SóProvas


ID
2711803
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A história da administração pública no Brasil tem menos de 500 anos. Se não é muito comparado a outras culturas, é suficiente para gerar um modus operandi próprio. Historicamente, os governos no Brasil nunca se preocuparam em estabelecer bons indicadores de gestão. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) O desenvolvimento das sociedades organizacionais cria padrões cada vez menos fragmentados, preservando-se os padrões tradicionais de ordem social 

     

    b) Cultura organizacional pode ser entendida como um conjunto de valores e pressupostos básicos expressos em elementos simbólicos, que em sua capacidade de ordenar, atribuir significações, construir a identidade organizacional, tanto agem como elemento de comunicação e consenso, como ocultam e instrumentalizam as relações de dominação

     

    c) A cultura organizacional é composta por constantes, não havendo interferência de fatores variáveis como vivências técnicas, administrativas, políticas, estratégicas e táticas

     

    d) Cultura organizacional é expressão utilizada apenas na administração de entidades eminentemente privadas, não se aplicando às instituições públicas

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Gabarito b.

    garra.

  • a) o desenvolvimento da sociedade organizacional cria padrões mais fragmentados e diferenciados de crenças e práticas baseadas na sua estrutura ocupacional, mesclando os padrões tradicionais de ordem social, em termos de ideias comuns, valores e crenças - Durkheim (1934)

  • Muito provável que a História da Administração no Brasil tenha menos de 500 anos.

    Gabarito - B

  • Na visão de Schein, a cultura organizacional parece se prestar para manter uma zona de conforto na organização, a partir da socialização de um caminho já trilhado e ordenado pelos membros em função de sua adaptação. Para Fleury e Sampaio (2002, p. 293), no entanto, significa " Cultura organizacional pode ser entendida como um conjunto de valores e pressupostos básicos expressos em elementos simbólicos, que em sua capacidade de ordenar, atribuir significações, construir a identidade organizacional, tanto agem como elemento de comunicação e consenso, como ocultam e instrumentalizam as relações de dominação"

  • Pressuposto , valores e ARTEFATOS = COLOCOU ELEMENTOS SIMBÓLICOS .

  • GABARITO: LETRA B

    Conforme Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".

    De acordo com Shein (apud CHIAVENATO, 1997, p. 32), Cultura organizacional é o modelo de pressuposto básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz. Foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

    Para Schein (1995), a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, lidando com problemas, buscando a adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido, ensinado a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.

    "Cultura Organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhados em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma" (CHIAVENATO 1999, p. 173).

    Conforme Hobbins (2002, p. 240) "Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra".

  • Gab. B

    Níveis de Cultura:

    1- Artefatos

    2- Valores compartilhados

    3- Pressuposições básicas

  • A) Errado. O desenvolvimento das organizações não preserva os padrões tradicionais, pelo contrário. Cada vez mais vemos empresas modernas com culturas inovadoras, como a do Google, por exemplo, em que os funcionários não têm horário fixo, trabalham de chinelos e camiseta, e podem sair para se exercitar ou jogar videogame no meio do expediente. B) Correto. Os símbolos são a parte que se exterioriza da cultura organizacional, sendo esta um conjunto de valores e pressupostos que definem como as pessoas agem diante dos problemas da organização, construindo a identidade da empresa, a hierarquia, poder, sistemas de comunicação, etc. C) Errado. Por mais que seja difícil e demorado modificar a cultura organizacional, ela pode ser modificada. Além disso, sofre constantes influências de fatores organizacionais, como a dinâmica administrativa e política, as estratégias da empresa e seus métodos de trabalho. D) Errado. As instituições pública também têm cultura organizacional, as quais normalmente são tradicionais e fortes, com foco na hierarquia e nos cargos que as pessoas ocupam, o que também vem se modificando aos poucos. Gabarito: B