SóProvas


ID
2712040
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III 


                       A complexa questão da segurança do Brasil


      O Brasil vive hoje uma grande crise de segurança pública. Isso não é segredo para ninguém. Na realidade, a sensação de medo é algo que parece presente em vários setores da sociedade em nosso país. Só em Pernambuco, foram mais de cinco mil assassinatos em 2017. São números de guerra. E os relatos de situações de violências vividas estão presentes em todos os espaços. Muitas vezes são o tema principal de programas de televisão, porém muito pouco é tratado sobre como resolver. E esta é a grande questão sobre a qual precisamos nos debruçar. Uma coisa é certa: a violência é um problema complexo. E problemas complexos possuem soluções complexas. Qualquer que seja o discurso que tente apresentar uma solução simples para estes problemas é incabível. Um exemplo é o discurso que a solução para a violência passa pela liberação de armas para os “cidadãos de bem” poderem se defender.

      O que a ciência comprova é que liberar armas não resolve absolutamente nada quanto ao problema da segurança pública. Um estudo recente liberado pela Escola de Saúde Pública de Harvard fez uma síntese de vários destes pontos e comprova a tese.

      Entre algumas das conclusões, uma delas é que armas de fogo são usadas mais frequentemente para assustar e intimidar do que para defesa própria. Outra conclusão alarmante é que armas de fogo em casa são usadas normalmente mais para intimidar pessoas íntimas e familiares que para evitar crimes.

       (...)

       De toda forma, este é um assunto que está novamente na ordem do dia e não pode deixar de ser tratado. Porém, estes discursos fáceis de que a solução para a violência está em liberar armas ou colocar o exército nas ruas não resolvem. Nunca resolveu. Por que resolveria agora? Estão aí os números que falam por si. Mas, de um jeito ou de outro, o debate precisa ser travado.

      (...)

      Edição: Monyse Ravenna

(https://www.brasildefato.com.br/2018/02/26/a-complexa-questao-da-seguranca-do-brasil/- Aristóteles Cardona Júnior - Acesso em 7.5.2018)

Assinale a opção na qual a(s) palavra(s)/expressão(ões) NÃO se presta(m) ao papel de articulador(es) de organização textual e tenha(m) como função fazer com que o texto seja compreendido como uma unidade de sentido.

Alternativas
Comentários
  • Articuladores são basicamente conjunções.

    Na alternativa E, "Um estudo recente" é Sujeito.

  • Coesão sequencial é a utilização de termo que harmonizam as orações e parágrafos em torno de um mesmo assunto (inícios de parágrafos que tu usa tanto, como “Por essa perspectiva”).

    Abraços

  • As conjunções, preposições e alguns pronomes têm por finalidade criar coerência e coesão entre palavras, frases e orações.  "Um estudo recente" não apresenta conjunção, nem preposição e muito menos algum pronome. 

    "Fé em Deus que a nomeação sai!"

  • Em minha interpretacao a letra A está errada em razao de que se tirasse "uma delas" manteria o sentido
  • No item A: "uma delas" se refere a "algumas das conclusões", fazendo portanto uma "referenciação" que é um modo de coesão. Item errado.

    No item B: o termo "outra conclusão" é uma forma de reiteração do paragrafo anterior, portanto, mais um modo de coesão textual. "item errado"

    No item C: o termo "qualquer que seja" trata-se de uma locução adverbial, elemento de coesão textual. "item errado".

    No item D: o termo "mas," está posto como preposição, portanto elemento de coesão textutal. "item errado".

    No item E: o termo "Um estudo recente", está posto como sujeito simples. Que indifere a coesão textual, "item correto"

    "Você me julga pelo que pareço, mas eu sou igualzinho a você."

  • ´´Estão aí os números que falam por si. Mas, de um jeito ou de outro, o debate precisa ser travado´´.

    Mas = Conjunção coordenativa adversativa que usada no seu sentido originário exprime a ideia de CONTRARIEDADE.

    Principais : Mas, porém, todavia, contudo, entretanto ...

  • Pergunta difícil de interpretar, pelo menos para mim.

  • NOSSA entendi errado a questão!! afffff

  • Difícil entender :/

  • meu Deus . nao entendi a pergunta

  • Gab - E

    Eu tb não tinha entendido, daí vi o comentário do "Escrivão Descolado", o qual repito abaixo:

    Articuladores são basicamente conjunções.

    Na alternativa E, "Um estudo recente" é Sujeito.

  • em outras palavras, qual alternativa não tem conjunção? seria isso?