SóProvas


ID
2713552
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A gramática tradicional considera solecismo os vícios de linguagem que consistem em erros de sintaxe. Constituem solecismos: os erros de concordância, de regência, de colocação, de desconexão dos membros da frase, tornando-a ambígua, confusa, ininteligível.

(João Bosco Medeiros, Português Instrumental)


Com base nas informações apresentadas, conclui-se que os solecismos foram evitados no seguinte enunciado:

Alternativas
Comentários
  • a) Tão logo os coordenadores esclareceram as informações básicas solicitadas, o diretor da empresa procedeu à leitura da ata da reunião anterior, para finalizar a reunião.

     

     b) Os técnicos do departamento concordaram que a revisão dos relatórios fosse feita sob minha orientação e, por isso, tão logo os concluíram, mandaram todos para eu ler.

     

     c) A diretora mostrava-se bastante insegura para discutir os problemas do instituto com os grupos colegiados, entretanto, quando aconteciam esses eventos, ela não iam sem mim.

     

     d) No decorrer da reunião, percebeu-se que o diretor concordava em eleger um novo representante para o departamento, onde ele poderia se modernizar ainda mais.

     

     e) Durante a reunião, havia poucas pessoas interessadas em debater o assunto, e via-se que a maioria preferia mais terminar logo o evento do que ficar ali sem achar soluções.

     

    Gab. A

  • a) Tão logo os coordenadores esclareceram as informações básicas solicitadas, o diretor da empresa procedeu à leitura da ata da reunião anterior, para finalizar a reunião. [GABARITO]

    b) Os técnicos do departamento concordaram que a revisão dos relatórios fosse feito sob minha orientação e, por isso, tão logo os concluíram, mandaram todos para mim ler.
    feita/ eu

    c) A diretora mostrava-se bastante insegura para discutir os problemas do instituto com os grupos colegiados, entretanto, quando acontecia esses eventos, ela não ia sem eu.
    aconteciam/ mim

    d) No decorrer à reunião, percebeu-se que o diretor concordava de eleger um novo representante para o departamento, aonde ele poderia se modernizar ainda mais.
    da/ em/ onde

    e) Durante a reunião, haviam poucas pessoas interessadas em debater o assunto, e via-se que a maioria preferia mais terminar logo o evento do que ficar ali sem achar soluções.
    havia

     

  • PARA MIM: Utilizado quando exercer funcao de objeto

    PARA EU: Utilizado quando o EU assumir funcao de Sujeito.

    Ex: Ela comprou o computador para eu estudar
    o sujeito do verbo estudar, eh EU >> EU VOU ESTUDAR,

    EX: Ela comprou o computador para mim
    O mim nesse caso apenas recebe a acao, ou seja nao exerce nada.


    LEMBRA QUE O MIM, APENAS SOFRE UMA ACAO.... ELE NAO FAZ NADA.



    Abs

  • Para mim: usado geralmente em final de frases.

    Para eu: usado antes do Verbo. 

    Larissa Matias a sua letra C está equivocada, uma vez que o sujeito do verbo "ia" é "ela" singular, portanto o verbo não se flexiona. 

  • Complementando a alternativa e:

    e) Durante a reunião, (haviam) havia poucas pessoas interessadas em debater o assunto, (verbo haver no sentido de existir = impessoal)

    e via-se que a maioria preferia (mais) terminar logo o evento (do que) a ficar ali sem achar soluções.

    O verbo “preferir” exige a preposição A, Exemplo: prefiro vinho a champanhe.

    Assim, não podemos usar na língua culta expressões como “prefiro mais isso do que a aquilo” o uso do mais torna a fala repetitiva

  • Os técnicos do departamento concordaram que a revisão dos relatórios fosse feito sob minha orientação e, por isso, tão logo os concluíram, mandaram todos para mim ler.

    Concorda Com

  • Mais uma questão muito mal formulada, a letra A justamente possui solecismo ao citar a leitura da ata da reuniao anterior para concluir a reuniao, ou seja, sentdo ambiguo.

    E o verbo Haver na letra E, nao esta no sentido de "ter" (tinham poucas pessoas), pois se o verbo haver estiver empregado com sentido de ter, se flexionará. 

     

  • SOLECISMO


    É o desvio sintático relativo à colocação ou emprego dos pronomes, à regência e à concordância. Vejamos, respectivamente, três exemplos:


    Forma inculta: Nunca chamar-te-ia de meu irmão, porque você ama ele mais do que a mim, por isso, para mim achar que você é merecedor de meu amor, precisará provar.
    Forma culta: Nunca te chamaria de meu irmão, porque você o ama mais do que a mim, por isso, para eu achar que você é merecedor de meu amor, precisará provar.


    Forma inculta: Não lhe conheceram, pois eram muito novos.
    Forma culta: Não o conheceram, pois eram muito novos.


    Forma inculta: Precisariam haver mais pessoas no mundo que se dispusessem a ajudar outras.
    Forma culta: Precisaria haver mais pessoas no mundo que se dispusessem a ajudar outras.

  • Amigos(as),

    na letra "a", há crase?

    Tão logo os coordenadores esclareceram as informações básicas solicitadas, o diretor da empresa procedeu à leitura da ata da reunião anterior, para finalizar a reunião.

     

  • Proceder



    a - no sentido de ter fundamento: usa-se sem preposição.
    Ex.: Suas queixas não procedem.

     


    b - no sentido de originar-se, vir de algum lugar: exige a preposição “de”.
    Ex.: Muitos males da humanidade procedem da falta de respeito ao próximo.

     


    c - no sentido de dar início, executar: usa-se a preposição “a”.
    Ex.: Os detetives procederam a uma investigação criteriosa.

     

     

    FONTE : GOOGLE ¬¬

  • Questão passível de anulação : a alternativa "a" possui termos repetitivos (reunião).
  • proceder é um verbo intransitivo, de onde vem a exigência da preposição que justifica o acento grave? e dele próprio?

  • @marcelo resende

    Proceder

    Sentido de levar a efeitoexecutar: verbo transitivo indireto, com preposição "a".

    Exemplo: O juiz procedeu à leitura da sentença.

    Sentido de ter origemderivar: verbo transitivo indireto, com a preposição "de".

    Exemplo: A existência dessa lei procede dos grupos interessados no mercado econômico.

    Sentido de ter procedênciater fundamento: verbo intransitivo (sem complemento).

    Exemplo: Toda a argumentação contrária à medida adotada realmente não procede

  • Fui na exclusão e o resultado foi:

    a) Repetição de palavras: reunião/reunião (errado)

    b) Mim não conjuga verbo. EU ler. (errado)

    c) Sem eu, não. Se mim. (errado)

    d) Aonde. (errado)

    e) Mais?.. (errado).

    E no fim, desisti!!!! rsrs

  • Vamos lá a questão pede pra achar a menos ERRADA (em termos de concordância, coesão, regência e tudo mais...), quando fiz primeiramente não encontrei, mas agora sim...

    a) mais ou menos, apesar do reunião estar citada duas vezes...

    b) Os técnicos do departamento concordaram que a revisão dos relatórios fosse feito (FEITA) sob minha orientação e, por isso, tão logo os concluíram, mandaram todos para mim ler.

    c) A diretora mostrava-se bastante insegura para discutir os problemas do instituto com os grupos colegiados.

    Aqui não da para saber se os problemas são do instituto com os grupos colegiados, ou SE ELA SE SENTE INSEGURA PARA DISCUTIR COM OS GRUPOS COLEGIADOS OS PROBLEMAS DO INSTITUTO. tente ler novamente com calma, que vai "bugar" a cabeça no automático.

    d) Aqui não da para saber que vai se modernizar mais, OU O DIRETOR OU O MEMBRO ELEGIDO.

    e) Durante a reunião, haviam (HAVIA) poucas pessoas..

    Por eliminação vai na A que é a menos errada.

  • Maurício sempre dando um norte.

    Obrigada pela explicação :)

  • Bom, reforçando o que a galera já colocou... é muito comum ouvirmos e até lermos frases como..."Durante a reunião, haviam poucas pessoas interessadas em debater o assunto, e via-se que a maioria preferia mais terminar logo o evento do que ficar ali sem achar soluções", outro exemplo... “Prefiro isso do que aquilo”. ... A regra diz que o verbo “preferir” exige a preposição “a” no contexto das frases acima. Prefere-se uma coisa à outra e, não, uma coisa do que outra.

  • o nível esta muito alto nas questões de português, estão querendo puxar tanto que estão até esquecendo de colocar a questão certa nas alternativas...

  • Fui no mesmo raciocínio da Samantha Vieira, entretanto, levando-se em consideração que a menos ridícula era a alternativa "a", eu, pois, a marquei... Dou o nome de "chute técnico"... Rsr.

  • Sem dúvida gabarito A. Pois na questão apresentada, os erros são menos notáveis.

  • Assertiva A

    Tão logo os coordenadores esclareceram as informações básicas solicitadas, o diretor da empresa procedeu à leitura da ata da reunião anterior, para finalizar a reunião.

  • Verbo ''haver'' com sentido de ''existir'' é impessoal.

    Havia poucas pessoas.

    Existiam poucas pessoas.

  • Nível FGV de questão menos errada. Pqp, vunesp!!!

  • A Tão logo os coordenadores esclareceram as informações básicas solicitadas, o diretor da empresa procedeu à leitura da ata da reunião anterior, para finalizar a reunião.(correta)

    B Os técnicos do departamento concordaram que a revisão dos relatórios fosse feito sob minha orientação e, por isso, tão logo os concluíram, mandaram todos para mim ler. (errado, revisão fosse feita e errado para mim ler)

    C A diretora mostrava-se bastante insegura para discutir os problemas do instituto com os grupos colegiados, entretanto, quando acontecia esses eventos, ela não ia sem eu. (errado, correto é sem mim pois o pronome pessoal EU não pode ser nada além de sujeito)

    D No decorrer à reunião, percebeu-se que o diretor concordava de eleger um novo representante para o departamento, aonde ele poderia se modernizar ainda mais. (regência do concordar é ''com'' e aonde deveria ser onde''

    E Durante a reunião, haviam poucas pessoas interessadas em debater o assunto, e via-se que a maioria preferia mais terminar logo o evento do que ficar ali sem achar soluções. (haver em sentido de existir não varia plural)

  • Nossa! não prestei a atenção e achei que estava pedindo outra coisa... affff

  • concordância, só isso!

  • Basicamente o que a questão quer é a alternativa que está de acordo com a norma culta.

    Gab: letra B

  • GAB: A

    É a única que condiz com as regras de pontuação e concordância nominal e verbal.

    Letra B: "mim" não conjuga verbo.

    Letra C: Não é para "eu" é para "mim"

    Letra D: Crase incorreta.

    Letra E: Vírgula incorreta.