SóProvas


ID
2712025
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I


(O texto reporta-se, em seu início, a uma galeria de fotos de pessoas que foram submetidas a trabalho escravo, no Brasil).


                              ESCRAVOS NO SÉCULO XXI


      Os 48 retratos ao lado formam uma galeria que o país não gosta de ver. São vários Antônios, vários Franciscos, vários Josés e uma Vicentina, que dão carne e osso a um grande drama brasileiro: o trabalho em condições análogas às de escravidão. Sim, todas essas pessoas foram escravizadas – em pleno século XXI. Enredadas em dívidas impagáveis, manipuladas pelos patrões e submetidas a situações deploráveis no trabalho, elas chegaram a beber a mesma água que os porcos e algumas sofreram a humilhação máxima de ser espancadas, para não falar de constantes ameaças de morte. Quando os livros escolares informam que a escravidão foi abolida no Brasil em 13 de maio de 1888, há exatos 130 anos, fica faltando dizer que encerrou a escravidão negra – e que, ainda hoje, a escravidão persiste, só que agora é multiétnica.

      Estima-se que atualmente 160.000 brasileiros trabalhem e vivam no país em condições semelhantes às de escravidão – ou seja, estão submetidos a trabalho forçado, servidão por meio de dívidas, jornadas exaustivas e circunstâncias degradantes (em relação a moradia e alimentação, por exemplo). Comparada aos milhões de africanos trazidos para o país para trabalhar como escravos, a cifra atual poderia indicar alguma melhora, mas abrigar 160.000 pessoas escravizadas é um escândalo humano de proporções épicas. (...)

(Revista VEJA, Editora Abril, edição 2581, ano 51, nº 19, 9 de maio de 2018, p. 81-87).

Estima-se que atualmente 160.000 brasileiros trabalhem e vivam no país em condições semelhantes às de escravidão – ou seja, estão submetidos a trabalho forçado, servidão por meio de dívidas, jornadas exaustivas e circunstâncias degradantes ...


Alterando-se a forma verbal “Estima-” para “Estimava-”, teremos, de acordo com o padrão gramatical normativo, as seguintes alterações, nas demais formas verbais que compõem a organização desse excerto (fazendo-se as adaptações necessárias como, por exemplo, retirando-se a palavra “atualmente”):

Alternativas
Comentários
  • ESTIMAVA-SE: pretérito imperfeito do INDICATIVO (no modo indicativo, esse tempo verbal é empregado para se referir a um fato inacabado ocorrido no passado. Por isso, ele transmite uma ideia de continuidade.)

    TRABALHASSEM/VIVESSEM: : pretérito imperfeito do SUBJUNTIVO (se refere a um fato que pode ter ocorrido ou não e é expresso pelas desinências –sse, -sses, -ssemos, -sseis, -ssem. Frequentemente, ele remete aos desejos, vontades, imaginação ou sentimentos do falante)

     

    A combinação: pretérito imperfeito do INDICATIVO + pretérito imperfeito do SUBJUNTIVO é perfeitamente possível. 

     

    Emprega-se o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo na oração subordinada em correlação com um tempo passado do Modo Indicativo na oração principal. EX: Solicitei que viajasse logo. Solicitava que viajasse logo. Solicitara que viajasse logo. Solicitaria que viajasse logo.

     

    Sendo assim, o correto é: Estimava-se que 160.000 brasileiros trabalhassem e vivessem (são pretéritos imperfeitos) no país em condições semelhantes às de escravidão (...).

     

  • Qual o erro da letra c?

     

    trabalharam: pretérito perfeito

    viviam: pretérito imperfeito

    estavam: pretérito imperfeito

     

    Eu pensei que podia usar na mesma frase: futuro do pretérito(indicativo), pretérito mqp(indicativo), pret. imperfeito(indicativo), pret. perfeito(indicativo) e pret imperfeito do subjuntivo.

  • Daniel Cordeiro, acredito que o erro da C seja a falta de paralelismo entre as formas verbais trabalharam (pretérito perfeito) e viviam (pretérito imperfeito).

     

    Creio que o correto seria: Estimava-se que 160.000 brasileiros trabalharam e viveram...

  • Correlação de tempos verbais...

  • paralelismo - ESTIMAVA-SE; TRABALHASSEM, VIVESSEM; ESTIVESSEM

     

  • Esse Edemir é doido kkkkkkkkkkkk

  • Esses Edemir só pode estar ganhando dinheiro para atrapalhar os outros....

  • Tempo verbal é uma rocha no meu pé, pqp!

  • CORRELAÇÃO:

    PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO + PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO.

  • GAB: E