
"Se não houver pressão política da diretoria e o secretário for exonerado, o presidente pode ser reeleito" pode-se perceber que as expressões têm caráter semelhante.
-
A dica que eu posso dar para esse tipo de questão é: não vá entender pelo português e interpretação da coisa, faça a tabela das proposições compostas!
-
obs : a expressão POR CAUSA traz a ideia de condição
(o presidente exonerar o secretário --> há pressão política da diretoria ) --> o presidente conseguirá ser reeleito.
1º Faz a equivalência da sentença que está dentro dos parênteses
(não há pressão política da diretoria --> o presidente não exonerar o secretário) --> o presidente conseguirá ser reeleito.
2º Nega a equivalência feita
(não há pressão política da diretoria ^ o presidente exonera o secretário) --> o presidente conseguirá ser reeleito.
-
essa foi virada no copiloto!
-
Nesse ipo de questão toda afirmativa que deu 100% de certeza de acontecer, eu considerei errada. Observem que a única que deu margem de possibilidade foi a letra C.
-
uma condicional dentro de uma condicional, proposição composta, equivale o que está dentro do parenteses, a resposta fica igual a alternativa C.
-
"Se o presidente exonerar o secretário por causa da pressão política da diretoria". Há somente um verbo, havendo assim uma única proposição nesse trecho.
Aí, do nada, vem a IBFC e cria outra proposição ao adicionar um verbo e um conectivo - Se não houver pressão política da diretoria e o secretário for exonerado - e diz q há equivalência nisso... tá "serto"
Próxima questão, pq dá mais futuro
-
Muito comentário de quem fuma hum...
-
A QUESTÃO ESTÁ MAL FEITA ! , A GALERA ESTÁ NEGANDO O SE ENTAO COM O MESMO SE ENTAO E ISSO NÃO PODE ACONTECER , E AINDA QUERENDO JUSTIFICAR O GABARITO DA BANCA KK !
UMA QUESTÃO DESSA VALE NEM A PENA TENTA ENTENDER !!
FOCO, FORÇA E FÉ !
-
Gabarito: letra C.
Depois de revisar compreendi. É uma questão de tabela-verdade.
Sobre a D:
d) A reeleição do presidente está necessariamente vinculada à exoneração do secretário.
=>Alternativa errada, porque o presidente pode ser reeleito mesmo se o secretário não for exonerado.
-
“Se o presidente exonerar o secretário ((por causa da PRESSÃO POLÍTICA da diretoria)), então o presidente conseguirá ser reeleito.”
- A parte da sentença ((por causa da PRESSÃO POLÍTICA da diretoria)) NÃO é condição imprescindível para a reeleição do presidente, apenas uma das possibilidades para a reeleição do mesmo!!!