SóProvas


ID
2712322
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I 


                             Um povo que acolhe e rejeita


      O clichê patriótico de que o Brasil é aberto e cordial não sobrevive a dez minutos de conversa com um desses imigrantes que aportaram no país nos últimos cinco anos. Quando a acolhida calorosa aos estrangeiros - que também existe, é claro - e a repulsa são postas em uma balança imaginária, o sentimento negativo é o que mais pesa no Brasil de hoje.

      Xenofobia é o medo, a antipatia ou a desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do país. A xenofobia à brasileira, no entanto, tem peculiaridades únicas. Ao contrário do que ocorre em outras nações, não há, por aqui, pichações nos muros pedindo a saída dos imigrantes. Tampouco existem partidos políticos que incluam isso em seus programas de governo. Ataques violentos contra estrangeiros são raros e, quando ocorrem, (...) quase nunca são premeditados. (...). Manifestações xenófobas são esporádicas, fugazes e desorganizadas. Estão em pequenos gestos cotidianos que só os estrangeiros percebem. Tudo isso decorre de uma vantagem da miscigenação brasileira: a pouca importância que a questão étnica tem na sociedade. (...).

      Talvez por isso a hospitalidade brasileira seja claramente seletiva. A rejeição a estrangeiros é maior em relação a pessoas de países pobres ou em desenvolvimento. Se esses imigrantes ou refugiados têm boa qualificação profissional e competem por vagas informais ou de salários baixos, a aversão é mais forte. (...) Por outro lado, quando os estrangeiros chegam de países desenvolvidos para ocupar vagas com bons salários, ganham a alcunha de "expatriados" e são recebidos com admiração. (...).

      A recepção de estrangeiros com dois pesos, duas medidas não é novidade na história brasileira. Ela apenas foi exacerbada pelas novas ondas migratórias, que começaram a ganhar volume em 2010, depois do terremoto que destruiu o Haiti. (...).

Com reportagem de Luisa Bustamante e Luiza Queiroz Publicado em VEJA de 21 de fevereiro de 2018, edição nº 2570

               Site: https://veja.abril.com.br/revista-veja/um-povo-queacolhe-e-rejeita/

O termo/palavra/expressão, entre parênteses, que substituiria a expressão marcada sem alteração do sentido para o texto, é:

Alternativas
Comentários
  • SINÔNIMOS DE ESPORÁDICO (A):

    Que acontece poucas vezes, sem regularidade:

     eventual, acidental, aleatório, casual, circunstancial, disperso, espaçado, espalhado, esparso, fortuito, imprevisto, incerto, inesperado, isolado, ocasional, pontual, raro.

    SINÔNIMOS DE FUGAZ: 

    Que passa rapidamente, durando pouco tempo:

     breve, momentâneo, caduco, curto, efêmero, findável, finito, fugidio, fugitivo, instantâneo, morredoiro, morredouro, passadiço, passageiro, perecedoiro, perecedouro, provisório, temporário, terminável, transeunte, transiente, transitivo, transitório, fátuo, leve, tênue.

    GAB: LETRA E.

  • Se vc errou essa questao nao fique desanimado. 

    Paritucularmente sempre achei questoes de sinonimia uma covardia. 

     

    Quantas palavras existem na língua portuguesa?

    No dicionário Aurélio Online estão catalogados  435.000 verbetes (“verbetes” são as palavras com seus significados no dicionário).

    Esse tipo de questao transforma em loteria a chance de pontos. 

     

    Mesmo adquirindo um habito de leitura voraz, só é possivel aumentar sua sorte em relação a esse tipo de questoes, e nunca vai estar de fato preparado para elas, a nao ser que se tenha uma memoria fotografica, que por sinal, nunca foi comprovado cientificamente. 

    Por isso é extremamente importante o estudo de assuntos mais especificos, para garantir o ponto que esse tipo de questao pode tirar de vc. 

     

     

  • clichê: lugar-comum, repetido, chavão, comum, previsível e repetido

    O que é esporádico: adj. Casual; que se desenvolve de maneira irregular

  • Questãozinha osso viu

  • Depois que errei a questão que percebi, que daria para resolver por eliminação.

    A) claramente seletiva, não tem haver como perfeitamente organizada no contexto não é sinônimo

    B) Peculiaridade, tá mais pra característica do que observações.

    C) Clichê patriótico, é algo repetitivo não um núcleo então no contexto não também é sinônimo

    D) Repulsa, é algo que não gosta novamente não tem haver com indignação

    E) Esporádica, fugazes, é algo casual, de vez em quando e embora não soubesse o que é fugazes e efêmeras marcaria essa alternativa, mais por questão de ter sentido entre as demais.