-
A classe gramatical de "transitório" é adjetivo. Mas, ali, está como substantivo.
O artigo anterior a palavra "transitório" faz que ele seja classificado como substantivo nessa frase.
( Macete: TUDO que É será adjetivo, ex: Ele é belo.
TUDO que TEM será substantivo, ex : Ele tem beleza.)
-
Derivação
Derivação é o processo pelo qual se obtém uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra já existente, chamada primitiva. Observe o quadro abaixo:
PrimitivaDerivada
mar, marítimo, marinheiro, marujo
terra, enterrar, terreiro, aterrar
Observamos que "mar" e "terra" não se formam de nenhuma outra palavra, mas, ao contrário, possibilitam a formação de outras, por meio do acréscimo de um sufixo ou prefixo. Logo, mar e terra são palavras primitivas, e as demais, derivadas
https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf4.php
-
Na última alternativa, o adjetivo "transitório" sofreu derivação imprópria, pois está comportando-se como substantitvo. Notem o artigo "o" precedendo-o e alterando-lhe a classe gramatical. É muito recorrente verbos serem alvos do mesmo processo:
"Seu andar me irritava."
"O jantar dessa noite estava intragável."
Letra E
-
lugar é verbo e tbm foi substantivado, ou estou errado?
-
Desnecessário rir do erro dos outros, vcs devem ser super inteligentes né?!
-
Joana Araújo, seu comentário de fato está equivocado. "Lugar" não é verbo e nunca poderia ser. Ouso sugerir que seu entendimento de "lugar" ser verbo provém da terminação "-ar" do substantivo. Podemos vê-la em muitos verbos: andar, bagunçar, caçar, etc. Isso pode ter lhe causado alguma confusão. De qualquer maneira, para saber mais a respeito desse assunto é sugestivo o estudo da morfologia (classe gramatical). Grandes progressos a você.
-
Por que rir dos erros dos outros, está faltando humildade, quem nunca errou ou entendeu errado alguma coisa...
-
Tomara que a adm pública nunca conte com pessoas idiotas como alguns..
-
MISERICÓRDIA eu errei
Eu Lugar
Tu Lugar
Ele Lugar
Nós Lugarmos
Vós Lugardes
Eles Lugares
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA
A derivação imprópria, também chamada de conversão, é um tipo de derivação que acontece pela mudança de classe gramatical da palavra.
Ou seja, a formação de uma nova palavra é obtida pela mudança da função gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, etc.) na frase.
Exemplo:
Joana tem um andar muito determinado. (substantivo)
Essa tarde podemos andar no parque. (verbo)
https://www.todamateria.com.br/derivacao-impropria/
-
Cai nessa tb. fui seco na B
-
Alternativa E) Adjetivo desempenhando função de Substantivo.
-
A derivação imprópria ocorre quando há mudança da classe gramatical de uma palavra em razão do seu contexto.
Por sua vez, o artigo é um determinante universal, que transforma qualquer palavra em substantivo.
Nesse caso, o "o" transformou "transitório", que normalmente é um adjetivo, em um substantivo, por isso a derivação imprópria.
-
Não é a B porque "lugar" é um susbstantivo, e não há qualquer alteração na sua classe gramatical. Não há derivação imprópria.
-
derivação imprópria - mudança de classe de palavra (e.g.: adjetivo -> adverbio; adverbio -> substantivo etc).
transitorio é adjetivo, usado como substantivo no caso
-
Derivação imprópria
Ocorre quando uma palavra muda de classe gramatical sem sofrer modificações na forma.
-
a) Derivação parassintética.
b)radical Substantivo Lugar.
c)Plural de Medo
d)Transforma, original do verbo transformar, no entanto, não houve mudança de classe, continua sendo verbo porem perdeu um grafema "r" não é imprópria , é só mudança do tempo verbal.
e) certa, transitório vem de transitar, transitório é adjetivo, e foi usado como substantivo, sendo uma derivação imprópria por mudar a classificação morfológica usual, substantivado na oração com a adição de artigo.
-
Letra E!
transitório (adjetivo) =► o transitório (substantivo)
Na derivação imprópria há mudança de classe gramatical sem alteração na forma da palavra.
"Certa vez Chuck Norris fez um teste num detector de mentiras. A máquina confessou tudo"
-
Derivação: Processo de formar palavras no qual a nova palavra é derivada de outra, chamada de primitiva. Os processos de derivação são:
_ Derivação Prefixal: A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente.
_Derivação Sufixal: A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Ex.: realmente, folhagem.
_Derivação Prefixal e Sufixal: A derivação prefixal e sufixal existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado.
Ex.: deslealmente (des- prefixo e -mente sufixo). Você pode observar que os dois afixos são independentes: existem as palavras, desleal e lealmente.
_Derivação Parassintética: A derivação parassintética ocorre quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma dependente, ou seja, os dois afixos não podem se separar, devendo ser usados ao mesmo tempo, pois sem um deles a palavra não se reveste de nenhum significado.
Ex.: anoitecer (a- prefixo e -ecer - sufixo), neste caso, não existem as palavras anoite e noitecer, pois os afixos não podem se separar.
_Derivação Regressiva: A derivação regressiva existe quando morfemas da palavra primitiva desaparecem.
Ex.: mengo (flamengo), dança (dançar), portuga (português).
_Derivação Imprópria: A derivação imprópria, mudança de classe ou conversão ocorre quando a palavra, pertencente a uma classe, é usada como fazendo parte de outra.
Exemplos: coelho - substantivo comum, usado como substantivo próprio - Daniel Coelho da Silva.
verde, geralmente usado como adjetivo - Comprei uma camisa verde -, é usado como substantivo: O verde do parque comoveu a todos.
NO CASO DA QUESTÃO, A DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA OCORRE NO ITEM E --> Transitório é geralmente usado como Adjetivo, mas no exemplo da questão está sendo usado como substantivo.
FONTE: https://portugues.uol.com.br/gramatica/processos-formacao-palavras-.html
-
FAVOOOR colocarem as linhas para localizarmos mais rápido!!
-
é só você tentar encaixar a palavra em um outro contexto dando a ela outra grasse gramatical que não a da alternativa.
-
Além de não indicar as linhas dos fragmentos a banca ainda coloca fora de ordem no texto!
-
Respondendo ao Frederico.
Frê, concordo que enumerar as linhas facilitaria de mais o nosso trabalho em buscar o trecho solicitado, mas a banca AOCP não vai vir aqui no QC ler nosso comentário. Sugiro que vc mande um e-mail para (candidato@institutoaocp.org.br) solicitando a inclusão da numeração nas linhas dos textos de português. Eu já mandei a minha solicitação, se muitos candidatos solicitarem, talvez ela atenda aos pedidos. Não custa nada tentar não é mesmo?
Pra aqueles que estão rindo ao invés de ajudar: Lembre-se que aqui estamos praticamente sozinhos, pois há muito tempo não vemos mais comentários dos professores no QC, por isso, precisamos nós ajudar. Aqui é uma plataforma de ensino, e aprendizado, então se você não tem nada de útil para agregar, melhor ficar com seus comentários boçais para você. Reflita: Sábio é aquele que conhece os limites... Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. (Sócrates)
-
Danielle,li sua msg aq e achei muito legal seu comentário e ,em destaque a da parte a qual vc faz uma observação sobre os "comentários" dos professores do QC os quais não estamos tendo esse suporte p parte deles.Total falta de respeito conosco estudantes,pq nós pagamos p isso e não estão nos respeitando.Talvez é pq eles já estão muitos "ricos e não precisam mais dos alunos".Já tenho esse curso há uns dois anos e,fiz p estudar questões d carreiras policiais,respondi um certo limite de questões e,advinha!!!NÃO TENHO MAIS QUESTÕES DE CARREIRAS POLICIAIS!!!KKKKK,e não adianta mandar email q eles não atualizam.LAMENTÁVEL oq o QC está fazendo cm a gente.
-
O Artigo definido masculino "O" Transforma "TRANSITÓRIO"(Adj) EM (Subs)
-
Questões tão complexas que não tem um vídeo e nem comentário de um professor ...... acho que vou cancelar esse troço.
-
Nesse tipo de questão recomendo duas coisas: procurar pelo artigo e pensar na palavra "primitiva". Transitório vem da palavra transitar.
-
Derivação imprópria
Quando uma palavra, sem sofrer nenhum acréscimo (tanto de prefixo quanto de sufixo), muda de classe gramatical, a partir do contexto em que se encontra inserida.
O jantar será servido às 20h, pontualmente. (substantivo)
Os convidados estão ansiosos para jantar. (verbo)
-
Marquei a E me cagando de medo hehehe
-
Na letra E, a palavra “transitório”, originalmente um adjetivo, foi empregada como substantivo, determinado por artigo “o” e modificado por locução adjetiva “do eterno”.
Resposta: E
-
Q concurso está uma porcaria! É muito difícil a gente achar um comentário de um professor nas questões. vocês tinham que melhorar isso!
-
GAB E
Transitar ( verbo)
o transitório (substantivo)