SóProvas


ID
2712328
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I 


                             Um povo que acolhe e rejeita


      O clichê patriótico de que o Brasil é aberto e cordial não sobrevive a dez minutos de conversa com um desses imigrantes que aportaram no país nos últimos cinco anos. Quando a acolhida calorosa aos estrangeiros - que também existe, é claro - e a repulsa são postas em uma balança imaginária, o sentimento negativo é o que mais pesa no Brasil de hoje.

      Xenofobia é o medo, a antipatia ou a desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do país. A xenofobia à brasileira, no entanto, tem peculiaridades únicas. Ao contrário do que ocorre em outras nações, não há, por aqui, pichações nos muros pedindo a saída dos imigrantes. Tampouco existem partidos políticos que incluam isso em seus programas de governo. Ataques violentos contra estrangeiros são raros e, quando ocorrem, (...) quase nunca são premeditados. (...). Manifestações xenófobas são esporádicas, fugazes e desorganizadas. Estão em pequenos gestos cotidianos que só os estrangeiros percebem. Tudo isso decorre de uma vantagem da miscigenação brasileira: a pouca importância que a questão étnica tem na sociedade. (...).

      Talvez por isso a hospitalidade brasileira seja claramente seletiva. A rejeição a estrangeiros é maior em relação a pessoas de países pobres ou em desenvolvimento. Se esses imigrantes ou refugiados têm boa qualificação profissional e competem por vagas informais ou de salários baixos, a aversão é mais forte. (...) Por outro lado, quando os estrangeiros chegam de países desenvolvidos para ocupar vagas com bons salários, ganham a alcunha de "expatriados" e são recebidos com admiração. (...).

      A recepção de estrangeiros com dois pesos, duas medidas não é novidade na história brasileira. Ela apenas foi exacerbada pelas novas ondas migratórias, que começaram a ganhar volume em 2010, depois do terremoto que destruiu o Haiti. (...).

Com reportagem de Luisa Bustamante e Luiza Queiroz Publicado em VEJA de 21 de fevereiro de 2018, edição nº 2570

               Site: https://veja.abril.com.br/revista-veja/um-povo-queacolhe-e-rejeita/

Xenofobia é o medo, a antipatia ou a desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do país. A xenofobia à brasileira, no entanto, tem peculiaridades únicas. Ao contrário do que ocorre em outras nações, não há, por aqui, pichações nos muros pedindo a saída dos imigrantes. Tampouco existem partidos políticos que incluam isso em seus programas de governo. Ataques violentos contra estrangeiros são raros e, quando ocorrem, (...) quase nunca são premeditados.


Sobre as estruturas linguísticas é CORRETO o que se afirma em relação ao destaque no trecho:

Alternativas
Comentários
  • Comentários

     

    a- não é um termo informal, na verdade tem o papel de ressaltar que existe uma forma particular do brasileiro em cometer a xenofobia.

    b- O verbo HÁ no sentido de existir não tem sujeito, mas verbo transitivo direto, logo é impessoal.

    c- O termo ISSO refere-se ao termo antecedente "saída dos imigrantes"

    d- GABARITO

    e- O termo ATAQUE pede a proposição CONTRA, e não DE.

     

  • GABARITO D

     

    É uma conjunção adversativa e, por isso, expressa oposição de ideias. 

  • Não consegui entender direito esse gabarito... Ao meu ver, utiliza-se "no entanto", nesse caso, como um "além da classificação citada"

    Como: Xenofobia é o medo, a antipatia ou a desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do país. A xenofobia à brasileira, além dessas características, tem peculiaridades únicas.

    Se alguém puder explicar meu erro inbox eu agradeço muito!

  • Vinicius Neves, no texto não tá dando ideia de adição (não é complemento), mas de oposição. 

    Ele explica o conceito e, logo em seguida, diz que há um diferença de como a sociedade brasileira aplica tal preconceito.

    Veja bem, durante o texto ele deixa claro que os brasileiros são xenófobos com os que estão numa situação frágil (sócio e etnicamente falando).

    Um claro exemplo (e bem real aqui):

    Quantas vezes você já viu um europeu ser hostilizado aqui? E quanto aos venezuelanos, haitianos?

    No Brasil é aplicada uma xenofobia seletiva (pobres e de cor).

    Diferente dos estadounidenses que têm xenofobia proporcional ao seu ego.

     

     

    Espero ter esclarecido. Bons estudos. :D

  •   a) A xenofobia à brasileira, no entanto, tem peculiaridades únicas. (Expressão inadequada para o contexto por tratar-se de linguagem de registro informal).

    Não há inadequação na expressão, visto que se refere à maneira como os brasileiros praticam a Xenofobia e não é um registro informal da linguagem.

      b) ...não há, por aqui, pichações nos muros pedindo a saída dos imigrantes., (Inadequação gramatical, uma vez que a palavra marcada deveria figurar em sua forma de plural).

    Verbo HAVER no sentido de existir permanece impessoal.

      c)Tampouco existem partidos políticos que incluam isso em seus programas de governo., (A palavra em destaque retoma, textualmente, a palavra pichações).

    O pronome ISSO retoma “saídas de imigrantes”.

      d)A xenofobia à brasileira, no entanto, tem peculiaridades únicas., (A expressão marca oposição entre ideias, no texto).

    Correto! No entanto é um conectivo de valor adversativo/opositivo.

      e)Ataques violentos contra estrangeiros são raros e, quando ocorrem, (...) quase nunca são premeditados. (Palavra inadequada observando-se a regência requerida por Ataques violentos, de forma que a sua correção seria mantida se, em vez de contra, fosse usada a palavra de).

    A relação aqui é entre o verbo “SÃO” e o sujeito composto “ATAQUES VIOLENTOS”, e está correto a regência.

     

    Bons estudos, amigos!

  • Conjunções Adversativas (Contraste, Adversidade, Oposição)

    Mas, Porém, Contudo, Toda via, Entretanto, No entanto, Não obstante, So que, Senão(mas sim), Agora, Antes, Ainda sim.

  • Xenofobia à brasileira: xenofobia a moda brasileira. Perfeito a crase

  • A xenofobia à brasileira, no entanto, tem peculiaridades únicas., (A expressão marca oposição entre ideias, no texto).

    Gabarito - D